Práticas inclusivas no ensino experimental de ciências e a transversalidade com a educação especial
Resumen
A Educação Inclusiva é um projeto coletivo que perpassa a proposta pedagógica da escola e ocorre por meio de um trabalho conjunto e transversal que envolve todos os profissionais da educação. Nessa perspectiva, este artigo objetiva refletir sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência visual no ensino experimental de Ciências da Natureza, destacando a necessidade de um trabalho conjunto entre a área de Educação Especial e a de Ciências da Natureza, com ênfase na Biologia. O estudo, de natureza qualitativa, foi caracterizado a partir de revisão bibliográfica realizada na Revista de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), considerando o período compreendido entre os anos 2000 a 2020. Ao todo foram localizados 10 (dez) trabalhos relacionados ao ensino de Ciências e a educação de pessoas com deficiência visual (DV) e, destes, quatro produções vinculadas à área de Biologia. A fim de sistematizar as informações presentes nesses artigos definimos uma categoria de análise: relação entre a área de Educação Especial e o ensino experimental de Ciências da Natureza para estudantes com DV. Os resultados apontaram que a temática relativa às práticas inclusivas no componente curricular de Biologia são apenas tangenciadas pelas citadas produções, o que nos permite inferir que é necessário aprofundar a relação entre a área específica (Biologia) e a Educação Especial, a fim de que os conhecimentos próprios de cada campo do saber possibilitem um trabalho conjunto e que promovam a inclusão escolar de estudantes com deficiência visual na Educação Básica.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 A. P. Boff, A. M. Regiani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.