A integração da educação antirracista com o ensino de evolução biológica
Abstract
O artigo apresenta resultados de um projeto de intervenção pedagógica realizado com uma turma de 1° ano do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na cidade de São Carlos/SP, em contexto de estágio docente. O tema do projeto buscou articular o tratamento das questões étnicas e raciais a partir de duas matrizes: a Cultura dos diversos grupos humanos marginalizados, principalmente os afrodescendentes, afro-brasileiros e indígenas; e a Biologia, a partir da perspectiva da evolução biológica e da genética. Essas duas matrizes foram fragmentadas em seis grandes eixos: I -Descendência Comum e Espécies; II – Herança Genética; III – Cultura Africana e Afro-brasileira; IV – Cultura Indígena; V – Diversidade Humana; e VI – Identidades e Alteridades. Cada um desses eixos foi trabalhado em um período de duas a três horas cada, com diferentes recursos didáticos e estratégias metodológicas, entre elas a apresentação de vídeos, slides, contação de história e roda de conversa. O objetivo principal do projeto foi o de discutir aspectos referentes ao conceito de raça e as diferenças culturais e fenotípicas manifestadas por diferentes grupos humanos, de forma a estabelecer uma distinção entre a compreensão racial nos âmbitos biológicos e sociológicos voltados para a construção de uma noção de igualdade na diferença. Os resultados indicam que os estudantes têm noção de suas diferenças e da particularidade de cada uma delas, além de estarem bastante dispostos a seguirem princípios de respeito às diferenças. Outrossim, em termos conceituais pudemos constatar que a transposição didática de áreas de conhecimentos complexas, geralmente incorporadas nos últimos anos da educação básica, tais como a Biologia Evolutiva, Genética e Paleoantropologia, se trabalhadas sob um viés transdisciplinar e transversal, podem contribuir para a compreensão de importantes questões raciais já nos primeiros anos do ensino fundamental.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 W. R. Santos
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.