Ciências na educação infantil e anos iniciais: experimentando a vida com quem leva a vida ensinando

Autores

  • Simone Rocha Salomão Universidade Federal Fluminense
  • Marise Basso Amaral Universidade Federal Fluminense
  • Karla Diamantina de Araújo Universidade de São Paulo

Resumo

Em diversas situações podemos sentir que produzimos compreensões e conhecimento sobre determinada experiência vivida no momento em que contamos sobre ela. Nesse movimento, os sentidos ainda não percebidos vão sendo tecidos pelos fios da memória e pelas tramas da narrativa. Walter Benjamin (1994), um dos pensadores que nos instigam a confiar e investir nas narrativas como espaços de possibilidades para a reflexão e a atribuição de sentidos, afirma que “um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que um acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma chave para tudo o que veio antes ou depois”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Rocha Salomão, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFJF, mestrado em Educação pela Unicamp e doutorado em Educação pela UFF. Lecionou Ciências e Biologia na Educação Básica, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Pesquisa e Prática de Ensino de Ciências Biológicas da FE/ UFF. Desenvolve pesquisas nos temas: ensino e aprendizagem de Ciências/ Biologia, Linguagem e formação de professores. Coordena projeto de extensão voltado às Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Marise Basso Amaral, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFRGS, mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Ensino de Ciências e Biologia e Estudos Culturais.

Karla Diamantina de Araújo, Universidade de São Paulo

Possui graduação no nível de Licenciatura pelo curso de Ciências Biológicas (2011) e Bacharelado em Biologia Marinha (2013) pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ecologia e Evolução (2014) pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro. Doutora em Ciências (área: Zoologia) pela Universidade de São Paulo. Realizou atividades de extensão em projetos coordenados pela professora Simone Rocha Salomão, dentre eles o curso Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais: experiências de brincar e aprender, entre 2012 e 2016.

Referências

AMARAL, Marise Basso. (Tele)natureza e a construção do

natural: um olhar sobre imagens de natureza na publicidade. In: OLIVEIRA, Dayse Lara (Org.) Ciências nas salas de

aula: cadernos educação básica (2). 2. ed, n. 8, p. 83-96, 1999.

ARRUDA, Sérgio de Mello; LABURU, Carlos Eduardo.

Considerações sobre a função do experimento no ensino

de ciências. In: NARDI, Roberto (Org.) Questões atuais no

ensino de Ciências. 2. ed. São Paulo: Escrituras Editora, p.

-60, 2009.

BARRETO NETTO, Maria Inês. Pensando com ciência na

pré-escola: a práxis pela criação de significados. Teias, Rio

de Janeiro, ano 6, n. 11-12, jan./dez. 2005.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras

escolhidas. V.1. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais 1º e

º ciclo do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação

Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Referenciais Curriculares Nacionais para a

Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental.

V. I, II e III. Brasília: MEC/SEF, 2001.

CANDIDO, W. F. F. Experimentação no ensino de ciências:

um olhar construtivista na formação dos professores das

séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Monografia

(Graduação em Ciências Biológicas) Instituto de Biologia,

Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

CHASSOT, Atico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação,

n. 22, jan./abr. 2003.

COLINVAUX, Dominique. Ciências e crianças: delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças

pequenas. Contrapontos, v 4, n. 1, p. 105-123, 2004.

Conceição, Nayara Elisa; SILVA, Ana Paula; SCARTON,

Joana Georgia; TÔSTO, Karina Lima; SALOMÃO, Simone

Rocha. Ciências e teatro: trabalhando com histórias e máscaras no ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino

Fundamental. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO

DE BIOLOGIA, 6, Rio de Janeiro, 2012. Anais... CEFET/

RJ: Rio de Janeiro, 2012.

DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves. Quando professoras de educação infantil “brincam com as ideias” para

aprender a ensinar ciências. In: BARZANO, Marco Antônio

Leandro; FERNANDES, José Artur Barroso; FONSECA,

Lana Cláudia de Souza; SCHUVARTZ, Marilda (Org.).

Ensino de biologia: experiências e contextos formativos.

Goiânia: Índice Editora, 2014. p. 103-116.

DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves. O que e como tem

ocorrido o ensino de Ciências na educação infantil e anos

iniciais do ensino fundamental? Revista da SBEnBio, n. 9,

FUMAGALLI, L. O ensino de Ciências Naturais no nível

fundamental da educação formal: argumentos a favor. In:

WEISSMANN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais:

contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

KINDEL, Eunice Aita Isaia. A natureza no desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras

coisas mais... In: WORTMANN, Maria Lúcia Castagna et

al. (Orgs.). Ensaios em estudos culturais, educação e ciência:

a produção cultural do corpo, da natureza, da ciência e

da tecnologia instâncias e práticas contemporâneas. Porto

Alegre: UFRGS Editora, 2007. p. 223-235.

LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro; MAUÉS, Ely. Uma

releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças.

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, 2006.

LOPES, Elínea Medeiros; SALOMÃO, Simone Rocha. O

trabalho com a literatura no ensino de ciências nas séries

iniciais: aprendendo com o diário de uma minhoca. Sede

de Ler, PROALE, Niterói, p. 12-17, 2010.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio.

Alfabetização científica no contexto das séries iniciais.

Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1. 2001.

MARANDINO, Marta; SELLES, Sandra Escovedo;

FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de biologia: histórias e

práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, SP:

Cortez, 2009.

MATTOS, Priscilla Doria; SALOMÃO, Simone Rocha;

FERREIRA, Cláudia Doria da Silva. Aprender que girinos

viram rãs pode ser bem divertido: pensando o trabalho

com Ciências na educação infantil. Revista da SBEnBio, n.

, 2016.

MIRANDA, Luana da Silva. Modelos didáticos para trabalhar Ciências com as crianças: o que nos dizem as professoras? Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)

- Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense,

Niterói, 2017.

MUNFORD, Danusa et al. A disciplina escolar Ciências

nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir de uma experiência de colaboração entre educadores e

pesquisadores. Revista da SBEnBio, n. 4, 2011.

PEREIRA, L.P.; SALOMÃO, S.R. Quando o dilema vira

poema: reflexões sobre linguagem, literatura e ensino de

Ciências na educação infantil. In: Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências, 8, Atas... Campinas,

SP, 2011.

______; ______; LOURO, Daniel Trinta Figueira.

Trabalhando com a literatura no ensinode ciências

na educação infantil: a bolsa amarela do cientista. In:

SELLES, Sandra Escovedo; CASSAB, Mariana (Orgs.).

Currículo, docência e cultura. Niterói: Editora da UFF,

p. 285-300.

RODEN, J.; WARD, H. O que é ciência? In: WARD, H.;

RODEN; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de Ciências.

ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SALOMÃO, S. R. Lições da botânica: o texto literário

no ensino de ciências. Ciência em Tela, Rio de Janeiro,

NUTES/UFRJ, v. 1, n. 1, 2008.

______; MACHADO, Lígia. Quais os significados de se

ensinar Ciências na educação infantil e nos anos iniciais

do ensino fundamental? Boletim Eletrônico da SBEnBio –

Regional 2, 2012.

______. Significados para o trabalho com biologia na

educação infantil e nas séries iniciais: uma reflexão pelo

fio da linguagem. In: BARZANO, Marco Antônio Leandro

et al (Orgs.). Ensino de Biologia: experiências e contextos

formativos. Goiânia: Índice Editora, 2014. p. 133-144.

______; AMARAL, Marise Basso; SOARES, Karla

Diamantina Araújo. Ciências na educação infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender. Revista da

SBEnBio, n. 7, p. 6923-6931, 2014.

SILVA, Ana Paula; SALOMÃO, Simone Rocha. Ensinando

sobre insetos nas séries iniciais: máscaras e maquetes

como recursos didáticos. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 481-

, out. 2014.

SOARES, Júlia Benevenute,; SALOMÃO, Simone Rocha.

Sobre linguagem e o ensino de ciências nos anos iniciais:

o trabalho com gêneros textuais. In: VILELA, Mariana

Lima; AYRES, Ana Cléa Moreira; MATOS, Maria (Orgs.).

Tecendo laços docentes entre Ciência e culturas. Curitiba:

Editora Prismas, 2016.

ZANON, Dulcimeire Ap Volante; FREITAS, Denise. A

aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências &

Cognição, v. 10, 2007.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

SALOMÃO, S. R.; AMARAL, M. B.; ARAÚJO, K. D. DE. Ciências na educação infantil e anos iniciais: experimentando a vida com quem leva a vida ensinando. Sede de Ler, v. 5, n. 1, p. 23-29, 21 out. 2020.