A importância da monitoria de pensamento econômico I no retorno das aulas presenciais
a tecnologia como um instrumento de facilitação no aprendizado
Resumo
A pandemia de Covid-19, em 2020, impossibilitou que o ensino fosse presencial, e, dessa forma, as aulas e as monitorias começaram a ser feitas de forma remota, tendo uma carga horária síncrona e assíncrona. Com as vacinações em massa contra o coronavírus foi possível retornar de maneira segura em 2022, para o ensino de forma presencial, e contando com a mediação da tecnologia, isto é, tanto as aulas quanto as monitorias foram realizadas de forma híbrida, sendo intercaladas em atividades presenciais e remotas. Nesse contexto, foi realizada a monitoria de Pensamento Econômico I. O principal objetivo foi compreender as teorias de Adam Smith, David Ricardo e Thomas Malthus, dando ênfase em seu contexto histórico, a fim de entender a formação do pensamento econômico. A monitoria trabalha as Revoluções Industrial e Francesa, assim como o processo de consolidação do capitalismo, por meio de documentários e vídeos, e, posteriormente, com discussões e reflexão acerca dessas ideias e construção do pensamento crítico. Também foram desenvolvidas os controles de leitura e estudos dirigidos, para sanar dúvidas sobre o conteúdo da disciplina Pensamento Econômico I. Os encontros foram realizados semanalmente, com aproximadamente cinquenta minutos de duração, e majoritariamente de forma remota, por meio do Google Meet, tendo sido realizados encontros presenciais para reforço ou em momento de revisão para as provas. A monitoria híbrida foi feita com o intuito de que uma quantidade maior de estudantes conseguissem participar, dado que o formato da disciplina de Pensamento Econômico I também foi híbrida. Além disso, foi criado um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre a turma e a monitora, em que era possível o envio de materiais, links de documentários sobre as revoluções, avisos e dúvidas. A fim de contribuir com o desenvolvimento da capacitação de docência, a monitora ministrou uma aula sobre Malthus, remotamente, com o auxílio de plano de aula e supervisão da professora da disciplina. Ao final do período, foi feito um Júri Simulado de forma presencial. A turma foi dividida em dois grupos, em que o primeiro defendeu as ideias de Ricardo e o segundo grupo, as ideias de Malthus, acerca da revogação ou manutenção da Lei dos Cereais. Os alunos se caracterizaram e trouxeram cartazes para a defesa dos autores, expondo o aprendizado sobre os autores. A monitora participou da atividade como juíza, repassando e colaborando com a decisão do júri. Os discentes mostraram-se alinhados com o propósito da monitoria, uma vez que participaram e expuseram suas colocações sobre o conteúdo, além disso, aqueles, em sua maioria, que frequentaram os encontros, tanto online quanto presencial, atingiram êxito na matéria. Assim, a monitoria de maneira híbrida foi essencial para a inserção dos novos alunos depois de dois anos de pandemia, bem como para aproximar e fortalecer as relações entre monitor, aluno e professor, contribuindo para o desenvolvimento da formação desses indivíduos no âmbito universitário. A conexão por meios tecnológicos cria um vínculo entre os indivíduos, além de criar um local confortável para o aprendizado para todos os envolvidos nesse espaço. Para Kenski (2003, p. 124) "O fato é que a Internet, vulgarmente conhecida como “rede das redes”, mais do que uma conexão entre computadores, é um espaço de interação entre pessoas conectadas. Pessoas reunidas virtualmente com os mais diferentes propósitos, inclusive o de aprender juntas." Outrossim, o monitor por ser um aluno da universidade possui mais contato com aqueles que cursam a disciplina, diferentemente do professor. Isso faz com que haja acréscimo de conhecimento para ambos, além de ser um elo para as relações dos alunos com o professor. Dessa forma, Nunes (2007), aponta que a monitoria contribui para uma aprendizagem cooperativa. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo expor a importância da monitoria de Pensamento Econômico I com a volta do ensino presencial mediado por tecnologia, além de discorrer sobre dinâmica do monitor juntamente com os discentes da disciplina.
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Referências
KENSKI, V. Tecnologias e ensino presencial a distância. [Sine loco]: Papirus Editora, 2003.
NUNES, J. B. C. Monitoria Acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidade e trajetórias. Natal: Edufrn, 2007.
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