A importância da monitoria de pensamento econômico I no retorno das aulas presenciais

a tecnologia como um instrumento de facilitação no aprendizado

Autores

  • Letícia Silva Souza Universidade Federal Fluminense
  • Vanuza da Silva Pereira Ney Universidade Federal Fluminense

Resumo

A pandemia de Covid-19, em 2020, impossibilitou que o ensino fosse presencial, e, dessa forma, as aulas e as monitorias começaram a ser feitas de forma remota, tendo uma carga horária síncrona e assíncrona. Com as vacinações em massa contra o coronavírus foi possível retornar de maneira segura em 2022, para o ensino de forma presencial, e contando com a mediação da tecnologia, isto é, tanto as aulas quanto as monitorias foram realizadas de forma híbrida, sendo intercaladas em atividades presenciais e remotas. Nesse contexto, foi realizada a monitoria de Pensamento Econômico I. O principal objetivo foi compreender as teorias de Adam Smith, David Ricardo e Thomas Malthus, dando ênfase em seu contexto histórico, a fim de entender a formação do pensamento econômico. A monitoria trabalha as Revoluções Industrial e Francesa, assim como o processo de consolidação do capitalismo, por meio de documentários e vídeos, e, posteriormente, com discussões e reflexão acerca dessas ideias e construção do pensamento crítico. Também foram desenvolvidas os controles de leitura e estudos dirigidos, para sanar dúvidas sobre o conteúdo da disciplina Pensamento Econômico I. Os encontros foram realizados semanalmente, com aproximadamente cinquenta minutos de duração, e majoritariamente de forma remota, por meio do Google Meet, tendo sido realizados encontros presenciais para reforço ou em momento de revisão para as provas. A monitoria híbrida foi feita com o intuito de que uma quantidade maior de estudantes conseguissem participar, dado que o formato da disciplina de Pensamento Econômico I também foi híbrida. Além disso, foi criado um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre a turma e a monitora, em que era possível o envio de materiais, links de documentários sobre as revoluções, avisos e dúvidas. A fim de contribuir com o desenvolvimento da capacitação de docência, a monitora ministrou uma aula sobre Malthus, remotamente, com o auxílio de plano de aula e supervisão da professora da disciplina. Ao final do período, foi feito um Júri Simulado de forma presencial. A turma foi dividida em dois grupos, em que o primeiro defendeu as ideias de Ricardo e o segundo grupo, as ideias de Malthus, acerca da revogação ou manutenção da Lei dos Cereais. Os alunos se caracterizaram e trouxeram cartazes para a defesa dos autores, expondo o aprendizado sobre os autores. A monitora participou da atividade como juíza, repassando e colaborando com a decisão do júri. Os discentes mostraram-se alinhados com o propósito da monitoria, uma vez que participaram e expuseram suas colocações sobre o conteúdo, além disso, aqueles, em sua maioria, que frequentaram os encontros, tanto online quanto presencial, atingiram êxito na matéria. Assim, a monitoria de maneira híbrida foi essencial para a inserção dos novos alunos depois de dois anos de pandemia, bem como para aproximar e fortalecer as relações entre monitor, aluno e professor, contribuindo para o desenvolvimento da formação desses indivíduos no âmbito universitário. A conexão por meios tecnológicos cria um vínculo entre os indivíduos, além de criar um local confortável para o aprendizado para todos os envolvidos nesse espaço. Para Kenski (2003, p. 124) "O fato é que a Internet, vulgarmente conhecida como “rede das redes”, mais do que uma conexão entre computadores, é um espaço de interação entre pessoas conectadas. Pessoas reunidas virtualmente com os mais diferentes propósitos, inclusive o de aprender juntas." Outrossim, o monitor por ser um aluno da universidade possui mais contato com aqueles que cursam a disciplina, diferentemente do professor. Isso faz com que haja acréscimo de conhecimento para ambos, além de ser um elo para as relações dos alunos com o professor. Dessa forma, Nunes (2007), aponta que a monitoria contribui para uma aprendizagem cooperativa. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo expor a importância da monitoria de Pensamento Econômico I com a volta do ensino presencial mediado por tecnologia, além de discorrer sobre dinâmica do monitor juntamente com os discentes da disciplina.

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Biografia do Autor

Letícia Silva Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Vanuza da Silva Pereira Ney, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta, Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

KENSKI, V. Tecnologias e ensino presencial a distância. [Sine loco]: Papirus Editora, 2003.

NUNES, J. B. C. Monitoria Acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidade e trajetórias. Natal: Edufrn, 2007.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

SOUZA, L. S. .; NEY, V. DA S. P. A importância da monitoria de pensamento econômico I no retorno das aulas presenciais: a tecnologia como um instrumento de facilitação no aprendizado. Anais da Semana de Economia (Campos), v. 2, n. 1, p. 4-5, 19 dez. 2022.