A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40513

Palavras-chave:

Educação Profissional, Memória e História, Cultura Material, Acervo Fotográfico

Resumo

É resultado de uma longa e profícua relação da pesquisadora com o acervo de memória institucional do Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). No estudo parte do pressuposto de que imagens fotográficas “são documentos que informam sobre a cultura, o movimento da história, dos sujeitos sociais e da educação vivida”. Defendendo a análise das mesmas “em um movimento de intertextualidade”, afirma que as fotografias possibilitam a recuperação da historicidade da Educação Profissional. Com base no referencial marxista, destaca a fotografia “como fonte histórica, como mediação ou processo social complexo subjacente à sua representação” e defende a importância da sua produção social para a compreensão do significado da cultura material presente nas escolas.


 

 

 

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Referências

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

da Rosa, R. A. (2020). A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985). Revista Trabalho Necessário, 18(35), 363-369. https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40513