INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PROJETO EDUCACIONAL DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

  • Rafael Cavalcante
  • Alessandro Melo
  • Paulo Nobrega

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.10i14.p6855

Palavras-chave:

Inovação tecnológica, projeto educacional, empresariado e educação.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa teórica que tem por objetivo analisar os fundamentos da relação entre a inovação tecnológica e o papel da educação na formação dos trabalhadores. Busca-se identificar como o capital articula inovação, produtividade e projeto educacional. A fase atual do desenvolvimento capitalista, caracterizada pela acumulação flexível, tem na intensificação acentuada de inovação os seus fundamentos estruturais. O aumento da capacidade de inovação possibilita para a empresa e para o país, segundo o empresariado industrial, a condição de competitividade no mercado internacional, isto porque, entre outros fatores, ela proporciona um salto de produtividade. Trata-se de compreender como esta vinculação entre educação e capital se dá no contexto dos novos paradigmas produtivos, que têm na inovação constante o seu principal pilar de sustentação.

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Publicado

2012-06-28

Como Citar

Cavalcante, R., Melo, A., & Nobrega, P. (2012). INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PROJETO EDUCACIONAL DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista Trabalho Necessário, 10(14). https://doi.org/10.22409/tn.10i14.p6855

Edição

Seção

Artigos do Número Temático