Chamada de artigos

TN 39 - (Maio a Agosto/2021)

 A Reforma do Ensino Médio na contramão da democracia

Organização: Ronaldo Marcos de Lima Araújo ( Gepte/ UFPA) e Mônica Ribeiro da Silva (Observatório do Ensino Médio /UFPR)

EMENTA:  A Reforma do Ensino Médio, com a edição da MP n. 746/16 e a aprovação da Lei n. 13.415/17, estabeleceu as diretrizes para um processo regressivo na democratização do Ensino Médio. A Reforma normatiza as redes públicas e privadas, atingindo de forma diferenciada os alunos e alunas, dependendo das instalações e da qualidade das escolas, dos recursos didático-pedagógicos dos professores e do poder aquisitivo dos estudantes que frequentam uma rede ou outra. Análises iniciais de perspectiva crítica apontam que, tendencialmente, a Reforma reedita o passado, encaminhando os filhos das famílias trabalhadoras para o itinerário formação profissional, e as classes de maior renda ao conhecimento das ciências matemáticas, da natureza, das linguagens e das ciências humanas e sociais que balizam o acesso ao ensino superior. Agudizará, portanto, a desigualdade social e comprometerá a institucionalidade democrática. Este número da revista acatará artigos que resultem de pesquisas que, sob uma perspectiva crítica e emancipadora, tratem desse processo de implementação nos estados, seus princípios, processos de gestão da reforma, continuidades e descontinuidades nos desenhos curriculares, participação e percepção da comunidade, bem como seus possíveis impactos.

Prazo para submissão: 16 de novembro/2020