https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/feedRevista Trabalho Necessário2024-12-05T17:14:07+00:00Revista Trabalho Necessáriorevistatrabalhonecessario@gmail.comOpen Journal Systems<p><strong>Trabalho Necessário - ISSN 1808-799X</strong> é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. </p>https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/64869A ATUALIDADE DE LÊNIN EM “AS TAREFAS DA JUVENTUDE”2024-10-09T13:05:47+00:00Sandra Luciana Dalmagrosandradalmagro@yahoo.com.br<p><span style="font-weight: 400;">O texto tem por objetivo apresentar e discutir o discurso de Lênin “As tarefas das Uniões da Juventude”, realizado em 1920 por ocasião do Congresso da Juventude Comunista da Rússia. Metodologicamente assinalamos o contexto russo à época, apresentamos o texto de Lênin e articulamos este à teoria educacional marxista com base em Marx, Suchodolski e Manacorda. Também indicamos que na fala de Lênin se encontram princípios fundamentais da Escola Única do Trabalho (Krupskaya, Pistrak e Shulgin), experiência escolar dos primeiros anos da Rússia Soviética. Concluímos que, mesmo passado um século deste discurso, ele continua atual pois as questões abordadas permanecem como desafios à formação das novas gerações: a superação da sociedade de classes, a necessária articulação teoria e prática e o engajamento dos jovens nas lutas sociais e no domínio do conhecimento elaborado.</span></p> <p><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Lênin; Juventude Comunista; Teoria Marxista da Educação; Escola Única do Trabalho.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65628ANEXO - AS TAREFAS DAS UNIÕES DA JUVENTUDE2024-12-05T16:35:51+00:00- -revistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/64890APRENDENDO A SER TRABALHADOR NA ESCOLA: RESISTÊNCIA, REBELDIA E MARCAS DE AUTOCONDENAÇÃO2024-09-30T17:36:45+00:00Sonia Rummertrummert@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">No final dos anos de 1960 foi criado o Centro de Estudos Culturais Contemporâneos (Centre for Contemporary Cultural Studies – CCCS) da Universidade de Birmingham, Inglaterra, cujos fundamentos teórico-metodológicos inspiravam-se em contribuições de intelectuais como Edward P. Thompson, Raymond Williams e Richard Hoggart, seu primeiro diretor. Foi no CCCS que Paul Willis, em 1969, se tornou um de seus primeiros estudantes e cursou a pós-graduação, tendo nele permanecido por 13 anos.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65630LISTA DE PARECERISTAS DE 2024 – COMITÊ CIENTÍFICO E PARECERISTAS AD HOC2024-12-05T17:14:07+00:00- -revistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62532MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E LUTA PELO RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE BARRA2024-09-23T17:38:11+00:00Géssica Maria Silva São Joségessicamaria012@gmail.comCláuido Eduardo Félix dos Santos cefsantos8@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo aborda aspectos da luta pelo reconhecimento e titularidade estatal do território quilombola de Barra, localizado no Município de Rio de Contas, Bahia. O objetivo é analisar de que forma o trabalho educativo e a memória coletiva contribuíram no processo de reconhecimento oficial do território e da construção da identidade negra-quilombola entre os moradores do quilombo de Barra. Nesse sentido, analisamos, a partir de fontes orais e escritas, aspectos da trajetória desse processo histórico de legalização do território e da construção do ser quilombola.</span></p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Memória, cultura, Quilombo.</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62721TRABALHADORES E TRABALHADORAS NACIONAIS DO ANTIGO ABC PAULISTA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX2024-10-16T14:18:22+00:00Lucas Silva Gazinhatolucas.gazinhato@gmail.comMarilda Aparecida de Menezesmenezesmarilda@gmail.comMaria Gabriela Silva Martins Cunha Marinhogabriela.marinho@ufabc.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O artigo analisa trabalhadores e trabalhadoras nacionais na região atualmente conhecida como ABC Paulista entre o século XIX e início do XX, um segmento silenciado em estudos locais focados no imigrante europeu. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica e análise de fontes primárias, propõe uma nova compreensão sobre sua presença na região. Estruturado em duas partes, o artigo aborda a vida e ofícios desses trabalhadores em São Paulo e, em seguida, suas experiências no ABC, explorando ocupações, conflitos e confrontos, contribuindo, com isso, a novas perspectivas sobre a história local.</span></p> <p><strong>Palavras chaves</strong><span style="font-weight: 400;">: Classe Trabalhadora, ABC Paulista, Trabalhadores Nacionais, História do Trabalho, Cultura Popular</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62850ESTADO, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO SOCIAL: DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS2024-09-13T13:54:22+00:00Alessandro De Meloalessandrodemelo@gmail.comCarina Alves da Silva Darcoletocarinadarcoleto@yahoo.com.br<p><span style="font-weight: 400;">Trata-se de uma pesquisa teórica e documental que objetiva analisar dois momentos históricos das relações entre educação escolar e o mundo do trabalho: a reforma do ensino de 1º e 2º graus, de 1971, e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, de 2017. Utiliza-se o método materialista histórico de Poulantzas (2019) para analisar o papel do Estado. As reformas caracterizam-se pela adaptação em cada período do projeto formativo ao mundo do trabalho: no primeiro momento a ênfase se dava na profissionalização; no segundo momento a ênfase é na pedagogia das competências</span><strong>.</strong></p> <p><strong>Palavra-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Estado e políticas educacionais; Pedagogia das Competências; Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971; Base Nacional Comum Curricular.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62917CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO: SOCIABILIDADE EMPREENDEDORA SOB A ÉGIDE DO INDIVIDUALISMO COMO VALOR MORAL RADICAL2024-08-01T19:04:31+00:00Graziany Penna Diasgraziany.dias@ifsudestemg.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo pretende buscar nas referências da contrarreforma do Estado brasileiro e nas formulações da Terceira Via, as bases para a constituição de uma sociabilidade contemporânea da autorresponsabilização pelo percurso de vida, com a assunção dos riscos, pautado no aporte hayekiano do individualismo como valor moral radical via discurso do empreendedorismo.</span></p> <p><strong>Palavra-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Sociabilidade; Empreendedorismo; Terceira Via.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63656A ESCOLA EMANCIPATÓRIA GRAMSCIANA COMO ANTÍTESE DA EDUCAÇÃO NEOLIBERAL2024-08-01T19:37:11+00:00Victor Leandro Chaves Gomesvictorleandro@id.uff.brGisele Duarte Teixeiragiseledute@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">No panorama de hegemonia neoliberal, a educação é transformada em um mero produto e a escola deixa de ser um ambiente em que prevalecem o pensamento crítico e os valores humanistas. Neste sentido, com o suporte das reflexões gramscianas sobre educação, busca-se entender o processo de esvaziamento e desqualificação da educação no Brasil, mas, especialmente, valorizar a escola enquanto espaço de construção de autonomia e de emancipação humana.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Neoliberalismo; Educação; Meritocracia Neoliberal; Antonio Gramsci.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62934PODE A ESCOLA ENSINAR A GOSTAR DOS CLÁSSICOS? ENSINO DE LITERATURA E ONTOLOGIA MATERIALISTA2024-08-19T15:12:10+00:00João Pedro Nardyjpedronardy@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Problematizando a concepção de gosto como inexplicável e intangível, apresenta-se a possibilidade de o prazer pela leitura dos clássicos ser moldada pelo trabalho docente. Colocando a oposição entre “sabor” e “saber” como produto da dinâmica de alienação, aposta-se na dimensão prazerosa dos clássicos realistas, porque vinculados à vida humana concreta. Tais reflexões foram realizadas à luz da ontologia materialista de Marx e da estética de György Lukács, e revelaram-se contraditórias para com os postulados não-diretivos do “Aprender a aprender”, típico do neoliberalismo.</span></p> <p><strong>Palavra-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Estética Marxista; Gosto literário; Leitura literária; Prazer estético; Realismo.</span></p> <p><br /><br /></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62926ESTÁGIO EDUCATIVO-PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: PERSPECTIVAS PROBLEMATIZADORAS NAS PESQUISAS DE MESTRADO DO PROFEPT2024-10-18T16:27:47+00:00Gilson Allefy Chaves da Silvagilsonchavesdasilva@gmail.comArminda Rachel Botelho Mourãoarmindamourao@ufam.edu.brTalita de Brito Francotalitadbfranco@gmail.com<p>Este artigo analisou as perspectivas de estágio profissional de nível médio expressas e problematizadas nas pesquisas desenvolvidas no mestrado ProfEPT (2019-2023), evidenciando a relevância das dimensões trabalho e educação integral. Nessa direção, realizamos uma pesquisa bibliográfica com 11 dissertações de mestrado e, mediante à Análise de Conteúdo, alcançamos duas categorias. Essas, de modo geral, revelaram um discurso combativo à formação unilateral no estágio, além de evidenciarem o trabalho fundamentado no princípio educativo como uma necessidade do estágio na EPT de nível médio.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação Profissional e Tecnológica; Estágio Educativo-Profissional; ProfEPT.</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62920ECONOMIA SOLIDÁRIA E MERCADO DE TRABALHO PARA AS MULHERES NEGRAS: APROXIMAÇÕES CRÍTICAS2024-08-21T17:10:18+00:00Dandara Vianna de Albuquerquedandara.vianna@outlook.comAdrianyce Angélica Silva de Sousaadrianyce@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O artigo analisa a inserção das mulheres negras no mercado de trabalho a partir dos fundamentos da formação social brasileira, em uma perspectiva de totalidade, elegendo o materialismo histórico como referencial teórico. Tem como objetivo realizar uma aproximação critica às experiências de economia solidária voltadas para a inserção das mulheres negras no mercado de trabalho, problematizando como àquelas atualizam as atividades desenvolvidas pelas mulheres negras no período da escravidão no Brasil.</span></p> <p><strong>Palavras-chaves</strong><span style="font-weight: 400;">: escravidão; formação social brasileira; mulheres negras; mercado de trabalho.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63142 MULHERES E EXTENSÃO RURAL: UM CONSERVADORISMO SILENCIOSO2024-10-11T20:43:18+00:00José Carlos do Amaral Júniorjcamaral1987@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Esse artigo apresenta uma análise bibliográfico-documental sobre as ações com mulheres na extensão rural brasileira, por meio de uma síntese histórica. Foi possível perceber três elementos centrais que marcam essas ações: a incoerência do discurso da invisibilidade do trabalho feminino, a ausência do gênero enquanto categoria analítica e a centralidade nociva do produtivismo. Assim, reforçam que a extensão rural ainda concentra seus esforços no trabalho com mulheres, tendo referência nas práticas conservadoras do passado, encontrando no empoderamento e na geração de renda instrumentais neutros adequados para perpetuar uma abordagem individualista e micro. </span></p> <p><strong>Palavra-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Mulheres; Extensão Rural; Políticas públicas; Campo. </span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63563JUVENTUDE E DITADURA MILITAR NO ARQUIVO DE MEMÓRIA OPERÁRIA DO RIO DE JANEIRO (AMORJ)2024-07-05T02:07:48+00:00Rodrigo Guedesguedes.historia@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O passado é um campo em disputa. Em vista disso, destacamos a dimensão política de arquivos e centros de documentação histórica por abrigar a memória daqueles que não se conciliaram com o poder e com o discurso hegemônico. Não é diferente com o Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro, um núcleo de pesquisa e documentação cujo acervo possui mais de 80 coleções sobre sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos. Seguindo o recorte proposto neste texto, destacamos as coleções e os documentos relacionados às temáticas “juventude” e “ditadura militar” combinadas. As lutas do presente e as esperanças no futuro não podem prescindir dessas memórias.</span></p> <p class="western"><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Memória; Arquivo; Centro de documentação; Classe trabalhadora; Política.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65616JUVENTUDE TRABALHADORA À DERIVA E SUAS EXPERIÊNCIAS DE CLASSE2024-12-05T02:09:57+00:00Lia Tiribaliatiriba@gmail.comJacqueline Botelhobotelho.jacque@gmail.comAdriana Barbosaadrianabs@id.uff.br<p>--</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65488SER UM JOVEM TRABALHADOR NO CAPITALISMO É SOBREVIVER TODOS OS DIAS2024-11-25T20:47:18+00:00Marco Aurélio Santanamsantana@ifcs.ufrj.brMaria Cristina Paulo Rodriguesmcristina@id.uff.brIsabelle Lopesisabelle_lopes@id.uff.br<p><strong> Entrevista com o jovem trabalhador Saulo Benicio (Aliança dos Entregadores de Aplicativo)</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Saulo Benicio é um jovem trabalhador, morador de Nilópolis, na Baixada Fluminense, entregador e produtor cultural. No dia 14 de novembro último, conversamos com ele sobre o que pensa, como atua, vive e trabalha. A seguir, reproduzimos suas ideias, partilhadas generosamente conosco.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/64885 JUVENTUDE E MOVIMENTOS SOCIAIS: O LEVANTE ESTUDANTIL DE 2016 NO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ CARLOS DA VILA2024-10-04T20:12:36+00:00Lucilia Maria Barbosa de Aguiarlucilia.aguiar3@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O texto é uma reflexão e também uma homenagem aos estudantes que realizaram a ocupação de 2016 no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, situado na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro. A ocupação foi uma resposta ao contexto sociopolítico marcado por medidas de austeridade e pela deterioração da infraestrutura da educação pública. Os estudantes protestaram contra as condições precárias da escola, incluindo promessas não cumpridas de espaços comunitários abertos e a falta de diálogo entre a direção do colégio e o corpo discente. Este trabalho traz a fala dos sujeitos que protagonizaram a ocupação e também a memória coletiva sobre como esses movimentos forjaram identidades e militantes, destacando as lutas contínuas por uma educação de qualidade e por uma participação política ativa dos jovens nas periferias do Rio de Janeiro.</span></p> <p><strong>Palavras-Chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Estudantes; Escola Pública; Periferia; Ocupação; Resistência.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/64273TRAÇOS DO TRABALHO NA REVISTA TRABALHO NECESSÁRIO2024-08-21T16:16:58+00:00Guina Araújo Ramosguinaramos@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Há cerca de um ano, num sapateiro, prestei um pouco mais de atenção a um “objeto” que conhecia desde a infância: a placa de couro rígida (uma delas) que, usada como base para marteladas e picotes, apresenta a superfície marcada, cicatrizes no couro, por pequenos círculos e longos riscos. E não foi difícil imaginar quantas dezenas, centenas de vezes os sapateiros usaram a placa de couro para ajeitar uma sola, furar um cinto, recortar uma camurça, sei lá que mais...</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65629FILME: CAMINHOS POR ONDE ANDEI (ADRIANA BARBOSA E JAQUELINE VENTURA)2024-12-05T16:37:46+00:00- -revistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/64828AS CONSEQUÊNCIAS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA VIDA ESCOLAR DO(A) ESTUDANTE TRABALHADOR(A) DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)2024-09-25T13:45:38+00:00Claudia Lopes Cerqueiraclaudiacerqueiralopes@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Esse trabalho é resultado da pesquisa realizada para o mestrado da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz, e tem o propósito de investigar os impactos da precarização do trabalho na vida escolar de estudantes trabalhadores(as) matriculados(as) no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) localizado no bairro da Maré, no município do Rio de Janeiro. Para dissertar sobre o tema foi preciso examinar as transformações ocorridas no capitalismo, desde as três últimas décadas do século XX, que modificaram o mundo do trabalho. </span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65058 A PEDAGOGIA DA JUVENTUDE: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIALÉTICA DA PRÁXIS DO MOVIMENTO DE JUVENTUDE2024-10-19T13:35:00+00:00Andréa Wahlbrink Padilha da Silvaandreawahlbrink@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A exposição apresentada, resulta da tese de doutoramento realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Faculdade de Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação </span><span style="font-weight: 400;">_ </span><span style="font-weight: 400;">TRAMSE, sob a orientação da professora Dra. Conceição Paludo (</span><em><span style="font-weight: 400;">in memoriam</span></em><span style="font-weight: 400;">).</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/64046JUVENTUDE TRABALHADORA E SINDICATOS: FORMAS E DINÂMICAS DA AÇÃO COLETIVA NO RIO DE JANEIRO [Marco Aurélio Santana e Alexandre Barbosa Fraga (orgs.)]2024-08-09T21:49:02+00:00José Luiz Soareszeluizdos@yahoo.com.br<p><span style="font-weight: 400;">O livro </span><em><span style="font-weight: 400;">Juventude trabalhadora e sindicatos: formas e dinâmicas da ação coletiva no Rio de Janeiro</span></em><span style="font-weight: 400;"> é fruto de um conjunto de pesquisas do Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade (NETS-UFRJ), coordenado por Marco Aurélio Santana e Alexandre Barbosa Fraga. </span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63728DIGITALIZAÇÃO, PRECARIEDADE E (DES)INTEGRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. TRAJETÓRIAS DE JOVENS NEET RURAIS EM PORTUGAL2024-10-11T20:16:32+00:00Isabel Roqueisabelmbroque@gmail.comAna Sofia Ribeirosofia.ribeiro@ics.ulisboa.ptJoão Carlos SousaJoao.Carlos.Sousa@iscte-iul.pt<p><span style="font-weight: 400;">Embora a relação com o mercado de trabalho seja central para as experiências juvenis, a precariedade e vulnerabilidade estendem-se para além do mesmo. Num contexto de policrise e incertezas quanto ao futuro, este artigo centra-se nas trajetórias de vida dos jovens NEET. Entre outubro de 2022 e janeiro de 2024, realizaram-se </span><em><span style="font-weight: 400;">focus group</span></em><span style="font-weight: 400;"> e entrevistas aprofundadas com </span><em><span style="font-weight: 400;">stakeholders</span></em><span style="font-weight: 400;"> de centros de emprego e formação de jovens NEET em Portugal para analisar as suas aspirações, condições de vida e estratégias de mitigação das dificuldades através de programas de inclusão no mercado de trabalho.</span></p> <p><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Jovens NEET;Portugal; Precariedade. Serviços Públicos de Emprego; Trajetórias.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62924UNIVERSALIZAÇÃO DA PRECARIEDADE E OTIMISMO DA EXPLORAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE JUVENTUDE E TRABALHO PARA A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO2024-08-26T15:40:51+00:00Gabriel França Sundingabriel.f.sundin@gmail.comDomingos Leite Lima Filhodomingosf@id.uff.br<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo com o presente artigo é analisar a concepção de juventude e trabalho presente em oito documentos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre os anos de 2008 à 2020, que compõe os estudos intitulados Tendências Mundiais do Emprego e que se direcionam especificamente para avaliação da situação dos jovens no mundo. Concluímos que as perspectivas apontadas pela organização internacional caminham em uma concepção individualizante de juventude e na defesa da inserção aligeirada e precária no mercado de trabalho, sob moldes alienantes.</span></p> <p><strong>Palavra-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Juventude; Trabalho; OIT; Precariedade.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62932ENTRE A AUTONOMIA E O CONTROLE: PERCEPÇÕES DE JOVENS ENTREGADORES CICLISTAS SOBRE O TRABALHO EM PLATAFORMAS DIGITAIS2024-08-08T19:49:08+00:00Caíque Diogo de Oliveiracaique.diogo@outlook.com.brMaria Carla Corrochanocarlacorrochano@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Partindo da importância que as subjetividades assumem na experiência laboral, este artigo analisa as experiências e percepções de jovens entregadores em plataformas digitais de delivery que atuam na modalidade de ciclista, na cidade de São Paulo. A pesquisa, de caráter qualitativo, entrevistou 12 entregadores entre os anos de 2020 e 2023. Os dados evidenciam que há uma percepção positivada na possibilidade de organizar o próprio horário de trabalho e na ausência de uma liderança hierárquica formal, ao mesmo tempo, há um reconhecimento de que essa suposta autonomia também produz precariedade.</span></p> <p><strong>Palavra-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Trabalho; Plataformas digitais; Juventude; Educação.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62610A GESTÃO ALGORÍTMICA E O SALTO NA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DE ENTREGADORES A PARTIR DA PANDEMIA DE COVID-19.2024-09-25T10:24:33+00:00Camila de Sousa Ricartecamila.ricarte5@gmail.comCássio Adriano Braz de Aquinobrazaquino@ufc.brMaristela de Souza Pereiramaristela.ufu@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem o intuito de investigar a intensificação da precarização do trabalho dos entregadores por aplicativos de delivery, a partir da Pandemia de COVID-19 e em função da gestão algorítmica. Colocamos em diálogo os excertos do texto de entregadores presentes nos documentários escolhidos, “O pandelivery: quantas vidas vale o frete grátis?” (2020), de Antônio Matos e Guimel Salgado; “Trajetos e trajetórias invisíveis na cidade” (2021), de Letícia Masson e Simone Oliveira, e “Da porta para fora” (2022), de Thiago Foresti, com a Psicologia Social do Trabalho (PST) e, a partir do pressuposto inicial de que o ambiente laboral desses trabalhadores está situado na precarização, destacamos três categorias – “baixa remuneração”, “intensificação de jornada” e “adoecimento” – como guias de análise. Dentre os resultados, temos que a partir do período pandêmico e com a amplificação desses aspectos surgiram os laços de organização política que perpassam a reivindicação de direitos pela categoria de entregadores.</span></p> <p><strong>Palavra-chave:</strong> <span style="font-weight: 400;">gestão algorítmica; precarização; entregadores, delivery.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63574JOVENS, TRABALHADORES E PRECARIZADOS: ELETRICITÁRIOS TERCEIRIZADOS E AS NOVAS FORMAS DE AÇÃO COLETIVA2024-08-01T18:47:25+00:00Samuel Nogueira Costasamuelnmonteiro@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Nesse artigo, nosso intuito é destrinçar, ainda que preliminarmente, os mecanismos constituintes do cerne, ou, dito de outro modo, da essência da reestruturação do capital em nível mundial, </span><em><span style="font-weight: 400;">i.e.</span></em><span style="font-weight: 400;">, da </span><em><span style="font-weight: 400;">reconfiguração dos processos produtivos</span></em><span style="font-weight: 400;">, enquanto novas formas de flexibilização e precarização do trabalho na cadeia produtiva (alternativa ao modelo rígido do taylorismo/fordismo, do </span><em><span style="font-weight: 400;">neoliberalismo </span></em><span style="font-weight: 400;">e do seu inescapável tipo de </span><em><span style="font-weight: 400;">racionalidade subjetivada,</span></em><span style="font-weight: 400;"> buscando identificar suas implicações para a ação coletiva da juventude trabalhadora eletricitária.</span></p> <p><strong>Palavra-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Terceirização do trabalho; ação coletiva; Eletricitários.</span></p> <p> </p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62910A NECESSÁRIA AUTO-ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA CONTRA A OFENSIVA NEOLIBERAL NA AMÉRICA LATINA2024-09-16T12:52:15+00:00Andréa Wahlbrink Padilha da Silvaandreawahlbrink@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Neste artigo, propõe-se analisar os desafios da juventude da classe trabalhadora na sociedade capitalista, compreendendo a atualidade da ofensiva neoliberal no território latino-americano. Tem-se como método de análise o materialismo histórico e dialético, em colaboração com análise documental e entrevistas semiestruturadas a partir da pesquisa com quatro organizações políticas da juventude. Este estudo proporcionou uma maior reflexão acerca da posição da juventude perante as condições de produção capitalista e as necessidades de (re)pensar os espaços urbanos e a emergência de um projeto de direito à cidade como um bem público e universal. Nesse sentido, faz-se necessário problematizar a importância da auto-organização da juventude trabalhadora como um instrumento potencializador de transformação radical da vida nas cidades.</span></p> <p><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Neoliberalismo; Juventude trabalhadora; Auto-organização.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/62437DO RIO DE JUNHO AO CARNAVAL DO RIO: JORNADAS DE JUNHO DE 2013 E A GREVE DOS GARIS DE 2014 NO RIO DE JANEIRO2024-09-16T12:44:21+00:00Leonardo Vereza de Freitasleovereza@hotmail.comBrena Costa de Almeidabrenalmeida@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O artigo relaciona as Jornadas de Junho de 2013 e a greve dos garis ocorrida durante o carnaval de 2014 no Rio de Janeiro. Investiga os repertórios aplicados pelos jovens que tomaram as ruas em junho e aqueles dos ativistas sindicais das greves do segundo semestre de 2013 e do início de 2014, especialmente os funcionários da limpeza urbana da cidade. Analisando os mecanismos de transferência de performances entre os grupos, problematiza ainda as fronteiras porosas entre os movimentos sociais e o movimento sindical, notando como a greve dos garis de 2014 adquiriu feições de movimento social.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Jornadas de Junho de 2013; Movimento sindical; Garis.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63025ENTRE A EXPECTATIVA DE MOBILIDADE E A INSTABILIDADE: A TRAJETÓRIA DA FILHA DE UMA TRABALHADORA DOMÉSTICA NO BRASIL2024-08-01T18:35:35+00:00Aline Suelen Piresaline.sociologia@gmail.comLeilyane Leãoleilyaneleao95@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo analisa a escolaridade estendida alcançada por jovens das classes populares nos anos 2000/2010 e seus efeitos. Discutimos a ampliação do acesso ao ensino superior, que gerou uma expectativa de mobilidade social ascendente entre esses jovens, bem como as dificuldades que vêm enfrentando para uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Com base nas trajetórias de uma trabalhadora doméstica e de sua filha, buscamos abordar as oportunidades de trabalho e educação a que essas mulheres de diferentes gerações tiveram acesso em contextos sociais específicos do Brasil.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> trabalho; juventude; ensino superior; trajetória.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63516JOVENS TRABALHADORES E A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: CAMINHOS POR ONDE ANDEI2024-10-30T14:44:12+00:00Adriana Barbosaadrianabs@id.uff.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre trajetórias de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF) – rememoradas por meio de imagens e sons. A metodologia de pesquisa teve como ponto de partida dados colhidos em fontes institucionais dos sistemas da universidade, entrevistas e elaboração de filmes de pesquisa com as histórias de vida destes estudantes. </span><span style="font-weight: 400;">O estudo, com base em autores do campo crítico, </span><span style="font-weight: 400;">mostra a dualidade do sistema educacional brasileiro e os impactos do sistema capitalista na vida da juventude trabalhadora.</span></p> <p><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Jovens Trabalhadores; Educação de Jovens e Adultos; Universidade Federal Fluminense-UFF; Direito à Educação.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63338O EMPREENDEDORISMO E A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE: UMA ANÁLISE DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA2024-09-26T00:28:31+00:00Franciele Soares dos Santossfrancielesoares@gmail.comAline Daniel dos Santos alinesantos@sed.sc.gov.brAna Claudia Ferreira dos Santos anaaclaudiaferrreira@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo está vinculado às pesquisas que estão em desenvolvimento e aborda análises sobre a educação para o empreendedorismo no Novo Ensino Médio em dois estados: Paraná e Santa Catarina. O objetivo é refletir sobre a educação para o empreendedorismo presente em suas propostas curriculares. A metodologia adotada foi o estudo documental e o bibliográfico, com base em pesquisadores que contribuem para o debate. Como resultado, destaca-se, que paralelo às políticas neoliberais para o Ensino Médio brasileiro, o empreendedorismo é uma estratégia de dominação da juventude da classe trabalhadora.</span></p> <p><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Empreendedorismo; Ensino Médio; Formação; Juventude.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/63856GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS: ENTRE A MILITARIZAÇÃO E A PRIVATIZAÇÃO, QUAL O PROJETO DE FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES NA ATUALIDADE?2024-08-19T14:45:04+00:00Viviane Merlim Moraesvivianemerlim@id.uff.br<p><span style="font-weight: 400;">O artigo articula o conceito de gestão democrática como forma de realizar a educação democrática para as juventudes no Brasil, analisando as leis de 2024: a Lei Complementar nº 1.398, que institui o Programa Escola Cívico-Militar em São Paulo, e a Lei nº 22.006, do Programa Parceiro da Escola. Ambas transferem recursos públicos a entes privados, reduzindo a autonomia da comunidade escolar. A partir de pesquisa de fontes primárias e revisão bibliográfica, conclui-se que São Paulo e Paraná apresentam processos semelhantes de implementação de políticas neoliberais na gestão das escolas públicas.</span></p> <p><strong>Palavras-Chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Educação democrática; Gestão democrática; Militarização de escolas; Privatização de escolas; Comunidades educativas.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65627Expediente 2024-12-05T16:25:56+00:00- -revistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65490JUVENTUDE TRABALHADORA: CONDIÇÕES DE VIDA, TRABALHO E AÇÃO COLETIVA2024-11-25T20:56:58+00:00Maria Cristina Paulo Rodriguesmcristina@id.uff.brMarco Aurélio Santanamsantana@ifcs.ufrj.br<p>--</p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/65419ULISSES LOPES: UM JOVEM NA HISTÓRIA DA LUTA OPERÁRIA E SINDICAL DO RIO DE JANEIRO2024-11-19T17:05:55+00:00Marco Aurélio Santanamsantana@ifcs.ufrj.br<p><span style="font-weight: 400;">Quando setores civis e militares deram o golpe de Estado em 1964, no campo político e sindical, eles colocavam fim a uma experiência rica e potente, em termos de organização e mobilização operárias, que se estendia desde 1945. Encerravam de forma violenta e trágica a experiência de toda uma geração de “bravos companheiros”, que atuavam em várias categorias e em suas entidades sindicais. Uma geração que conseguiu organizar a classe trabalhadora brasileira da época desde o chão das empresas até as estruturas intersindicais, ampliando e democratizando a vida de suas entidades de representação. Já desde o dia primeiro de abril, deflagrado o golpe, começam a ser perseguidos, presos, torturados, processados e banidos, desarticulando todo o trabalho que vinham desenvolvendo.</span></p>2024-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário