https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/feed Revista Trabalho Necessário 2021-05-27T22:58:53+00:00 Revista Trabalho Necessário revistatrabalhonecessario@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>Trabalho Necessário - ISSN 1808-799X</strong> é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. </p> https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50196 Expediente 2021-05-27T12:43:25+00:00 - - revistatrabalhonecessario@gmail.com <p>--</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50126 NA MINHA TERRA GIRA O SOL, TAMBÉM GIRA A LUA: Ô, QUE TEMPO É ESSE, MEU DEUS? 2021-05-21T23:25:30+00:00 José Luiz Cordeiro Antunes lutajose@gmail.com Maria Cristina Paulo Rodrigues cristrabnecessario@gmail.com Lia Tiriba liatiriba@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">No momento que este editorial está sendo escrito, quase quinhentos mil brasileiros/as negros/as, indígenas, brancos, quase-brancos (como diria Caetano), quilombolas, ribeirinhos/as, mulheres, de mil e uma cores, com seus sonhos e desejos pulsantes, tiveram suas vidas ameaçada e ceifadas. Pela covid-19, mas também pela impossibilidade de atendimento para inúmeras outras doenças, consequência do descaso com a saúde pública e com o SUS.</span></p> <p> </p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49540 ENTREVISTA COM LUÍS ANTONIO GROPPO 2021-04-03T15:29:53+00:00 Mônica Ribeiro da Silva monicars@ufpr.br Ronaldo Lima ronaldolimaaraujo@gmail.com <p>A Trabalho Necessário traz uma entrevista com um jovem pesquisador da Universidade Federal de Alfenas. Professor do curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade, Luís Antonio Groppo coordena uma pesquisa nacional, que articula pesquisadores de 12 instituições de ensino superior, sobre as ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016, que foram as primeiras e mais fortes ações de resistência à reforma do ensino médio que ora ganha materialidade nas unidades federativas.</p> 2021-06-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49417 EDUCACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL EN CUBA: DESAFÍOS DEL SOCIALISMO 2021-03-27T20:01:57+00:00 Caridad Pérez García caridadpg@ucpejv.edu.cu Jesús Jorge Pérez García jerjor2014@gmail.com Ismael de Jesús Rodríguez Milían Ismaelrodriguezmilian@gmail.com <p>El trabajo tiene como objetivo caracterizar los rasgos significativos de la Educación Técnica y Profesional (ETP) actual en Cuba, desde sus antecedentes. Se utilizaron referentes teóricos y empíricos que permitieron el análisis de resultados recientes de investigaciones realizadas en el país. Se constató el estado que presentan las instituciones de la ETP en su desarrollo, así como las necesidades de su perfeccionamiento. Los resultados incluyen propuestas concretas para lograr una calidad superior en los procesos inherentes a la formación de trabajadores, de acuerdo con las nuevas exigencias del mundo del trabajo de la educación socialista.<br />Palabras Claves: Educación Técnica y Profesional; formación de trabajadores; Cuba.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47157 O “NOVO ENSINO MÉDIO” NO ESPÍRITO SANTO 2021-03-02T17:33:38+00:00 Ana Paula Felix anafelix01@gmail.com Eliza Bartolozzi Ferreira elizappge@gmail.com Kefren Calegari dos Santos kefren@terra.com.br <p>Resumo<br />O objetivo é analisar a forma de implantação do “novo ensino médio” no Espírito Santo. O estudo é desenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica e análise dos instrumentos normativos que orientam a organização do “novo ensino médio”. As percepções dos trabalhadores docentes sobre a reforma foram analisadas com base nos dados coletados a partir de uma enquete aplicada com 263 docentes. A forma de implantação da reforma é singular e a maioria dos docentes desconhecem ou conhecem parcialmente a organização do “novo ensino médio”.<br />Palavras-chave: reforma; ensino médio; ação pública.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47398 A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: UM PERCURSO ATRAVESSADO PELOS INTERESSES DO EMPRESARIADO 2021-01-20T13:55:51+00:00 Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva filomenarodriguesdasilva@yahoo.com.br Tamiris Possamai tamiris.possamai@ifc.edu.br Tatiane Aparecida Martini tatiane.martini@gmail.com <p>Este artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.<br />Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio. Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Empresariado</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48626 REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO: A NOVA FACE DA MODERNIZAÇÃO-CONSERVADORA NEOLIBERAL 2021-03-08T20:25:10+00:00 Jamerson Silva jamersonufpe@gmail.com <p>O artigo analisa a implementação da reforma do ensino médio (lei 13.415/2017) na rede de ensino de Pernambuco e as consequências para a escolarização no âmbito do ensino médio. Utiliza categorias do marxismo na análise de documentos oficiais, teses e dissertações sobre o ensino médio neste estado. Os dados evidenciam que tal reforma expressa uma etapa da modernização conservadora neoliberal, gestada através de mudanças moleculares dirigidas por diferentes governos, desde a década de 1990, dando nova forma institucional a um modelo de oferta baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.<br />Palavras-chaves: Modernização Conservadora; Neoliberalismo; Gerencialismo; Reforma do Ensino Médio, BNCC do Ensino Médio; Lei 13.415/2017; Pernambuco.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47155 A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO PARÁ 2021-03-15T18:35:59+00:00 Alice Raquel Maia Negrão aliceraquelmaia@yahoo.com.br Dinair Leal da Hora dinairleal@ufpa.br <p>Este texto analisa a regulamentação e as primeiras ações de implementação da Reforma do Ensino Médio de 2017 no Pará, através da pesquisa documental, análise de conteúdo e das categorias gestão, tempo integral, currículo, financiamento e relação público-privada, concluindo que, contrário aos interesses sociais, a atuação conjunta da Secretaria e do Conselho Estadual de Educação não conseguiu regulamentar uma proposta de Ensino Médio capaz de ampliar a qualidade socialmente referenciada à última etapa da Educação Básica.<br />Palavras-chave: Política Educacional. Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415/2017.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47349 A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO RIO DE JANEIRO 2021-01-20T14:11:33+00:00 Natália Silva Pereira profnatalia1@Outlook.com <p align="justify">Neste trabalho buscaremos explicitar o incipiente processo de construção e regulamentação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular na rede estadual do Rio de Janeiro. Assim como, demonstrar o processo de reformulação administrativa e pedagógica, em curso há mais de 10 anos no Ensino Médio do Rio de Janeiro. Para tanto, partiremos do materialismo histórico-dialético por entender que esse processo deve ser compreendido, a partir do âmbito concreto da realidade educacional, inserida numa totalidade de múltiplas determinações.<br />Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio, Rede Estadual do Rio de Janeiro, Privatização.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47479 REFORMA DO ENSINO MÉDIO: SUBORDINAÇÃO DA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA AO MERCADO DE TRABALHO PERIFÉRICO 2021-01-18T20:02:41+00:00 Dante Henrique Moura dantemoura2014@gmail.com Elizeu Costacurta Benachio elizeubenachio@gmail.com <p>O artigo discute a reforma do ensino médio materializada pela Lei nº 13.415/2017. Desenvolvido na forma de pesquisa bibliográfica e documental, na primeira parte contextualizamos a reforma, explorando seus aspectos gerais e, na segunda, discorremos sobre a nova organização curricular proposta para o ensino médio. Concluímos que a reforma fragmenta o ensino médio fragilizando-o enquanto etapa final da educação básica, afetando o direito a uma educação plena para os estudantes de origem trabalhadora e alinha as finalidades do ensino médio aos interesses produtivos do mercado de trabalho.<br />Palavras-chave: Ensino Médio. Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415/2017.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47181 O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO GOVERNO TEMER:UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES E DO FINANCIAMENTO EXTERNO 2021-04-06T18:16:09+00:00 Márcia Fornari marciaffornari@gmail.com Roberto Antonio Deitos rdeitos@uol.com.br <p>Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da política de financiamento externo para a implementação da Reforma do Ensino Médio no Brasil no Governo Temer, e as condicionalidades expressas no contrato de empréstimo do Ministério da Educação com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)/Banco Mundial (BM). Buscamos desenvolver reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio no Brasil, especificamente em relação à Reforma do Ensino Médio, empreendida pela Lei nº 13.415/17 e ancorada em financiamento externo, realizado junto ao Banco Mundial.<br />Palavras-chave: Ensino médio no Brasil; Banco Mundial; Orientações e Financiamento Externo.</p> <p> </p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163 TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO 2021-03-02T17:31:53+00:00 Henrique da Silva Lourenço lourenco.hs@gmail.com <p>O texto explora o movimento reformista e o lugar do conhecimento no Novo Ensino Médio. A partir de documentos da Fundação Lemann, ANPEd, CONSED e outros, apresenta inferências derivadas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do Ciclo de Políticas (BALL e BOWE, 1992). Tais inferências relacionam-se a três categorias: nova Filantropia e o aluno desejado, teor super prescritivo e foco na vida cotidiana do aluno. Os resultados indicam uma instrumentalização do currículo e um esvaziamento de sua dimensão processual, bem como uma hipervalorizarão da prática como elemento curricular.<br />Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Ensino Médio; Currículo; Conhecimento.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47185 A PROFISSIONALIZAÇÃO GENERALIZADA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO MÉDIO 2020-12-09T14:54:40+00:00 Heloise Paula Costa costa.heloise@gmail.com Vagno Emygdio Machado Dias vagno.dias@ifsuldeminas.edu.br <p>Este artigo visa discutir a respeito da concepção de<br />educação profissional na Reforma do Ensino<br />Médio, no intuito de compreender o sentido da inserção da profissionalização no currículo do ensino<br />médio regular. A metodologia consiste em discussão teórica, análise documental das normativas para<br />o ensino médio e pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Como proposta de intervenção,<br />descreve e analisa os dados obtidos com o desenvolvimento de um curso de formação, destinado à<br />discussão a respeito da profiss ionalização e da especialização no ensino médio regular, realizado<br />com os profissionais da educação de uma escola estadual em Poços de Caldas/MG.<br />Palavras chave : Educação Profissional e Tecnológica. Reforma do Ensino Médio.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47765 A PRECARIEDADE EM CASCATA: O PROVIMENTO DO CARGO DOS SUPERVISORES DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO 2021-03-19T13:52:22+00:00 Selma Venco selma.venco@gmail.com Beatriz Garcia Sanchez beatriz-sanchez@uol.com.br <p>O presente artigo debate as formas de provimento do cargo de supervisor de ensino adotadas pelo governo paulista. A pesquisa, de caráter documental, aponta a presença do conceito aqui forjado como “precariedade em cascata”, uma vez que o cargo de supervisor de ensino passa a ser ocupado por profissional designado, um diretor de escola ou professor titular de cargo que, por sua vez, tem seu cargo atribuído a um professor concursado. Face à escassez de concursos públicos no estado, sobretudo para professores, finda por desaguar na contratação massiva de docentes em caráter temporário.<br />Palavra-chave: Supervisor de ensino; política educacional; Relações de trabalho; precariedade.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47383 A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: MARCAS DE UM PASSADO PRESENTE 2021-02-10T15:30:09+00:00 Sandy Coelho sandycoelhoufpa@gmail.com Cristiane Lopes de Sousa crixxlopesaf@gmail.com <p>Ronaldo Marcos de Lima Araújo, educador brasileiro, formado em Pedagogia, é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ). Sua produção bibliográfica é ampla, com foco na área de Trabalho e Educação e, em particular, no Ensino Médio e na Educação Profissional. Atualmente, é professor titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e superintendente da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA).</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48587 MATERIALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: É POSSÍVEL?! 2021-02-01T02:43:17+00:00 Arthur Rezende da Silva arezendeiff@gmail.com <p>No presente texto, apresento uma resenha do livro Oficina de Integração: vivências de sala de aula no Ensino Médio Integrado, do professor Dr. Adriano Larentes da Silva. A obra apresenta a experiência de mais de 10 anos do curso técnico integrado em informática, do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó, na materialização do Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da disciplina Oficinas de Integração. O EMI é um desafio para os sujeitos que atuam na EPT e que lutam por uma formação integral da classe trabalhadora.</p> <p>Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Oficinas de Integração. Formação Integral.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>&nbsp;</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50143 EDUCAÇÃO NA CONTRAMÃO DA DEMOCRACIA - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL 2021-05-23T12:20:24+00:00 Monica Ribeiro da Silva monicars@ufpr.br Ronaldo Marcos Lima de Araújo rlima@ufpa.br <p>No dia 22 de setembro de 2016, o então presidente Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória, a MP 746/16, que dá início ao que passamos a chamar de reforma do ensino médio. Dentre as proposições estavam a divisão dos currículos em dois momentos distintos, um destinado à formação básica comum e outro subdividido em cinco itinerários formativos, dos quais cada estudante cursaria apenas um. Estava também definida a ampliação da carga horária da etapa para 1.400 horas anuais, a vinculação dos currículos ao documento ainda não existente de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a possibilidade de realização de parcerias com o setor privado com vistas à oferta do itinerário da formação técnica e profissional, a obrigatoriedade de apenas duas disciplinas – Língua Portuguesa e Matemática, dentre outras.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49869 A EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DA LEI Nº 4.244 DE 9 DE ABRIL DE 1942 GUSTAVO CAPANEMA – MINISTRO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE 2021-05-03T23:59:09+00:00 Maria Ciavatta mciavatta@terra.com.br <p>Ao manter na Revista Trabalho Necessário um espaço para Memória e Documentos, os editores assumem um fato primordial da vida humana, que é a memória que permite a projeção do futuro. São fundamentais os processos de preservação da memória e sua transmissão às novas gerações como legado de uma visão ampliada do presente sobre as experiências do passado. O antropólogo Gilberto Velho3 articula memória e projeto. A memória é fragmentada, e o sentido de identidade do indivíduo depende, em parte, da organização desses fragmentos. O projeto, expresso através de conceitos, palavras, categorias, seria um instrumento básico de organização desses fragmentos e de negociação da realidade com outros atores sociais, individuais ou coletivos.</p> <p> </p> <p> </p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50214 DECRETO-LEI Nº 4.244, DE 9 DE ABRIL DE 1942: EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 2021-05-27T22:56:53+00:00 Brasil 1942 revistatrabalhonecessario@gmail.com <p>--</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50215 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016: EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 2021-05-27T22:58:53+00:00 Brasil 2016 revistatrabalhonecessario@gmail.com <p>--</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49427 DO “NÓ DO 2º. GRAU” AO ULTRACONSERVADORISMO DA ATUAL POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ATUALIDADE E URGÊNCIA DO PENSAMENTO DE DERMEVAL SAVIANI 2021-03-26T14:34:00+00:00 Marise Ramos ramosmn@gmail.com <p>Em 1986, Dermeval Saviani concedeu uma entrevista ao único número da Revista Bimestre, editada pelo MEC/INEP/CENAFOR3, tratando do “nó da educação brasileira”, o então 2º Grau4. Naquele momento, essa designação esclarecia o que o entrevistador via como um “emaranhado de interpretações” que caracterizaria tal nível de ensino. A resposta do nosso educador nos permitiu entender que não havia, propriamente, um “emaranhado de interpretações” sobre o 2º. Grau, mas sim a falta de equacionamento do real problema. Saviani foi claro: o “nó” que precisaria ser desfeito implicava superar seu histórico caráter “pendular” decorrente da indefinição de sua função. Se essas eram claras para os 1º e 3º graus, o mesmo não ocorria com o 2º, que visava, ora preparar para o prosseguimento de estudos – a chamada função propedêutica – ora à terminalidade, mediante função profissionalizante. Tal indefinição expressava como a sociedade via a articulação entre trabalho e educação. Este era o primeiro problema a ser resolvido.</p> <p> </p> <h4><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a></h4> 2021-06-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50210 O NÓ DO ENSINO DE 2º GRAU 2021-05-27T20:43:52+00:00 Dermeval Saviani revistatrabalhonecessario@gmail.com <p>Entrevista de Dermeval Saviani</p> 2021-06-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50211 ESSA TAL DA POLITECNIA 2021-05-27T20:54:42+00:00 Revista Sala de Aula revistatrabalhonecessario@gmail.com <p>--</p> 2021-06-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48675 A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO ACRE E A ATUAÇÃO DE INSTITUTOS LIGADOS AO SETOR EMPRESARIAL 2021-02-05T21:46:43+00:00 Anderson Evangelista andersonevangistaczs@gmail.com <p>O constructo dissertativo que aqui é apresentado teve como objetivo analisar em ambiência focalizada, a mais recente reforma do ensino médio e o avanço da relação público-privado na educação. O objeto central da pesquisa é o Programa de Educação Integral e as Escolas Jovens de Ensino Médio em Tempo Integral (Lei nº 3.366 de 27 de dezembro de 2017) que estão sendo implementados no estado do Acre. Assim, o estudo problematizou de que forma têm se dado a atuação de institutos ligados ao setor empresarial no processo de implementação da política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre.</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48130 A DISTOPIA DO MÉRITO: DESIGUALDADES ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO ANALISADAS A PARTIR DO ENEM 2021-01-12T20:37:05+00:00 Cássio Silva cassiosilva.cs@gmail.com <p>Pelo menos desde o final do século XVIII, há uma grande expectativa projetada sobre o potencial da educação pública para fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes classes sociais de sociedades capitalistas (LOPES, 2008). No entanto, essa tendência não é percebida em muitos países onde o capitalismo se desenvolveu de forma periférica e dependente. Um dos principais impedimentos para a consolidação desse ideal, oriundo da filosofia burguesa do liberalismo, é a influência das desigualdades de origem social sobre as desigualdades educacionais (FRIGOTTO, 2010).</p> 2021-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário