https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/feedRevista Trabalho Necessário2023-08-23T21:10:31+00:00Revista Trabalho Necessáriorevistatrabalhonecessario@gmail.comOpen Journal Systems<p><strong>Trabalho Necessário - ISSN 1808-799X</strong> é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. </p>https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59639Expediente2023-08-23T18:26:45+00:00- -revistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59624ENTREVISTA COM OS EDITORES DA TRABALHO NECESSÁRIO2023-08-22T00:34:47+00:00Maria Cristina Rodriguesmcristina@id.uff.brSandra Moraissandramorais1409@gmail.comJaqueline Venturajaquelineventura@id.uff.br<p>A revista Trabalho Necessário é resultado de muito – e qualificado – trabalho coletivo, como já demonstrado nas seções anteriores deste número comemorativo. Mas tem um grupo de pessoas cuja dedicação foi e tem sido fundamental para garantir efetivamente que, a cada número, a revista seja publicada com a qualidade e coerência teórico-metodológica dela esperadas. Falamos aqui das editoras e editores, com quem conversamos através de cinco perguntas comuns, que elas e eles, gentilmente, nos responderam por e-mail, entre os meses de junho e julho do corrente ano.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59218FRANCISCO JOSÉ DA SILVEIRA LOBO NETO: UMA VIDA DEDICADA AO ATO DE EDUCAR2023-07-14T15:09:03+00:00Sonia Maria Rummertrummert@uol.com.br<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59640ANGICOS/1963: UM MARCO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL2023-08-23T18:45:35+00:00Francisco José da Silveira Lobo Netosloboneto@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59408HOMENAGEM A GAUDÊNCIO FRIGOTTO - PROFESSOR EMÉRITO2023-07-31T16:28:46+00:00Gelta T. Ramos Xaviergeltaxavier@id.uff.brLia Tiribaliatiriba@gmail.comJaqueline Venturajaquelineventura@id.uff.br<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59641DE COMO RECEBO E INTERPRETO O TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO2023-08-23T18:54:00+00:00Gaudêncio Frigottogaudenciofrigotto02@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/58809MEU RECONHECIMENTO À HOMENAGEM2023-06-15T01:47:34+00:00Maria Ciavattamaria.ciavatta@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/58769TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: DIÁLOGO COM O NÚMERO 42 DA REVISTA TRABALHO NECESSÁRIO2023-06-12T23:12:24+00:00Olinda Evangelistaolindaevangelista35@hotmail.com<p>O texto originou-se de exposição por mim realizada por ocasião do lançamento da Revista Trabalho Necessário, número 42, de 2022, organizada por Rodrigo Lamosa e Marco Lamarão, cujo tema é O empresariamento da educação e o Estado-educador. Refere-se ao processo metarreflexivo sobre as análises apresentadas no volume pelos vários autores, tendo em vista assinalar as tendências e contribuições acerca do tema, ressalvadas as divergências teóricas. É comum às abordagens a defesa inconteste da escola pública em todas as suas formas, e a análise das estratégias da burguesia para a formação da juventude trabalhadora. São tratados os Aparelhos Privados de Hegemonia; as organizações multilaterais; os aparelhos de Estado; as TICs. No que toca diretamente ao assunto do dossiê, os autores discutiram empresariamento, privatização, mercantilização, mercadorização, financeirização, comoditização, relação público-privado, filantropização, capitalização, flexibilização e comercialização, evidenciando-se que são muitas as formas de refletir sobre a presença do capital na determinação das políticas educacionais no Brasil.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação pública; Política Educacional; Educação e Trabalho.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/58731PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO E NEGACIONISMO: DESAFIOS EDITORIAIS2023-07-25T21:57:12+00:00Ines Barbosa de Oliveirainesbo2108@gmail.com<p>Descobrimos recentemente no Brasil, e algo chocados, que os preços cobrados dos autores, por algumas das principais editoras científicas do mundo beiram os dez mil dólares. Enquanto isso, cresce no mundo, a perspectiva de uma ciência aberta, acessível a todos, transparente em suas avaliações por pares e em relação aos dados das pesquisas que estão na origem dos artigos. Este cenário de embates e contradições nos permite tratar dos desafios editoriais que estão colocados àqueles que atuam na área a partir de diferentes ângulos. O objetivo é contribuir para as reflexões, mais do que oferecer respostas, levantar possibilidades de mudança e apontar dificuldades. Didaticamente separados em seções, os temas se articulam e caminham juntos, como diferentes expressões do momento político, científico e econômico que o mundo ocidental vivencia.</p> <p>Assim, o artigo aborda, em primeiro lugar, a questão da mercantilização e da influência das desigualdades econômicas sobre a circulação do conhecimento, incluindo no debate as questões que envolvem a ideia do inglês como língua franca na perspectiva da “internacionalização subalterna”. Em seguida, trataremos dos riscos políticos e sociais tanto da exclusão quanto o fato desta exclusão abrir espaço para a desinformação e o negacionismo e seu outro lado, os ataques às universidades e pesquisadores no Brasil.</p> <p>A especificidade do cenário nacional nas ciências humanas e sociais e as responsabilidades editoriais que a ela se associam fecha o artigo, buscando situar alguns dos principais problemas que nos atingem, considerando não só este cenário global, como as inadequações da compreensão hegemônica de ética na pesquisa – associada ao campo da saúde – e os esforços que vêm sendo feitos para que os resultados de pesquisas no campo respeitem exigências éticas outras e se adequem a princípios mais adequados ao campo.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/58502LEANDRO KONDER: DIALÉTICA E MARXISMO - UM DEBATE DRAMATICAMENTE NECESSÁRIO2023-05-15T19:13:11+00:00Celi Taffarelceli.taffarel@gmail.comJOELMA OLIVEIRA ALBUQUERQUEjoelma.albuquerque@arapiraca.ufal.br<p>Ao rememorar seus 20 anos de publicação, a Revista Trabalho Necessário delimitou como título do Dossiê n. 45 “<strong>20 Anos da TN: a produção científica no combate às investidas do capital”, </strong>e elegeu o texto Clássico de Leandro Augusto Marques Coelho Konder – <em>A Dialética e o Marxismo,</em> publicado no seu primeiro número em 2003, para ser comentado. Para realizarmos tal tarefa, destacamos os seguintes tópicos: A Revista; O contexto histórico; O Autor; Destaques da sua obra; O texto comentado; A conclusão: a necessidade do debate dramaticamente atual.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Dialética, Marxismo, Clássico TN, Filosofia</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59643A DIALÉTICA E O MARXISMO2023-08-23T19:07:00+00:00Leandro Konderrevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59644A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA 30 ANOS DEPOIS: REGRESSÃO SOCIAL E HEGEMONIA ÀS AVESSAS2023-08-23T19:10:41+00:00Gaudêncio Frigottogaudenciofrigotto02@gmail.com<p>No presente texto, busco revisitar, trinta anos depois, o livro <em>A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame da relação entre educação e estrutura econômico-social capitalista, </em>destacando a concepção teórica e metodológica centrada no materialismo histórico. A partir deste referencial, aprofundado ao longo de três décadas, sublinho as mudanças na base material e política das relações sociais capitalistas e seu caráter regressivo em todas as esferas da sociedade e cujo preço recai na perda de direitos da classe trabalhadora. No campo educativo, surgem novas noções – sociedade do conhecimento, qualidade total, formação por competências, empregabilidade – que radicalizam o caráter ideológico da noção de capital humano, mascarando a regressão social e educacional subjacente. Nas considerações finais, como interpelação mais aguda do balanço das três décadas, sublinho o desafio no campo da esquerda brasileira, que atua na educação, mas não só com uma melhor compreensão e concretização da relação entre a produção teórica e a ação política.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Capital humano. Classes sociais. Regressão social e educacional. Contra-hegemonia.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59645O MÉTODO: CATEGORIAS FUNDANTES NO SÉCULO XXI2023-08-23T19:13:55+00:00Mauro Luís Iasirevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59646NA APRESENTAÇÃO DO LIVRO II DE O CAPITAL2023-08-23T19:17:39+00:00José Barata-Mourarevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59647A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE MARX2023-08-23T19:20:20+00:00Ana Aparecida Arguelho de Souzaana.arguelho@terra.com.br<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59648NEXOS ENTRE ECONOMIA E CULTURA: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DA ANTROPOLOGIA MARXISTA2023-08-23T19:23:53+00:00William Kennedy do Amaral Souzarevistatrabalhonecessario@gmail.comLia Tiribarevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>Como parte integrante de um estudo que busca evidenciar os nexos entre economia e cultura nos processos de produção da existência humana, partimos do pressuposto de que, embora não hegemônico entre os antropólogos, o materialismo histórico é essencial para o entendimento das formações sociais capitalistas e não capitalistas. Para explicitar o diálogo entre marxismo e antropologia, e em especial com a antropologia evolucionista de Lewis Henry Morgan, resgatamos o pensamento de Marx e Engels quanto as determinações sociais, materiais e simbólicas. Destacamos contribuições de E. P. Thompson, além do pensamento do antropólogo Maurice Godelier, considerado como marxista estruturalista.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Economia; Cultura; Antropologia marxista.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59649RELAÇÕES SERES HUMANOS-NATUREZA: TRABALHO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SABERES2023-08-23T19:23:55+00:00Maria Clara Bueno Fischermariaclara180211@gmail.comDoriedson do Socorro Rodriguesdoriedson@ufpa.br<p>O presente texto traz, a partir do materialismo histórico-dialético, uma contribuição à análise do intercâmbio seres humanos-natureza mediados pelo trabalho como crítica do modo de produção capitalista, que impõe uma ruptura dessa relação nesse intercâmbio. Contudo, contrapondo-se a essa perspectiva, é possível identificar outros modos de vida que resistem a isso no interior das contradições capital-trabalho. As reflexões propostas almejam colaborar com o aprofundamento de análises sobre as relações entre trabalho e educação, em particular o trabalho como princípio educativo, a partir do enfoque do tema relações entre seres humanos e natureza.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Relações entre seres humanos-natureza; Trabalho como princípio educativo; Modos de vida. Povos e comunidades tradicionais.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59654GÊNERO, PATRIARCADO, TRABALHO E CLASSE2023-08-23T19:33:11+00:00Helena Hiratarevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>A conjunção das palavras-chave que compõem o título desse artigo remete imediatamente ao conjunto de reflexões e práticas do que se convencionou denominar “feminismo materialista” Assim, esse texto apresenta, de início, o feminismo materialista para, em seguida, abordar o tema do trabalho das mulheres e, mais geralmente, a relação entre trabalho e gênero, no contexto de um capitalismo patriarcal. Discute, enfim, o paradigma da interseccionalidade, que propõe a interdependência e a não-hierarquização das relações de poder de gênero, raça e classe social.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>feminismo materialista; gênero e classe; interseccionalidade</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59653O (SUB)DESENVOLVIMENTO INSUSTENTÁVEL: A QUESTÃO AMBIENTAL NOS PAÍSES PERIFÉRICOS LATINO-AMERICANOS2023-08-23T19:33:10+00:00Alexandre Maia do Bomfimalexmab@uol.com.br<p>A proposta do trabalho é obter elementos que possam contribuir na construção de uma perspectiva teórica crítica à Questão Ambiental e para uma realidade periférica, no caso, latino-americana. As categorias de análise foram construídas a partir de referências teóricas críticas (FURTADO, LAYRARGUES, CHESNAIS, BETTELHEIM, ARRIGHI, MÉSZÁROS, KONDER, LÖWY entre outros) que questionaram o conceito de subdesenvolvimento e sobretudo problematizaram o conceito de “Desenvolvimento Sustentável”. A hipótese de trabalho foi mostrar que a proposta de Desenvolvimento Sustentável não foca os elementos principais da degradação do meio ambiente. A questão de trabalho foi: os países ditos “subdesenvolvidos”, “periféricos’ ou ”dependentes” podem se livrar de seu conteúdo de miséria, desorganização espacial, deseducação, pouca saúde, violência etc. sem degradar seu meio ambiente? O trabalho mostra que as opções dos países periféricos não estão revertendo o quadro de destruição da natureza, as ações tomadas são superficiais ou ineficazes. O estudo infere que mais do que consciência da degradação será necessário impor mudanças ao próprio sistema societário que estimula o desenvolvimentismo, produtivismo, consumismo, chegando ao ponto de exaurir os recursos naturais. A conclusão vê a necessidade de se revigorar a crítica ao sistema social que nas duas últimas décadas se pôs hegemônico no mundo. E que as nações periféricas podem e devem fazer diferente. Reivindicar o direito de poluir, de consumir, de destruir como fizeram os países centrais não parece ser o caminho.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Desenvolvimento Ambiental; Subdesenvolvimento e desenvolvimento; Sociologia e Meio Ambiente; Centro e periferia; Educação Ambiental.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59652A CLASSE TRABALHADORA E SUAS LUTAS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: SÍNTESES DO DEBATE MARXISTA2023-08-23T19:33:08+00:00Sandra Luciana Dalmagrosandradalmagro@yahoo.com.brCaroline Bahniukcarolbahniuk@yahoo.com.br<p>O artigo apresenta contribuições para a análise da classe trabalhadora e suas lutas na atualidade, considerando as relações sociais contraditórias no capitalismo. Entende a classe, as lutas e movimentos sociais que a compõe como produtos históricos em permanente refazer. A análise coloca em relevo duas dimensões: uma objetiva, referente à condição material da classe e seu lugar na produção, e outra subjetiva, que diz respeito à sua consciência e ação política, ambas intrinsecamente articuladas. Aponta para a emergência de diversas lutas e organizações que revelam as contradições do capitalismo contemporâneo e o fazer-se da classe. Conclui afirmando a centralidade das categorias classe e trabalho para a compreensão da sociedade na atualidade, reconhecendo a diversidade e a unidade na composição atual da classe trabalhadora.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Classe trabalhadora; Trabalho; Lutas sociais, Movimentos sociais.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59651MOVIMENTO E RESISTÊNCIA INDÍGENA NO CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO2023-08-23T19:33:06+00:00Luiz Eloy Terenaadvluizeloy@gmail.com<p>O texto oferece um panorama do contexto da política indigenista brasileira, bem como as articulações que o movimento indígena brasileiro, liderado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), está empreendendo na atualidade. Ao mesmo tempo, deixa claro como as lutas dos povos indígenas pela defesa de seus direitos, especialmente o territorial, estão conectadas às demais lutas sociais. Para tanto, chamamos a atenção para o modelo de desenvolvimento que afeta de maneira negativa os territórios tradicionais, por meio das estruturas políticas e econômicas do capital.</p> <p><strong>Palavras-Chaves:</strong> Resistência Indígena; Lutas Sociais; Política Indigenista.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO2023-08-23T19:33:05+00:00Ângela Maria Souza Martinsasmartins22@gmail.comLúcia Maria Wanderley Neves lucianeves@globo.com<p>O texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: marxismo; cultura; educação.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59659TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO PAUTA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO DE PESQUISA2023-08-23T19:54:35+00:00Carmen Sylvia Vidigal Moraesrevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>Tendo como ponto de partida estudos desenvolvidos em minha trajetória de pesquisa, o texto propõe introduzir algumas reflexões sobre os desafios teóricos presentes na relação trabalho e educação e as dificuldades na constituição do referido domínio de conhecimento. Pretende, também, analisar a pertinência e contribuição deste debate para o desenvolvimento de políticas públicas relativas à conformação do ensino médio e, em particular, do ensino médio integrado. Com esses objetivos, a partir de uma leitura crítica das Teorias da Reprodução propiciada pelas contribuições de H. Lefebvre, P. Naville e L. Tanguy, entre outros, retoma algumas formulações sobre a escola e a educação profissional, para, na sequência, discutir a proposta de educação unitária na obra de Gramsci e suas implicações à organização do ensino médio.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação e trabalho; ensino médio integrado; educação profissional</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59658O REDUCIONISMO DA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO EFEITO DA LIQUEFAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS NO MERCADO CAPITALISTA2023-08-23T19:54:33+00:00Maria de Fatima Felix Rosarmffrosar@uol.com.b<p>O artigo aborda as relações entre capital, trabalho e desenvolvimento humano, enfatizando processos de produção e exploração da força de trabalho. Trata da indústria sustentada pelo trabalho de crianças, mulheres e homens, da reestruturação produtiva e seus efeitos sobre a subjetividade humana. Revisita textos de Marx sobre as necessidades humanas no capitalismo e as necessidades qualitativas possíveis no pós-capitalismo. Destaca a exploração dos trabalhadores, sob formas violentas e edulcoradas, propondo reflexões para se resistir ao reducionismo da perspectiva de desenvolvimento humano. </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Capital; Trabalho; Desenvolvimento Humano</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59657DO TRABALHO SOCIALMENTE NECESSÁRIO AO POLITECNISMO A PARTIR DE VIKTOR SHULGIN: FUNDAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA REVOLUCIONÁRIA2023-08-23T19:54:31+00:00Leonardo Dorneles Gonçalves dorneles05@gmail.comConceição Paludorevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>O presente artigo busca adentrar no entendimento da relação trabalho/educação, tendo como referência básica a experiência russa ocorrida no início do século 20. O autor que serve de referência para o estudo é Viktor Shulgin, por ter sido quem se debruçou sobre o conceito de politecnismo, também referido pelo termo politecnia. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Ao final, o estudo mostra que, para o autor, o trabalho é o aspecto dinamizador, tanto da forma como do conteúdo escolar. Exatamente por esse entendimento, no contexto da Rússia do início do século 20, Shulgin transita do conceito de Trabalho Socialmente Necessário para o de Politecnismo, o que se colocava como necessidade naquele momento histórico.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Trabalho; Educação; Politecnismo.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59656UMA ABORDAGEM INTERACIONAL DOS SABERES E DAS CULTURAS PROFISSIONAIS2023-08-23T19:54:30+00:00Telmo H. Cariatcaria@utad.ptMarise Ramosmramos@fiocruz.br<h1>Resumo</h1> <p>O artigo aborda o conceito de saber profissional no âmbito das Ciências Sociais vinculado com ao tema culturas profissionais, considerando contribuições da microssociologia, vindas da fenomenologia social e do interacionismo simbólico, em diálogo interdisciplinar com as Ciências Cognitivas e com o pensamento histórico-dialético em alguns aspectos, visando a contribuir para estudos sobre o trabalho profissional em interação social. Conclui destacando a importância de investigações empíricas sobre os elementos que interconectam tais componentes interacionais no interior do grupo profissional e sobre os efeitos das interações multiculturais na reflexividade interna desse mesmo grupo. </p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>saber profissional, cultura profissional, microssociologia, sociocognição</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59655MIGRAÇÃO, JORNADA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS (IM)POSSIBILIDADES DE CONCILIAÇÃO TRABALHO E ESCOLA2023-08-23T19:54:28+00:00Larissa do Livramento Pereiralarissalivramentop@gmail.comCélia Regina Vendraminicelia.vendramini@ufsc.br<p>O artigo visa analisar como se configuram as relações entre jornada de trabalho e escolarização na trajetória de migrantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Florianópolis/SC. O método que orienta o trabalho parte do materialismo histórico e dialético, compreendendo o trabalho como categoria fundante e central para a apreensão do ser humano em suas relações sócio-históricas. Partimos da análise da jornada de trabalho dos estudantes migrantes e sua relação com a produção de mais valor e as relações de exploração, permitindo evidenciar que a extensão e intensificação da jornada de trabalho deixa pouco tempo para a dedicação aos estudos. </p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Trabalho e Educação; Migração; Jornada de Trabalho; Educação de Jovens e Adultos. </p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57340FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E PRODUTIVISMO ACADÊMICO: CONTEXTO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO2023-05-02T21:14:28+00:00Luciane Nascimentoluciane.estrela@gmail.comAndreia Gomes da Cruzandreiagomes25@yahoo.com.brAline de Carvalho Mouralicacmoura@hotmail.com<p>Com base na perspectiva histórico-social, o artigo apresenta a discussão sobre o processo de financeirização da Educação Superior privada, a formação dos oligopólios educacionais e como as formas de contingenciamento de investimentos públicos, no campo científico, atribuem novos valores à ciência refletindo, também, no processo de produção de conhecimento, através do produtivismo acadêmico. Como considerações, afirmamos que boa parte das ações em curso na Educação Superior não assumiriam as proporções atuais sem a complacência do Estado.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Financeirização da educação; Oligopólios educacionais; Produtivismo acadêmico.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57381 O CARÁTER DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL2023-03-30T14:52:57+00:00Bruno Gawryszewskibrunogawry@gmail.comLívia Mouriño de Mellolivia.mourino@gmail.comNatália Silva Pereiraprofnatalia1@outlook.com<p>O artigo tem como objetivo discutir o porquê do Novo Ensino Médio ser reivindicado pelos setores dominantes brasileiros como uma janela de oportunidade para adequar a qualificação da força de trabalho às reivindicações das empresas e às aspirações dos jovens. Discutimos o contexto de crise do capital e as transformações do mundo do trabalho e as formulações da CNI acerca da força de trabalho sob o lema da Indústria 4.0. Concluímos que a qualificação reivindicada para a força de trabalho está em consonância com o Novo Ensino Médio, e expressa determinantes e limites do próprio sistema capital.</p> <p><strong>Palavra-chave</strong>: Crise do capital; Qualificação; Ensino Médio; Trabalho-Educação.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59633PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E LUTAS SOCIAIS: A REVISTA TRABALHO NECESSÁRIO NA CONTRACORRENTE DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO2023-08-23T13:15:33+00:00Jacqueline Botelhojbotelho@id.uff.brRegis Argüellesrarguelles@gmail.comLia Tiribaliatiriba@gmail.com<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/5941020 ANOS DA REVISTA TN – QUANTO TRABALHO FOI NECESSÁRIO PARA DAR-LHE VIDA E QUANTO AINDA O SERÁ PARA MANTÊ-LA EM MOVIMENTO?2023-08-02T14:27:17+00:00Maria Cristina Paulo Rodriguesmcristina@id.uff.brSandra Moraissandramorais1409@gmail.comJaqueline Venturajaquelineventura@id.uff.br<p>--</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59249UMA VOLTA NO TEMPO: DO PRESENTE AO PASSADO, PARA O FUTURO2023-07-17T18:59:41+00:00Maria Ciavattamaria.ciavatta@gmail.com<p>MEMÓRIA E DOCUMENTOS me trazem à mente duas questões. Uma delas é a memória e sua existência na vida humana. A outra questão são os documentos. Mia Couto, o escritor moçambicano, nos diz que que existimos enquanto alguém se lembrar de nós, enquanto estivermos na memória. Esta ideia serve para os indivíduos, mas, principalmente, para as instituições com seus coletivos, ideias, interesses diversos e divergências.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/5966131 ANOS DO NEDDATE – O RESGATE DA MEMÓRIA “PARA NÃO APAGAR O FUTURO”2023-08-23T20:52:49+00:00Maria Ciavattarevistatrabalhonecessario@gmail.comGaudêncio Frigottorevistatrabalhonecessario@gmail.com<p>Este documento recupera e amplia a participação dos Profs. Drs. Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta na sessão comemorativa dos 31 anos do Neddate.</p>2023-08-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023