Revista Trabalho Necessário https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario <p><strong>Trabalho Necessário - ISSN 1808-799X</strong> é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. </p> pt-BR <p>DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL</p><p>Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional). </p><p>O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.</p><p>Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL</p><p>Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).</p><p>Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.</p><p>Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.</p><p>DECLARATION OF COPYRIGHT</p><p>The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).</p><p>Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.</p><p>The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.</p><p> </p><p align="center"><strong>Termo de Transferência de Direitos Autorais</strong></p><p>Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas. </p><ul><li>Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista <em>TrabalhoNecessário-TN</em>, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;</li><li>Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;</li><li>Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;</li><li>Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista <em>TrabalhoNecessário</em>-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.</li></ul> revistatrabalhonecessario@gmail.com (Revista Trabalho Necessário) jefferson@sti.uff.com (Jefferson Siqueira) Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO ACRE E A ATUAÇÃO DE INSTITUTOS LIGADOS AO SETOR EMPRESARIAL https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48675 <p>O constructo dissertativo que aqui é apresentado teve como objetivo analisar em ambiência focalizada, a mais recente reforma do ensino médio e o avanço da relação público-privado na educação. O objeto central da pesquisa é o Programa de Educação Integral e as Escolas Jovens de Ensino Médio em Tempo Integral (Lei nº 3.366 de 27 de dezembro de 2017) que estão sendo implementados no estado do Acre. Assim, o estudo problematizou de que forma têm se dado a atuação de institutos ligados ao setor empresarial no processo de implementação da política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre.</p> Anderson Evangelista Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48675 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A DISTOPIA DO MÉRITO: DESIGUALDADES ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO ANALISADAS A PARTIR DO ENEM https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48130 <p>Pelo menos desde o final do século XVIII, há uma grande expectativa projetada sobre o potencial da educação pública para fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes classes sociais de sociedades capitalistas (LOPES, 2008). No entanto, essa tendência não é percebida em muitos países onde o capitalismo se desenvolveu de forma periférica e dependente. Um dos principais impedimentos para a consolidação desse ideal, oriundo da filosofia burguesa do liberalismo, é a influência das desigualdades de origem social sobre as desigualdades educacionais (FRIGOTTO, 2010).</p> Cássio Silva Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48130 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 Expediente https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50196 <p>--</p> - - Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50196 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 NA MINHA TERRA GIRA O SOL, TAMBÉM GIRA A LUA: Ô, QUE TEMPO É ESSE, MEU DEUS? https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50126 <p><span style="font-weight: 400;">No momento que este editorial está sendo escrito, quase quinhentos mil brasileiros/as negros/as, indígenas, brancos, quase-brancos (como diria Caetano), quilombolas, ribeirinhos/as, mulheres, de mil e uma cores, com seus sonhos e desejos pulsantes, tiveram suas vidas ameaçada e ceifadas. Pela covid-19, mas também pela impossibilidade de atendimento para inúmeras outras doenças, consequência do descaso com a saúde pública e com o SUS.</span></p> <p> </p> José Luiz Cordeiro Antunes, Maria Cristina Paulo Rodrigues, Lia Tiriba Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50126 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 ENTREVISTA COM LUÍS ANTONIO GROPPO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49540 <p>A Trabalho Necessário traz uma entrevista com um jovem pesquisador da Universidade Federal de Alfenas. Professor do curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade, Luís Antonio Groppo coordena uma pesquisa nacional, que articula pesquisadores de 12 instituições de ensino superior, sobre as ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016, que foram as primeiras e mais fortes ações de resistência à reforma do ensino médio que ora ganha materialidade nas unidades federativas.</p> Mônica Ribeiro da Silva, Ronaldo Lima Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49540 Wed, 16 Jun 2021 00:00:00 +0000 EDUCACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL EN CUBA: DESAFÍOS DEL SOCIALISMO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49417 <p>El trabajo tiene como objetivo caracterizar los rasgos significativos de la Educación Técnica y Profesional (ETP) actual en Cuba, desde sus antecedentes. Se utilizaron referentes teóricos y empíricos que permitieron el análisis de resultados recientes de investigaciones realizadas en el país. Se constató el estado que presentan las instituciones de la ETP en su desarrollo, así como las necesidades de su perfeccionamiento. Los resultados incluyen propuestas concretas para lograr una calidad superior en los procesos inherentes a la formación de trabajadores, de acuerdo con las nuevas exigencias del mundo del trabajo de la educación socialista.<br />Palabras Claves: Educación Técnica y Profesional; formación de trabajadores; Cuba.</p> Caridad Pérez García, Jesús Jorge Pérez García, Ismael de Jesús Rodríguez Milían Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49417 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 O “NOVO ENSINO MÉDIO” NO ESPÍRITO SANTO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47157 <p>Resumo<br />O objetivo é analisar a forma de implantação do “novo ensino médio” no Espírito Santo. O estudo é desenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica e análise dos instrumentos normativos que orientam a organização do “novo ensino médio”. As percepções dos trabalhadores docentes sobre a reforma foram analisadas com base nos dados coletados a partir de uma enquete aplicada com 263 docentes. A forma de implantação da reforma é singular e a maioria dos docentes desconhecem ou conhecem parcialmente a organização do “novo ensino médio”.<br />Palavras-chave: reforma; ensino médio; ação pública.</p> Ana Paula Felix, Eliza Bartolozzi Ferreira, Kefren Calegari dos Santos Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47157 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: UM PERCURSO ATRAVESSADO PELOS INTERESSES DO EMPRESARIADO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47398 <p>Este artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.<br />Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio. Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Empresariado</p> Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Tamiris Possamai, Tatiane Aparecida Martini Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47398 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO: A NOVA FACE DA MODERNIZAÇÃO-CONSERVADORA NEOLIBERAL https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48626 <p>O artigo analisa a implementação da reforma do ensino médio (lei 13.415/2017) na rede de ensino de Pernambuco e as consequências para a escolarização no âmbito do ensino médio. Utiliza categorias do marxismo na análise de documentos oficiais, teses e dissertações sobre o ensino médio neste estado. Os dados evidenciam que tal reforma expressa uma etapa da modernização conservadora neoliberal, gestada através de mudanças moleculares dirigidas por diferentes governos, desde a década de 1990, dando nova forma institucional a um modelo de oferta baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.<br />Palavras-chaves: Modernização Conservadora; Neoliberalismo; Gerencialismo; Reforma do Ensino Médio, BNCC do Ensino Médio; Lei 13.415/2017; Pernambuco.</p> Jamerson Silva Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48626 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO PARÁ https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47155 <p>Este texto analisa a regulamentação e as primeiras ações de implementação da Reforma do Ensino Médio de 2017 no Pará, através da pesquisa documental, análise de conteúdo e das categorias gestão, tempo integral, currículo, financiamento e relação público-privada, concluindo que, contrário aos interesses sociais, a atuação conjunta da Secretaria e do Conselho Estadual de Educação não conseguiu regulamentar uma proposta de Ensino Médio capaz de ampliar a qualidade socialmente referenciada à última etapa da Educação Básica.<br />Palavras-chave: Política Educacional. Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415/2017.</p> Alice Raquel Maia Negrão, Dinair Leal da Hora Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47155 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO RIO DE JANEIRO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47349 <p align="justify">Neste trabalho buscaremos explicitar o incipiente processo de construção e regulamentação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular na rede estadual do Rio de Janeiro. Assim como, demonstrar o processo de reformulação administrativa e pedagógica, em curso há mais de 10 anos no Ensino Médio do Rio de Janeiro. Para tanto, partiremos do materialismo histórico-dialético por entender que esse processo deve ser compreendido, a partir do âmbito concreto da realidade educacional, inserida numa totalidade de múltiplas determinações.<br />Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio, Rede Estadual do Rio de Janeiro, Privatização.</p> Natália Silva Pereira Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47349 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 REFORMA DO ENSINO MÉDIO: SUBORDINAÇÃO DA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA AO MERCADO DE TRABALHO PERIFÉRICO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47479 <p>O artigo discute a reforma do ensino médio materializada pela Lei nº 13.415/2017. Desenvolvido na forma de pesquisa bibliográfica e documental, na primeira parte contextualizamos a reforma, explorando seus aspectos gerais e, na segunda, discorremos sobre a nova organização curricular proposta para o ensino médio. Concluímos que a reforma fragmenta o ensino médio fragilizando-o enquanto etapa final da educação básica, afetando o direito a uma educação plena para os estudantes de origem trabalhadora e alinha as finalidades do ensino médio aos interesses produtivos do mercado de trabalho.<br />Palavras-chave: Ensino Médio. Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415/2017.</p> Dante Henrique Moura, Elizeu Costacurta Benachio Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47479 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO GOVERNO TEMER:UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES E DO FINANCIAMENTO EXTERNO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47181 <p>Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos da política de financiamento externo para a implementação da Reforma do Ensino Médio no Brasil no Governo Temer, e as condicionalidades expressas no contrato de empréstimo do Ministério da Educação com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)/Banco Mundial (BM). Buscamos desenvolver reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio no Brasil, especificamente em relação à Reforma do Ensino Médio, empreendida pela Lei nº 13.415/17 e ancorada em financiamento externo, realizado junto ao Banco Mundial.<br />Palavras-chave: Ensino médio no Brasil; Banco Mundial; Orientações e Financiamento Externo.</p> <p> </p> Márcia Fornari, Roberto Antonio Deitos Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47181 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163 <p>O texto explora o movimento reformista e o lugar do conhecimento no Novo Ensino Médio. A partir de documentos da Fundação Lemann, ANPEd, CONSED e outros, apresenta inferências derivadas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do Ciclo de Políticas (BALL e BOWE, 1992). Tais inferências relacionam-se a três categorias: nova Filantropia e o aluno desejado, teor super prescritivo e foco na vida cotidiana do aluno. Os resultados indicam uma instrumentalização do currículo e um esvaziamento de sua dimensão processual, bem como uma hipervalorizarão da prática como elemento curricular.<br />Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Ensino Médio; Currículo; Conhecimento.</p> Henrique da Silva Lourenço Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A PROFISSIONALIZAÇÃO GENERALIZADA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO MÉDIO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47185 <p>Este artigo visa discutir a respeito da concepção de<br />educação profissional na Reforma do Ensino<br />Médio, no intuito de compreender o sentido da inserção da profissionalização no currículo do ensino<br />médio regular. A metodologia consiste em discussão teórica, análise documental das normativas para<br />o ensino médio e pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Como proposta de intervenção,<br />descreve e analisa os dados obtidos com o desenvolvimento de um curso de formação, destinado à<br />discussão a respeito da profiss ionalização e da especialização no ensino médio regular, realizado<br />com os profissionais da educação de uma escola estadual em Poços de Caldas/MG.<br />Palavras chave : Educação Profissional e Tecnológica. Reforma do Ensino Médio.</p> Heloise Paula Costa, Vagno Emygdio Machado Dias Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47185 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A PRECARIEDADE EM CASCATA: O PROVIMENTO DO CARGO DOS SUPERVISORES DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47765 <p>O presente artigo debate as formas de provimento do cargo de supervisor de ensino adotadas pelo governo paulista. A pesquisa, de caráter documental, aponta a presença do conceito aqui forjado como “precariedade em cascata”, uma vez que o cargo de supervisor de ensino passa a ser ocupado por profissional designado, um diretor de escola ou professor titular de cargo que, por sua vez, tem seu cargo atribuído a um professor concursado. Face à escassez de concursos públicos no estado, sobretudo para professores, finda por desaguar na contratação massiva de docentes em caráter temporário.<br />Palavra-chave: Supervisor de ensino; política educacional; Relações de trabalho; precariedade.</p> Selma Venco, Beatriz Garcia Sanchez Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47765 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: MARCAS DE UM PASSADO PRESENTE https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47383 <p>Ronaldo Marcos de Lima Araújo, educador brasileiro, formado em Pedagogia, é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ). Sua produção bibliográfica é ampla, com foco na área de Trabalho e Educação e, em particular, no Ensino Médio e na Educação Profissional. Atualmente, é professor titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e superintendente da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA).</p> Sandy Coelho, Cristiane Lopes de Sousa Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47383 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 MATERIALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: É POSSÍVEL?! https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48587 <p>No presente texto, apresento uma resenha do livro Oficina de Integração: vivências de sala de aula no Ensino Médio Integrado, do professor Dr. Adriano Larentes da Silva. A obra apresenta a experiência de mais de 10 anos do curso técnico integrado em informática, do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó, na materialização do Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da disciplina Oficinas de Integração. O EMI é um desafio para os sujeitos que atuam na EPT e que lutam por uma formação integral da classe trabalhadora.</p> <p>Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Oficinas de Integração. Formação Integral.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>&nbsp;</p> Arthur Rezende da Silva Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/48587 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO NA CONTRAMÃO DA DEMOCRACIA - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50143 <p>No dia 22 de setembro de 2016, o então presidente Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória, a MP 746/16, que dá início ao que passamos a chamar de reforma do ensino médio. Dentre as proposições estavam a divisão dos currículos em dois momentos distintos, um destinado à formação básica comum e outro subdividido em cinco itinerários formativos, dos quais cada estudante cursaria apenas um. Estava também definida a ampliação da carga horária da etapa para 1.400 horas anuais, a vinculação dos currículos ao documento ainda não existente de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a possibilidade de realização de parcerias com o setor privado com vistas à oferta do itinerário da formação técnica e profissional, a obrigatoriedade de apenas duas disciplinas – Língua Portuguesa e Matemática, dentre outras.</p> Monica Ribeiro da Silva , Ronaldo Marcos Lima de Araújo Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50143 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 A EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DA LEI Nº 4.244 DE 9 DE ABRIL DE 1942 GUSTAVO CAPANEMA – MINISTRO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49869 <p>Ao manter na Revista Trabalho Necessário um espaço para Memória e Documentos, os editores assumem um fato primordial da vida humana, que é a memória que permite a projeção do futuro. São fundamentais os processos de preservação da memória e sua transmissão às novas gerações como legado de uma visão ampliada do presente sobre as experiências do passado. O antropólogo Gilberto Velho3 articula memória e projeto. A memória é fragmentada, e o sentido de identidade do indivíduo depende, em parte, da organização desses fragmentos. O projeto, expresso através de conceitos, palavras, categorias, seria um instrumento básico de organização desses fragmentos e de negociação da realidade com outros atores sociais, individuais ou coletivos.</p> <p> </p> <p> </p> Maria Ciavatta Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49869 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 DECRETO-LEI Nº 4.244, DE 9 DE ABRIL DE 1942: EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50214 <p>--</p> Brasil 1942 Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50214 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016: EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50215 <p>--</p> Brasil 2016 Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50215 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000 DO “NÓ DO 2º. GRAU” AO ULTRACONSERVADORISMO DA ATUAL POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ATUALIDADE E URGÊNCIA DO PENSAMENTO DE DERMEVAL SAVIANI https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49427 <p>Em 1986, Dermeval Saviani concedeu uma entrevista ao único número da Revista Bimestre, editada pelo MEC/INEP/CENAFOR3, tratando do “nó da educação brasileira”, o então 2º Grau4. Naquele momento, essa designação esclarecia o que o entrevistador via como um “emaranhado de interpretações” que caracterizaria tal nível de ensino. A resposta do nosso educador nos permitiu entender que não havia, propriamente, um “emaranhado de interpretações” sobre o 2º. Grau, mas sim a falta de equacionamento do real problema. Saviani foi claro: o “nó” que precisaria ser desfeito implicava superar seu histórico caráter “pendular” decorrente da indefinição de sua função. Se essas eram claras para os 1º e 3º graus, o mesmo não ocorria com o 2º, que visava, ora preparar para o prosseguimento de estudos – a chamada função propedêutica – ora à terminalidade, mediante função profissionalizante. Tal indefinição expressava como a sociedade via a articulação entre trabalho e educação. Este era o primeiro problema a ser resolvido.</p> <p> </p> <h4><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a></h4> Marise Ramos Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/49427 Wed, 16 Jun 2021 00:00:00 +0000 O NÓ DO ENSINO DE 2º GRAU https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50210 <p>Entrevista de Dermeval Saviani</p> Dermeval Saviani Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50210 Wed, 16 Jun 2021 00:00:00 +0000 ESSA TAL DA POLITECNIA https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50211 <p>--</p> Revista Sala de Aula Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50211 Wed, 16 Jun 2021 00:00:00 +0000