https://periodicos.uff.br/uffsociedade/issue/feed UFF & Sociedade 2024-06-13T13:53:48+00:00 Equipe Editorial revistaextensao.proex@id.uff.br Open Journal Systems <p><strong>UFF &amp; Sociedade</strong><strong> (ISSN 2965-6877)</strong> é o periódico técnico-científico da PROEX-UFF. Criada em 2021, a revista publica, em fluxo contínuo, trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para a divulgação e a difusão da Extensão, promovendo um espaço para o debate e estimulando a reflexão acerca das ações extensionistas e de sua repercussão na sociedade.</p> https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/61106 Atendimento nutricional ambulatorial online de crianças e adolescentes no período da pandemia da Covid-19 2023-12-19T18:39:30+00:00 Daiane Silva Gomes daianegomes@id.uff.br Leticia Manacorda da Costa revistaextensao.proex@id.uff.br Manuele dos Santos Gama revistaextensao.proex@id.uff.br Roberta Braga Pasini Lucchetti revistaextensao.proex@id.uff.br Rosane Valéria Viana Fonseca revistaextensao.proex@id.uff.br Ana Lúcia Pires Augusto revistaextensao.proex@id.uff.br <p>O objetivo deste estudo foi demonstrar os resultados das atividades desenvolvidas&nbsp; no ambulatório online de nutrição infantil da Universidade Federal Fluminense(UFF), de abril a outubro de 2021. A plataforma <em>Google Meet</em> foi utilizada para os atendimentos e artes gráficas com práticas de educação nutricional foram enviadas aos responsáveis como incentivo. Os dados dos atendimentos referentes à avaliação e conduta nutricional foram analisados de forma descritiva. A maior parte dos pacientes apresentou sobrepeso (33,3%) e obesidade (33,3%) e, destes, 42,9% reduziram o peso com o tratamento. Todos os pacientes com desnutrição apresentaram ganho de peso esperado. A diminuição de consumo de refrigerantes ocorreu em 15,4% deles e 33,3% das famílias relataram aumento do consumo de frutas e hortaliças. Concluiu-se que o atendimento online com uso de artes para educação nutricional, planejamento dietético adequado e contato mais ativo com os responsáveis dos pacientes promoveu aquisição de melhores hábitos alimentares, e melhoria do estado nutricional.</p> 2024-02-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/61092 Liga acadêmica de oncologia e genética no campus da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras 2023-12-19T13:41:44+00:00 Leila Leontina do Couto Barcia revistaextensao.proex@id.uff.br Yasmin de Miranda Sant’Ana Valle revistaextensao.proex@id.uff.br Vitor de Oliveira Bastos vitoroliveirabastos@id.uff.br Mariana Lopes de Oliveira revistaextensao.proex@id.uff.br Quezia Falcão Soares revistaextensao.proex@id.uff.br Laura Santos de Castro revistaextensao.proex@id.uff.br <p>A criação de uma liga acadêmica no espaço universitário cumpre o papel de associar o ensino, pesquisa e extensão oferecendo um espaço acadêmico de autonomia aos discentes envolvidos como uma atividade curricular, mas durante a pandemia do Covid-19 foi um desafio. O objetivo &nbsp;foi &nbsp;descrever a experiência da implantação de uma Liga Acadêmica sobre oncologia e genética por estudantes de graduação da área da saúde na universidade e comunidade. <strong>Metodologia: </strong>Estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, retratando a implementação da Liga Acadêmica em uma universidade pública no interior do estado do Rio de Janeiro. <strong>Resultados: </strong>Um breve histórico da implantação da LAOGRO na Universidade Federal Fluminense - Campus Rio Das Ostras; Estratégias de atrair candidatos: prova de seleção e realização dos encontros; Principais desafios e limites enfrentados com a implementação da LAOGRO. <strong>Conclusão:</strong> A criação da LAOGRO favoreceu preencher uma lacuna de&nbsp; conhecimento na oncologia e genética através de atividades de educação à distância, a implementação da conjugação do ensino, pesquisa e extensão com a participação ativa dos discentes, docentes, profissionais de saúde e comunidade. A exploração de temáticas atrativas e a realização do processo seletivo para recrutamento de ligantes atraiu os candidatos. Posto isto, apesar dos desafios de comunicação durante a pandemia de Covid-19, a Liga proporcionou o canal de comunicação com inclusão e diálogo de todos os envolvidos, tendo o compromisso de despertar conhecimento contribuindo assim para formação de futuros profissionais de saúde e corroborando a promoção de saúde da comunidade.</p> 2024-05-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60957 Artes, diversidade cultural e educação 2023-12-15T16:56:13+00:00 Gilmar Rocha gr@id.uff.br Adriana Russi Tavares de Mello adri.russitm@gmail.com Juliana da Silva Pinto Carneiro julianaspcarneiro@gmail.com Érica Silva Mendonça Neves erikeyneves@gmail.com Nívea Carvalho de Moraes niveacm@id.uff.br <p>O artigo apresenta o projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF) “Artes, Diversidade Cultural e Educação”, desenvolvido desde 2019. Remodelado para uma ação remota em razão da pandemia do COVID 19 nos anos de 2020 e 2021 voltou como ação presencial em 2023. Trata-se de projeto de extensão, articulado à disciplina optativa da graduação e voltado para a formação continuada de educadores(as) das redes municipais de Rio das Ostras e de Macaé/RJ. Envolve também os discentes do curso de Produção Cultural da UFF, campus Rio das Ostras. A combinação de discentes da graduação e docentes da rede de ensino municipal têm possibilitado a formação de grupos heterogêneos para a pesquisa-intervenção e o desenvolvimento de produtos digitais de apoio didático com ênfase na diversidade cultural, tendo nas artes um meio de promover a reflexão dos envolvidos na ação. Experiência essa que tem auxiliado na implementação da creditação da extensão no currículo da graduação da Produção Cultural.</p> 2024-02-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60920 A questão racial na análise de dados de violações de direitos fundamentais de crianças e adolescentes no município de Cachoeiras de Macacu-RJ 2023-12-13T17:13:49+00:00 José Nilton de Sousa jnilton.uff@gmail.com Hugo Farias de Sousa hgfariasdesousa32@gmail.com <p>A questão racial é um dado importante para pesquisas e análises em campos que visam fazer uma leitura estratégica do perfil da população para fins de proteção a cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica. A importância de abordar essa questão no Brasil está em seu traço histórico e social. A escravidão e o modelo de sociedade que se formou após a abolição em 1888 deixaram marcas de segregação racial que são impressas até o presente em uma expressiva parte da população brasileira. Este trabalho aponta como a negligência da questão racial por parte de um órgão público, o Conselho Tutelar de Cachoeiras de Macacu, dificulta o entendimento das especificidades das violações dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.</p> 2024-04-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60944 Possibilidades de formação inicial e continuada de professores na pandemia 2023-12-14T18:24:24+00:00 Caio Oliveira da Silva revistaextensao.proex@id.uff.br Dyanna Viana Vieira revistaextensao.proex@id.uff.br Karina Blakeley Galvão revistaextensao.proex@id.uff.br Rejany dos S. Dominick revistaextensao.proex@id.uff.br Stéfany Bicalho Fernandes revistaextensao.proex@id.uff.br Taissa Rodrigues Barbosa Vieira taissav@id.uff.br <p>Os desafios educacionais surgidos devido à pandemia de Covid-19 colocaram o grupo de licenciandos em Pedagogia em busca de práticas pedagógicas inovadoras para que fosse possível alcançar as crianças e construir um processo de aprendizagem significativo dentro das características do novo contexto educacional, que se voltou para a interação com mediação incisiva da tecnologia. Este projeto constituiu-se em uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório e objetivou apresentar as ações e reflexões desenvolvidas, ao longo do ano de 2021, de futuros professores-pesquisadores por meio do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Nossas construções buscaram alcançar a emancipação dos sujeitos envolvidos na prática educativa, tendo como princípio a defesa de que todos podem e devem aprender. Para tanto, foram planejadas dinâmicas e atividades que contaram principalmente com os suportes teóricos de Magda Soares (2020) e Paulo Freire (2018). Desta forma, as experiências no PIRP possibilitaram reflexão e aprofundamento sobre as práticas pedagógicas críticas relacionadas à alfabetização e ao letramento, além de revelarem a importância de considerar as subjetividades dos/as educandos/as e de respeitá-los/as como sujeitos ativos e criativos do processo de ensino-aprendizagem.</p> 2024-05-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60886 Conscientização sobre o autismo 2023-12-12T15:57:36+00:00 Maria Isabel do Nascimento maria_isabel@id.uff.br Antonio Duarte Guedes Filho revistaextensao.proex@id.uff.br Jaqueline dos Santos Rodrigues revistaextensao.proex@id.uff.br Amanda Ribeiro de Lima revistaextensao.proex@id.uff.br Wender Emiliano Soares revistaextensao.proex@id.uff.br Luis Antonio dos Santos Diego revistaextensao.proex@id.uff.br <p>Este relato de experiência enfatiza a aproximação universidade-territorialidades e descreve a ação de campo que inaugurou as atividades do projeto de extensão intitulado “Saúde e educação para a vida em conversas com crianças, pais e professores na Comunidade da Maré”. O projeto de extensão visa articular temas de saúde e educação considerados transversais à educação básica, valorizando o conhecimento popular e o acadêmico. A estratégia metodológica consiste no desenvolvimento de oficinas que são realizadas nas dependências da escola parceira localizada na Comunidade da Maré. As conversas são orientadas pelas demandas e necessidades das pessoas da comunidade. A conscientização sobre o autismo foi o tema inaugural posto a campo na data da celebração, dia 2 de abril de 2022. Na agenda estão outras demandas que perpassam pelo (i) uso consciente da internet, (ii) prevenção do câncer de pele, (iii) saúde do homem, (iv) racismo e discriminação, (v) responsabilidade com o meio ambiente, (vi) educação sexual etc. A ideia é trabalhar os conteúdos estruturantes da formação educacional das crianças, bem como dar a elas a oportunidade de protagonizar experiências novas, reconhecendo como legítimo os saberes trazidos por elas mesmas e pelos demais participantes. Nesse sentido, ouvir as crianças e dialogar com elas é tratar, no presente, de trocas de ideias que não só importam ou atraem a atenção delas hoje, mas que podem impactar no futuro.</p> 2024-03-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62563 Produção para mídias sociais digitais pautadas na acessibilidade na extensão universitária 2024-05-07T12:03:10+00:00 Amanda Menezes Farias de Souza amanda.mf.souza@unesp.br Guilherme Ferreira de Oliveira guilherme.f.oliveira@unesp.br Suely Maciel suely.maciel@unesp.br <p>As mídias sociais digitais permitem a interação entre os usuários e possibilitam a ampla produção de conteúdo para além dos formatos unidirecionais das mídias tradicionais. Contudo, a característica vital dessas plataformas é o formato audiovisual, dificultando o acesso das pessoas com deficiência visual caso a mensagem não tenha equivalentes alternativos para a informação. Para enfrentar essa barreira e garantir a participação desse grupo, é importante o uso de recursos de acessibilidade. Assim, este artigo tem como objetivo descrever a prática de produção de conteúdo para mídias sociais digitais em uma perspectiva inclusiva e de uso de recursos de acessibilidade visual do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Mídia e Acessibilidade “Biblioteca Falada”, da Unesp/SP, instituição que atua no desenvolvimento de projetos de extensão com a sociedade. A análise pode indicar possíveis práticas na produção de conteúdos que considerem as pessoas com deficiência visual como público participante de fato das redes digitais.</p> 2024-06-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62555 Contribuições do basquete em cadeira de rodas para a inclusão de pessoas com deficiência em Roraima 2024-05-21T14:08:10+00:00 Emilly Cazé da Silva emillypers@gmail.com Vinicius Denardin Cardoso vinicardoso@yahoo.com.br <p>O esporte para pessoas com deficiência é uma importante ferramenta para o desenvolvimento físico, psicológico e social dessa população. O objetivo desse estudo foi descrever a atuação da primeira autora no projeto de extensão Atividades Físicas e Esportivas para Pessoas com Deficiência. Trata-se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e observacional. Através da participação da autora como bolsista no projeto de extensão, três pontos principais foram elencados para discussão: 1) Contribuição para formação acadêmica, 2) Sociabilidade dos alunos participantes e; 3) Acessibilidade das pessoas com deficiência. A participação no projeto de extensão foi notável para formação profissional da autora, porque foi possível aprimorar os conhecimentos teóricos com a prática. Além disso, percebeu-se o fortalecimento da sociabilidade e integração dos alunos durante o desenvolvimento das atividades bem como a necessidade de melhorias nas questões de acessibilidade, fundamentais para que pessoas com deficiência possam ingressar e permanecer em um projeto de extensão. Dessa forma, o projeto em questão promove muitos benefícios para comunidade acadêmica e a sociedade, mas cabe destacar que este carece de maior reconhecimento para que possa ser ampliado, beneficiando mais participantes com deficiência.</p> 2024-06-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62567 Extensão universitária pautando a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da formação em escrita e leitura no Sistema Braille 2024-05-21T14:31:13+00:00 Ronaldo Rodrigues Moises ronaldo.moises@uems.br Celi Correa Neres celi@uems.br José Aparecido da Costa cidojacms@gmail.com <p>O presente artigo, de caráter descritivo quali-quantitativo, tem como objetivo descrever as ações desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Formação Inicial e Continuada em Serviço/para o aprendizado dos processos de leitura e escrita, do Sistema Braille.” Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a descrição dos objetivos do projeto, seu desenvolvimento e análise exploratória da avaliação pelos cursistas com vistas a proceder com a apresentação dos resultados da referida ação. O projeto foi executado no ano de 2023, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária Campo Grande, por meio do Laboratório de Pesquisas em Educação Especial Acessibilidade e Inclusão (LAPIS/UEMS). Teve como objetivo a oferta de elementos introdutórios para a compreensão da escrita utilizada por parcela da população cega e atendeu participantes de diferentes características sociais, sendo professores, familiares, pessoas cegas e estudantes da UEMS. Os inscritos participaram de encontros presenciais e virtuais com a participação de formadores de diferentes instituições colaboradoras. Ao término do curso foi sugerido que os estudantes respondessem a um questionário virtual com perguntas mistas, no intuito de identificar as contribuições da ação. Os resultados apresentados demonstraram que foi positiva a aprendizagem e a interação dentre os participantes, havendo, todavia, a necessidade de incursões maiores por meio da promoção de formações mais adensadas sobre o assunto, tendo sempre como interface a proposta de educação na perspectiva da inclusão, considerando a necessidade de reforçar o Sistema Braille e sua importância nesse processo.</p> 2024-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62594 Promoção de saúde multidisciplinar para indivíduos com deficiência intelectual e seus cuidadores 2024-05-15T17:55:40+00:00 Lina Naomi Hashizume lhashizume@yahoo.com Brenda de Azevedo Claudiano dos Santos brenda.acsantos@gmail.com Nathália Machado da Silva nathalia.machado@ufrgs.br Augusto Sartori dos Santos augustosarttori@gmail.com Augusto Cardoso Teixeira augustoct.odonto@gmail.com Mellany Zanatta Bozzetti mellanythi@gmail.com <p>O objetivo deste relato foi descrever a experiência do projeto de extensão uni­versitária intitulado “Promoção de saúde multidisciplinar para indivíduos com deficiência intelectual e seus cuidadores”, da Faculdade de Odontologia da Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul. Este projeto de extensão tem o objetivo de promover saúde de forma multidisciplinar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão de indivíduos com deficiência intelectual e seus cuidadores. As atividades do projeto consistem em visitas presenciais às insti­tuições para pessoas com deficiência intelectual, onde são realizadas atividades lúdico-educativas sobre saúde bucal com os alunos das instituições e palestras com rodas de conversa sobre saúde para os pais e cuidadores. O projeto de ex­tensão também atua remotamente, produzindo e divulgando conteúdos sobre o tema “Saúde da Pessoa com Deficiência” através dos seus perfis em redes sociais (Instagram e Facebook), para disseminar conteúdo científico de forma acessível à comunidade em geral. Além disso, oportuniza aos extensionistas do projeto a interação com pessoas de distintas realidades econômicas, sociais, culturais e de saúde, expondo os integrantes da equipe a um aprendizado contextualizado, dinâmico e desafiador.</p> 2024-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62617 Tecnologias digitais e deficiência visual 2024-04-16T22:38:08+00:00 Vanessa França da Silva nessa.math@gmail.com Bianca Della Líbera biancadellalibera@ibc.gov.br Jorge Fiore de Oliveira Junior jorgeoliveira@ibc.gov.br <p>Como ações de extensão podem apoiar a formação continuada de professores de alunos com deficiência visual? Neste relato, trazemos a percepção dos participantes de um curso de extensão sobre tecnologias digitais acessíveis direcionado a profissionais que atuam junto a pessoas com deficiência visual. O curso, oferecido na modalidade a distância, foi idealizado no período de implementação do ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de covid-19 para atender à demanda de formação continuada na área da acessibilidade digital de pessoas com deficiência visual. Utilizamos a análise temática para comparar o objetivo do curso, a expectativa dos participantes e a avaliação final dos concluintes como forma de compreender a contribuição dele para a formação continuada dos cursistas. Buscamos, ainda, verificar se o oferecimento do curso com e sem mediação pedagógica afeta o resultado da ação de extensão. Os resultados indicaram que as expectativas dos participantes estavam alinhadas com os objetivos do curso, que foram atingidos. Também foi possível concluir que o formato sem mediação pedagógica atendeu às necessidades de formação continuada de uma demanda que emergiu do ensino remoto emergencial.</p> 2024-07-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62631 Identificação do transtorno do espectro do autismo para promover acessibilidade e inclusão na graduação 2024-06-13T13:53:48+00:00 Caroline Moreira de Oliveira carolinemo@id.uff.br <p>Apresenta-se a ação de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Autismo (NEPA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) da mesma universidade, para a avaliação de hipótese diagnóstica do transtorno do espectro do autismo (TEA) em alunos da graduação que demandam a investigação voluntária a fim de ter seus direitos de acessibilidade garantidos em seus respectivos cursos. A investigação objetiva proporcionar a acessibilidade àqueles que estão encontrando desafios por conta de suas singularidades relacionadas ao TEA para minimizar sofrimentos em ambientes de aprendizagem. A avaliação é realizada a partir dos instrumentos: Entrevista para Diagnóstico do Autismo (ADI-R), Observação para o Diagnóstico do Autismo (ADOS-2), Escala de Responsividade Social – 2 (SRS-2) e Escala de Traços Autísticos. A avaliação de hipótese diagnóstica de autismo junto ao público de alunos do ensino superior na UFF favorece a acessibilidade, pois respalda a SAI para a implementações de ações a fim de prover melhor qualidade de vida ao aluno em sala de aula, que necessariamente se beneficiará de um ambiente harmônico, sobretudo quando há cooperação entre a equipe docente e o núcleo de acessibilidade.</p> 2024-07-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62640 Saúde bucal inclusiva 2024-05-28T12:49:43+00:00 Giselle Emilãine da Silva Reis gisellereis_86@hotmail.com Amanda Kerin Alves Cavalheiro amanda.kerin@hotmail.com João Rodrigo Sarot sarotimplantes@terra.com.br Yasmine Mendes Pupo yasminemendes@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do amadurecimento de um pro­grama de extensão em saúde bucal para pessoas com necessidades específicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), detalhando os benefícios de agregar ao projeto a possibilidade de fornecer a esse grupo de indivíduos o atendimen­to odontológico em ambiente hospitalar. O referido projeto de extensão existe desde o ano de 2016 e realiza atividades em quatro escolas de educação especial em Curitiba. Durante as atividades extensionistas, são realizadas triagens com o objetivo de verificar as necessidades de tratamento das pessoas com deficiências. As pessoas são, então, encaminhadas para receber os atendimentos na clínica de Odontologia da UFPR. Contudo, muitos desses pacientes possuem alta complexi­dade de tratamento e impossibilidade de manejo ambulatorial, por isso a parceria entre UFPR e o Complexo Hospital de Clínicas (CHC UFPR), firmada no ano de 2019, foi essencial para garantir tratamento humanizado e integral a essas pes­soas. Os atendimentos hospitalares são realizados com anestesia geral e permitem a condução de tratamentos complexos. Esse projeto é importante para atender uma demanda antes reprimida em nossa universidade, além de proporcionar ex­periência diferenciada aos acadêmicos de Odontologia envolvidos, tornando-os profissionais mais humanos e com olhar voltado à integralidade no cuidado.</p> 2024-07-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62621 A formação em baixa visão 2024-05-13T11:21:51+00:00 João Ricardo Melo Figueiredo joaoricardofigueiredo@ibc.gov.br Patrícia Ignácio da Rosa patriciarosa@ibc.gov.br Eliana Leite Assis Figueiredo elianafigueiredo@ibc.gov.br Gabrielle de Oliveira Camacho gabriellecamacho@ibc.gov.br <p>Este texto apresenta um relato sobre a formação em baixa visão no Instituto Benjamin Constant (IBC), reconhecido como Centro de Referência Nacional em questões da deficiência visual e que promove diversas ações de formação, sen-do a formação em baixa visão o resultado da prática educacional da instituição. Considera-se a significativa presença dessa condição nas escolas brasileiras, onde um grande número de estudantes apresenta deficiência visual. O IBC tem uma longa história de atendimento a pessoas com baixa visão, o que motivou a ela-boração de uma ação de extensão para atender à demanda de formação nacional. Atualmente, ensino, pesquisa e extensão convergem no campo da baixa visão na instituição. O grupo de pesquisa O Cotidiano da Baixa Visão, vinculado ao IBC, realiza ações em colaboração com diferentes setores da instituição, com alcance nacional, de modo a promover diálogos para a elaboração e reelaboração do co-nhecimento. Esta ação de extensão destaca a importância do conhecimento e da experiência para a construção da educação inclusiva.</p> 2024-07-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade