https://periodicos.uff.br/uffsociedade/issue/feedUFF & Sociedade2025-04-10T15:29:01+00:00Equipe Editorialrevistaextensao.proex@id.uff.brOpen Journal Systems<p><strong>UFF & Sociedade</strong><strong> (ISSN 2965-6877)</strong> é o periódico técnico-científico da PROEX-UFF. Criada em 2021, a revista publica trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para a divulgação e a difusão da Extensão, promovendo um espaço para o debate e estimulando a reflexão acerca das ações extensionistas e de sua repercussão na sociedade.</p>https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67067Capacitação de agricultores familiares para a gestão da fruticultura no município de Alenquer, Pará2025-04-10T15:29:01+00:00Luziene Santos da Silvaluziene.silva@ufopa.edu.brNara Raimunda de Almeida Santosnarasantos059@gmail.comAnderson Noraes de Souzaanderson991031710@gmail.comClinelza Aires de Araújoclinelzaares@gmail.comAndreza Aragão de Sousaandreza.as@ufopa.edu.brJorgiene dos Santos Oliveirajorgiene.oliveira@sudam.gov.br<p>A fruticultura brasileira tem se mostrado uma alternativa produtiva para geração de renda das famílias que a desenvolvem, sobretudo aquelas formadas por agricultores familiares. No estado do Pará, a produção de frutas cítricas, especialmente frutas amazônicas, se destaca no cenário nacional, entretanto, é preciso superar os desafios impostos pela falta de assistência técnica e de incentivo em investimentos tecnológicos, bem como o atendimento às exigências legais aplicáveis a este segmento. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma ação que objetivou capacitar agricultores familiares para a gestão da fruticultura no município de Alenquer, oeste paraense, através de um projeto de extensão implementado pelo Programa de Fomento à Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). As atividades foram realizadas no período de julho de 2023 a junho de 2024, por meio de oficinas teóricas e práticas, envolvendo temáticas como: produção agroecológica, boas práticas na fabricação de polpas e gestão de negócios, contando com a participação de cerca de 30 agricultores familiares da Associação de Pequenos Produtores, Extrativistas e Pescadores Artesanais (ASPROEXPA) do município. A realização do projeto promoveu a participação dos discentes do campus Alenquer dos cursos de Administração, Gestão Pública e Direito, além de técnicos e docentes, que são integrantes do Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia (NADESA), um programa de ensino, pesquisa e extensão da UFOPA, campus Alenquer. O projeto contribuiu para a profissionalização dos agricultores familiares em toda a cadeia de fruticultura, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar, a segurança alimentar e a sustentabilidade social, econômica e ambiental no território.</p>2025-06-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64692Projeto Absorverde 2024-11-25T23:06:06+00:00Maria Eduarda Goulart Torresmgoulart.psi@gmail.comMaria Fernanda Monducci Lages Rodriguesmariafernandamonducci@gmail.comCintia Maria Teixeiracintia.teixeira@cienciasmedicasmg.edu.brJoão Henrique de Sousa Santosjoao.henrique@cienciasmedicasmg.edu.brAna Luiza Lacerda Ribeirolacerda.anaa@gmail.comAna Paula Costa Tomazpaulatomaaz1@gmail.comClara Carolina Farnesi Carlos Barbosafarneseclara@gmail.comLaura Campos SantosLAURAA_CAMPOS@HOTMAIL.COMYara Alene de Souza YARAALENE18@GMAIL.COMJordana Luisa da Costa Ribeirojluisacr@gmail.comJoão Vitor Carmo de Novaesjoaonovaes2001@hotmail.comÁgatha Yasmin Santos Melo20105.00002@cienciasmedicasmg.edu.br<p>Objetivo geral e hipótese principal defendida: este artigo relata a experiência de acadêmicos de medicina e psicologia no projeto extensionista "AbsorVerde: Transformando Vidas no Contexto do Enfrentamento da Pobreza Menstrual". A hipótese principal é que a conscientização e a educação ambiental, por meio da produção de absorventes sustentáveis, podem capacitar pessoas menstruantes, gerar renda e combater a violência de gênero ao promover autonomia econômica e dignidade menstrual. Método: entre fevereiro e agosto de 2024, foram realizados 25 encontros com duração média de três horas, atendendo em média oito mulheres por encontro, em parceria com uma associação denominada IMA (Instituto de Mulheres Amadas) em Belo Horizonte. Inicialmente, foram definidos os temas a serem abordados em cada oficina com as participantes. Semanalmente, desenvolviam-se as oficinas pré-estabelecidas e monitorava-se a produção dos absorventes sustentáveis, devidamente acompanhada por uma costureira voluntária. Resultados: os encontros possibilitaram que os/as estudantes realizassem oficinas educativas e acompanhassem a produção de absorventes sustentáveis pelas mulheres participantes. Ao longo do projeto, foram produzidos 600 absorventes sustentáveis, com preço de venda estipulado em R$20,00 por unidade. A orientação constante dos/as estudantes, juntamente com o apoio da costureira voluntária, facilitou a produção eficiente e contínua dos absorventes. As participantes foram capacitadas a produzir absorventes sustentáveis não apenas para uso próprio, mas também como uma potencial fonte de renda. Conclusão: o projeto "AbsorVerde" demonstrou que, por meio da conscientização e educação ambiental, é possível empoderar pessoas menstruantes e promover a sustentabilidade. A iniciativa contribuiu para a melhoria da saúde menstrual das participantes, mas também ofereceu uma oportunidade de geração de renda, destacando a importância de projetos sociais e educativos em contextos de vulnerabilidade, sobretudo no combate às violências contra as mulheres. O impacto social positivo evidencia a relevância da educação ambiental e do empoderamento no enfrentamento da pobreza menstrual.</p>2025-06-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64675Jardim do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM) 2024-12-11T13:44:45+00:00Reinaldo Matos da Anunciação Juniorr.matos.jr@hotmail.comSaulo Mendonça Bicharasbmendonca@id.uff.brRaquel Dias de Souzaraquelds@id.uff.br<p>Ao longo do tempo, a estrutura social sofreu uma série de transformações no seu processo evolutivo. O ser humano tem se transferido para centros urbanos e se distanciado dos elementos da natureza, apesar dos males que essa mudança tem provocado, como aumento da poluição e problemas de saúde. Diante disso, foi criado o projeto de extensão “Jardim do ICM: aproximação entre o direito à sadia qualidade de vida e a paisagem do espaço urbano na UFF”, que tem como objetivo a arborização e ampliação das áreas verdes no espaço ocupado pelo ICM na cidade de Macaé/RJ, consolidando assim o direito social ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como essencial à sadia qualidade de vida. Para tanto, o projeto realizou o plantio de espécies arbóreas no interior e ao redor do bloco ocupado pelo instituto, dando preferência a espécies nativas; promoveu educação ambiental através da instalação de QR Codes nas árvores plantadas, com informações sobre cada exemplar; realizou a criação de um perfil na rede social Instagram a fim de veicular as ações do projeto; bem como promove pesquisas acerca do tema. Mediante a adoção de tais medidas, o projeto contribui para a otimização do bem-estar da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo, que se beneficia dos resultados alcançados pelo plantio de árvores e manutenção do jardim do ICM, os quais, cientificamente, colaboram para o estabelecimento do conforto térmico do meio ambiente. Desta forma, ao longo de cinco anos, várias espécies de árvores frutíferas e ornamentais foram plantadas no ICM, atividade desenvolvida com o apoio de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados que atuam na UFF em Macaé.</p>2025-06-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64654Bem-estar em foco2024-11-07T14:36:34+00:00Penha Faria da Cunhapenhafaria@id.uff.brGabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargogabrielacruz@id.uff.br<p>O projeto de extensão aborda a relação bidirecional entre diabetes mellitus e saúde bucal, evidenciando como a periodontite pode impactar negativamente o controle glicêmico em pacientes diabéticos. O problema central é a falta de conhecimento sobre a inter-relação entre essas condições e a ausência de práticas preventivas adequadas. O objetivo geral é promover o cuidado integrado da atenção à saúde em pacientes diabéticos e com doença periodontal por meio de ações educativas. Utilizando uma abordagem de pesquisa-ação, foram implementadas palestras, workshops e mídias digitais para conscientizar e educar a população-alvo. O projeto evidenciou a importância da abordagem personalizada no acompanhamento de pacientes, destacando como a criação de vínculos de confiança entre profissionais de saúde e usuários pode favorecer o engajamento e a adesão às práticas de autocuidado. A utilização de plataformas digitais, como redes sociais, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para ampliar o alcance das intervenções educativas, facilitando o acesso à informação e promovendo a troca de experiências entre pacientes e profissionais. A continuidade das ações e a avaliação contínua dos resultados permitirão ajustar e aperfeiçoar as estratégias adotadas, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo sustentável de cuidado integrado e educação em saúde. Conclui-se que a educação em saúde e o cuidado interdisciplinar são essenciais para melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos, reforçando a importância de estratégias educativas no manejo de condições crônicas.</p>2025-03-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66860IFF Itaperuna em ação 2025-03-24T17:09:00+00:00Laura Marcela Machuca Mesalaurismmm@gmail.comIracy Linhares Moraesiracilinharesmoraes@gmail.comJeniffer de Oliveira Santosjenifferoliveiras1804@gmail.comPatricia Gon Corradinipatricia.corradini@iff.edu.br<p>A divulgação científica no Noroeste Fluminense é essencial para fortalecer o reconhecimento do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em Itaperuna, única instituição de ensino tecnológico e superior da região. Diante dos desafios de visibilidade local, este trabalho relata uma experiência de utilização do Instagram para aproximar a comunicação científica do público leigo. A metodologia incluiu a identificação de temas de interesse da comunidade, revisão de literatura em fontes acadêmicas e jornalísticas, além de produção de postagens acessíveis. Criado em abril de 2024, o perfil @Iffnasredes alcançou 12,7 mil contas e gerou 1.068 interações até janeiro de 2025, contribuindo para o aumento das inscrições nos processos seletivos da instituição. Além de divulgar informações sobre o campus, a iniciativa ampliou o alcance de projetos de pesquisa, ensino e extensão, utilizando vídeos para conectar avanços científicos às ações institucionais. O sucesso da proposta reforça a importância das plataformas digitais na comunicação institucional e na promoção de uma sociedade mais informada e engajada.</p> <p> </p>2025-05-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64670Experiência e reflexões a partir de ações extensionistas de educação em saúde sobre vacinação para crianças, adolescentes e idosos2024-12-13T13:26:14+00:00Anna Julia Cavadinha Fontes Evangelistaannafontes@id.uff.brGina Peres Lima dos Santosginaperes@id.uff.br<p>A vacinação ou imunização é uma das estratégias de saúde pública que mais contribui para redução da morbimortalidade infantil e para aumentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os países. Apesar disso, têm sido observados comportamentos hesitantes de algumas pessoas em relação aos atos de vacinar-se e de levar as crianças para receberem as vacinas apropriadas. Há alguns anos é possível observar coberturas vacinais abaixo do recomendado no Brasil, fenômeno este relacionado com a desconfiança sobre a utilidade em saúde pública das vacinas e a desinformação sobre os modos de ação destas. O presente relato de experiência apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento de ações extensionistas que visam a sensibilização sobre a temática vacinas e vacinação. A partir da comunicação clara com diversos segmentos da sociedade, das crianças de educação infantil aos idosos, realizando atividades educativas em escolas e em outros ambientes sociais na cidade fluminense de Niterói, foi possível perceber o quanto as pessoas, de modo geral, estão necessitadas de informações corretas sobre o assunto. O caminho da educação em saúde mostrou-se bem útil, já que foi possível trazer reconhecimento histórico e transmitir conceitos a respeito das vacinas através de atividades dinâmicas, lúdicas e interativas. Tais ações extensionistas atingiram não somente os participantes dos diferentes dias e locais, como também suas famílias e a comunidade ao redor. Alguns desafios existem, de fato: com destaque, desconfiança, desinformações e fake news confundem algumas pessoas se a certeza dos benefícios trazidos pelas vacinas não estiver assegurada. O produto principal destas intervenções é o desenvolvimento de indivíduos instruídos e incentivados a fomentar a construção, em bases sólidas, de uma sociedade mais consciente das melhorias em saúde pública proporcionadas pelas vacinas no passado e do papel de cada um na manutenção das coberturas vacinais elevadas para todas as doenças imunopreveníveis.</p>2025-03-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64060Práticas inclusivas no Ensino Superior – transtorno do espectro do autismo 2024-09-18T11:52:01+00:00Emerson Eduardo da Silvaemerson_edu@yahoo.com.br<p>O relato de experiência discute as práticas inclusivas no ensino superior para estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA). A escrita apresenta o TEA como uma condição neurobiológica que afeta a interação social e os interesses, com uma prevalência estimada em 1% da população mundial. Destaca-se a necessidade de práticas inclusivas no ensino superior, exemplificada pelo curso “Práticas Inclusivas no Ensino Superior: Área do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA” ofertado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A formação objetiva a identificação de fatores que dificultam o acesso de universitários com TEA aos recursos e conteúdos assegurados por legislações além de disseminar estratégias para melhorar seu aproveitamento. Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Núcleo UAB da Unifesp, a plataforma disponibiliza materiais de leitura, vídeos e atividades, seguindo as diretrizes do Design Universal para Aprendizagem (DUA), considerando as especificidades dos estudantes com TEA. A qualificação foi composta por 29 participantes, incluindo docentes e técnicos da Unifesp, bem como público externo. Os relatos dos participantes indicam que o curso contribuiu para promover um ambiente educacional inclusivo, acolhendo a diversidade e valorizando as diferenças individuais, com o objetivo de alcançar uma inclusão para todos em momento futuro.</p>2025-03-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64799Vida de Cão2025-03-24T17:08:27+00:00Shihane Mohamad Costa Mendesshihanem@id.uff.brLuciano Antunes Barroslucianobarrosrj@gmail.com<p>No contexto educativo, não é comum encontrar materiais pedagógicos que combinem, de maneira eficiente, o entretenimento e o aprendizado sobre a responsabilidade no cuidado de animais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi relatar a elaboração e validação de um jogo de tabuleiro intitulado “Vida de Cão”, bem como a avaliação de seu potencial na promoção do aprendizado, de crianças e adultos, sobre temas como alimentação, higiene e bem-estar dos cães. A validação foi realizada por meio de um delineamento de pré-teste e pós-teste com questionários aplicados antes e após as partidas, abrangendo 34 participantes, sendo 26 crianças e 8 adultos. A partir de observações quantitativas, identificou-se uma melhora no conhecimento dos participantes, com destaque para o grupo infantil, que obteve um aumento de 28,6% nos acertos do elenco de perguntas. A aplicação da atividade prática evidenciou o potencial do jogo como recurso educativo acessível e eficaz, com benefícios observados tanto no engajamento quanto na assimilação dos conteúdos, com a avaliação de seu potencial como ferramenta de apoio a ações extensionistas voltadas à promoção do conhecimento sobre a temática em questão. As observações realizadas durante sua aplicação vêm contribuindo para a reestruturação do material, que poderá ser adaptado para diferentes contextos educacionais.</p>2025-05-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedadehttps://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64646Ações de educação em saúde em cardiologia pediátrica2024-12-11T13:25:32+00:00Samuel Stoliar de Vilhena Machadosmachado@id.uff.brAmanda Alencar Borgesamanda_borges@id.uff.brAnalice Coelho Siqueira da Silvaanalicecoelho@id.uff.brEduarda Raunheitti Giesteiraeduarda_raunheitti@id.uff.brEmily Perdomo da Silva Santosemilysantos@id.uff.brGabriella Lima Pereira da Silvagabriellalima@id.uff.brGiovanna França Santoregiovanna_santore@id.uff.brIzabela Alves Costa de Souzaizabelaalves@id.uff.brJuliana Dias de Souto Pereirajulianadsp@id.uff.brLara Ramos do Pradolaraprado@id.uff.brMaria Clara Moura Amadeuclaraamadeu@id.uff.brMaria Eduarda Cruz do Bonfim de Senamariasena@id.uff.brNaara Nobre Aguiar Camelonaara_nobre@id.uff.brTatiane Marinz de Souza Luqueztatianemarinz@id.uff.brAna Flávia Malheiros Torbeyanatorbey@id.uff.br<p>Desde 2009, a Liga de Pediatria da Universidade Federal Fluminense (LiPe-UFF) desenvolve atividades pautadas no tripé “ensino, pesquisa e extensão” com o objetivo de promover uma formação mais aprofundada em saúde da criança para seus membros. A LiPe-UFF entende que a extensão aponta para uma concepção de universidade cujas relações com a população são indissociáveis do meio acadêmico, e tem como resultado a democratização do conhecimento. No que diz respeito a ações voltadas para a pediatria, destacam-se os dias 12 de junho e 9 de julho, que têm por objetivo conscientizar sobre as cardiopatias congênitas e a insuficiência cardíaca, respectivamente. Assim, o presente relato tem o propósito de descrever duas ações de educação em saúde sobre condições cardiovasculares em crianças e seu impacto no aprendizado acadêmico e no conhecimento da comunidade. As cardiopatias congênitas têm papel significativo na mortalidade infantil, sendo uma das principais causas de insuficiência cardíaca em crianças e adolescentes. Apesar de não ser tão frequente na pediatria, a insuficiência cardíaca possui elevada morbimortalidade, e seu diagnóstico precoce ainda é um desafio. Devido à necessidade de aumentar o conhecimento sobre estes temas, a LiPe-UFF desenvolveu duas ações de educação em saúde, em 2023 e 2024, a fim de fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade. Nos anos em questão, a Liga se fez presente em espaços coletivos do Hospital Universitário e da cidade de Niterói para falar com a população sobre os temas, entregar materiais informativos e tirar dúvidas. As ações de extensão promovidas pela LiPe-UFF atingiram seu objetivo de compartilhar com o público exterior à instituição parte do conhecimento adquirido através do ensino e da pesquisa universitária, fortalecendo, assim, o papel extensionista das Ligas Acadêmicas.</p>2025-06-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade