https://periodicos.uff.br/uffsociedade/issue/feed UFF & Sociedade 2025-05-13T22:28:10+00:00 Equipe Editorial revistaextensao.proex@id.uff.br Open Journal Systems <p><strong>UFF &amp; Sociedade</strong><strong> (ISSN 2965-6877)</strong> é o periódico técnico-científico da PROEX-UFF. Criada em 2021, a revista publica trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para a divulgação e a difusão da Extensão, promovendo um espaço para o debate e estimulando a reflexão acerca das ações extensionistas e de sua repercussão na sociedade.</p> https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64654 Bem-estar em foco 2024-11-07T14:36:34+00:00 Penha Faria da Cunha penhafaria@id.uff.br Gabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargo gabrielacruz@id.uff.br <p>O projeto de extensão aborda a relação bidirecional entre diabetes mellitus e saúde bucal, evidenciando como a periodontite pode impactar negativamente o controle glicêmico em pacientes diabéticos. O problema central é a falta de conhecimento sobre a inter-relação entre essas condições e a ausência de práticas preventivas adequadas. O objetivo geral é promover o cuidado integrado da atenção à saúde em pacientes diabéticos e com doença periodontal por meio de ações educativas. Utilizando uma abordagem de pesquisa-ação, foram implementadas palestras, workshops e mídias digitais para conscientizar e educar a população-alvo. O projeto evidenciou a importância da abordagem personalizada no acompanhamento de pacientes, destacando como a criação de vínculos de confiança entre profissionais de saúde e usuários pode favorecer o engajamento e a adesão às práticas de autocuidado. A utilização de plataformas digitais, como redes sociais, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para ampliar o alcance das intervenções educativas, facilitando o acesso à informação e promovendo a troca de experiências entre pacientes e profissionais. A continuidade das ações e a avaliação contínua dos resultados permitirão ajustar e aperfeiçoar as estratégias adotadas, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo sustentável de cuidado integrado e educação em saúde. Conclui-se que a educação em saúde e o cuidado interdisciplinar são essenciais para melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos, reforçando a importância de estratégias educativas no manejo de condições crônicas.</p> 2025-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64713 Diagrama Representativo e Enfermagem 2025-03-19T10:33:29+00:00 Simony Fabíola Lopes Nunes simony.nunes@ufma.br Angela Maria Alvarez angela.alvarez@ufsc.br <p>Descrever o uso do modelo de translação do conhecimento para orientar a construção de diagrama representativo do protocolo de cuidados de enfermagem à pessoa com doença de Parkinson e seus familiares na Atenção Primária. Estudo metodológico, realizado entre março de 2020 e dezembro de 2021, com a criação de ferramentas de cuidado de enfermagem utilizando o modelo do Ciclo do Conhecimento para a Ação de translação do conhecimento. O estudo foi desenvolvido a partir de demandas identificadas em um projeto de extensão universitária vinculado a um grupo de ajuda mútua para pessoas com Parkinson, que desta[1]cava a necessidade de protocolos específicos para o cuidado na Atenção Primária. As etapas incluíram a análise da literatura, oficinas com enfermeiros e outros profissionais da saúde, além da participação ativa dos pacientes e familiares que integram o grupo de apoio, garantindo que o protocolo fosse adaptado às necessidades e realidades desse público. O Protocolo de Enfermagem para Cuidados à Pessoa com Doença de Parkinson na Atenção Primária à Saúde consta de 40 recomendações, estruturadas nas seguintes dimensões: avaliação clínica, gerencia[1]mento das atividades de vida diária e das atividades instrumentais de vida diária, abordagem familiar e sistema de apoio, fatores ambientais e gerenciamento dos fatores pessoais. O protocolo poderá auxiliar os enfermeiros na translação das recomendações sobre práticas de promoção em saúde para atividades clínicas direcionadas à pessoa com Parkinson na Atenção Primária. A inclusão do grupo de ajuda mútua no processo de desenvolvimento do protocolo reforça a importância da extensão universitária como ferramenta de aproximação entre academia, pro[1]fissionais de saúde e a comunidade.</p> 2025-07-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64787 A experiência extensionista da UFF em Campos dos Goytacazes e sua expressão em atividades acadêmicas 2025-04-25T23:20:44+00:00 Adriana Soares Dutra adrianadutra@id.uff.br Mariele Troiano troianomariele@id.uff.br Erika Vanessa Moreira Santos erikamoreira@id.uff.br <p>A extensão universitária tem, historicamente, se apresentado como um dos três pilares fundamentais da educação superior, ao lado do ensino e da pesquisa, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Sua função transcende a mera difusão de saberes, pois constitui uma importante ferramenta para o envolvimento das universidades em processos de transformação social, cultural e econômica. Nesse contexto, a proposta central deste artigo é refletir sobre o processo de institucionalização da extensão universitária na UFF em Campos dos Goytacazes. Para tanto, buscou-se investigar como as ações de extensão desenvolvidas por docentes deste <em>campus</em> se expressam nas últimas edições da Semana de Extensão da UFF (Semext), assim como da Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e UFRRJ. A experiência extensionista no <em>campus </em>é destacada como um exemplo de articulação entre universidade e sociedade, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades regionais. Em última análise, o texto aponta para a importância de institucionalizar a extensão de forma a garantir sua continuidade, relevância social e impacto transformador, sempre em articulação com as necessidades do território.</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66860 IFF Itaperuna em ação 2025-03-24T17:09:00+00:00 Laura Marcela Machuca Mesa laurismmm@gmail.com Iracy Linhares Moraes iracilinharesmoraes@gmail.com Jeniffer de Oliveira Santos jenifferoliveiras1804@gmail.com Patricia Gon Corradini patricia.corradini@iff.edu.br <p>A divulgação científica no Noroeste Fluminense é essencial para fortalecer o reconhecimento do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em Itaperuna, única instituição de ensino tecnológico e superior da região. Diante dos desafios de visibilidade local, este trabalho relata uma experiência de utilização do Insta­gram para aproximar a comunicação científica do público leigo. A metodologia incluiu a identificação de temas de interesse da comunidade, revisão de literatura em fontes acadêmicas e jornalísticas, além de produção de postagens acessíveis. Criado em abril de 2024, o perfil @Iffnasredes alcançou 12,7 mil contas e gerou 1.068 interações até janeiro de 2025, contribuindo para o aumento das inscri­ções nos processos seletivos da instituição. Além de divulgar informações sobre o campus, a iniciativa ampliou o alcance de projetos de pesquisa, ensino e exten­são, utilizando vídeos para conectar avanços científicos às ações institucionais. O sucesso da proposta reforça a importância das plataformas digitais na comuni­cação institucional e na promoção de uma sociedade mais informada e engajada.</p> <p> </p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64681 “Pontes Para Saúde” 2025-03-13T18:30:04+00:00 Pedro Renan Santos de Oliveira prsoliveira@id.uff.br Gabriela Neves Storto gabinstorto@gmail.com Thais Lage Carneiro thaislage@id.uff.br Caio Carvalho Freixo Rezende caiocarvalho123@gmail.com Hellen Souza Guimarães hellenguimaraes@id.uff.br Gregório Prodocimo Hirama hiramagregorio@id.uff.br <p>O cenário brasileiro, em meio às reformas sanitárias e psiquiátricas no campo da Saúde Mental Álcool e Outras Drogas (SM-AD), reflete a chamada “Guerra às Drogas”, política de segurança pública repressiva e racista – no que diz respeito às ações proibicionistas, voltadas ao controle de demanda, violência e morte do sujeito-usuário de substâncias psicoativas (SPAs). Com base nesse cenário, o presente artigo pretende analisar as relações estabelecidas nesse campo e seus efeitos para os modos de cuidar em saúde, com ênfase na estratégia ético-política da Redução de Danos (RD), articulada à territorialização da demanda SM-AD, a partir da experiência do projeto de extensão “Pontes Para Saúde". Essa atividade extensionista objetivou fortalecer a capacidade de resolubilidade de ações de cuidado em SM/AD na Atenção Primária à Saúde (APS) de Campos dos Goytacazes, RJ, ancorada em dois eixos: territorialização em saúde e oferta de processo formativo para profissionais Agentes de Saúde. Neste manuscrito, o foco é dar visibilidade e realizar discussões no que diz respeito ao primeiro eixo por meio da descrição e problematização das ações, dos desafios, das potencialidades do território e do processo de territorialização que propõe o projeto Pontes para Saúde, com intuito de relatar, em termos metodológicos, de maneira crítica e localizada o produto desejado desse primeiro eixo - o mapeamento psicossocial produzido conjuntamente com os ACSs. Atualmente, em sua etapa final, tem-se como resultado o desenvolvimento de outras posturas dos agentes de saúde em relação ao tipo de práticas de cuidados que podem ser ofertadas a pessoas que fazem uso SPAs na UBS em que o projeto foi implantado. Tem-se evidenciado também a importância transformativa que a dimensão da territorialidade, especialmente porque o território, como produtor de lugares e sentidos, revela sua potência quando resiste às racionalidades hegemônicas produzindo alternativas para além dos paradigmas da doença, crime ou pecado.</p> 2025-07-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64670 Experiência e reflexões a partir de ações extensionistas de educação em saúde sobre vacinação para crianças, adolescentes e idosos 2024-12-13T13:26:14+00:00 Anna Julia Cavadinha Fontes Evangelista annafontes@id.uff.br Gina Peres Lima dos Santos ginaperes@id.uff.br <p>A vacinação ou imunização é uma das estratégias de saúde pública que mais contribui para redução da morbimortalidade infantil e para aumentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os países. Apesar disso, têm sido observados comportamentos hesitantes de algumas pessoas em relação aos atos de vacinar-se e de levar as crianças para receberem as vacinas apropriadas. Há alguns anos é possível observar coberturas vacinais abaixo do recomendado no Brasil, fenômeno este relacionado com a desconfiança sobre a utilidade em saúde pública das vacinas e a desinformação sobre os modos de ação destas. O presente relato de experiência apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento de ações extensionistas que visam a sensibilização sobre a temática vacinas e vacinação. A partir da comunicação clara com diversos segmentos da sociedade, das crianças de educação infantil aos idosos, realizando atividades educativas em escolas e em outros ambientes sociais na cidade fluminense de Niterói, foi possível perceber o quanto as pessoas, de modo geral, estão necessitadas de informações corretas sobre o assunto. O caminho da educação em saúde mostrou-se bem útil, já que foi possível trazer reconhecimento histórico e transmitir conceitos a respeito das vacinas através de atividades dinâmicas, lúdicas e interativas. Tais ações extensionistas atingiram não somente os participantes dos diferentes dias e locais, como também suas famílias e a comunidade ao redor. Alguns desafios existem, de fato: com destaque, desconfiança, desinformações e fake news confundem algumas pessoas se a certeza dos benefícios trazidos pelas vacinas não estiver assegurada. O produto principal destas intervenções é o desenvolvimento de indivíduos instruídos e incentivados a fomentar a construção, em bases sólidas, de uma sociedade mais consciente das melhorias em saúde pública proporcionadas pelas vacinas no passado e do papel de cada um na manutenção das coberturas vacinais elevadas para todas as doenças imunopreveníveis.</p> 2025-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64060 Práticas inclusivas no Ensino Superior – transtorno do espectro do autismo 2024-09-18T11:52:01+00:00 Emerson Eduardo da Silva emerson_edu@yahoo.com.br <p>O relato de experiência discute as práticas inclusivas no ensino superior para estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA). A escrita apresenta o TEA como uma condição neurobiológica que afeta a interação social e os interesses, com uma prevalência estimada em 1% da população mundial. Destaca-se a necessidade de práticas inclusivas no ensino superior, exemplificada pelo curso “Práticas Inclusivas no Ensino Superior: Área do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA” ofertado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A formação objetiva a identificação de fatores que dificultam o acesso de universitários com TEA aos recursos e conteúdos assegurados por legislações além de disseminar estratégias para melhorar seu aproveitamento. Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Núcleo UAB da Unifesp, a plataforma disponibiliza materiais de leitura, vídeos e atividades, seguindo as diretrizes do Design Universal para Aprendizagem (DUA), considerando as especificidades dos estudantes com TEA. A qualificação foi composta por 29 participantes, incluindo docentes e técnicos da Unifesp, bem como público externo. Os relatos dos participantes indicam que o curso contribuiu para promover um ambiente educacional inclusivo, acolhendo a diversidade e valorizando as diferenças individuais, com o objetivo de alcançar uma inclusão para todos em momento futuro.</p> 2025-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64799 Vida de Cão 2025-03-24T17:08:27+00:00 Shihane Mohamad Costa Mendes shihanem@id.uff.br Luciano Antunes Barros lucianobarrosrj@gmail.com <p>No contexto educativo, não é comum encontrar materiais pedagógicos que com­binem, de maneira eficiente, o entretenimento e o aprendizado sobre a responsa­bilidade no cuidado de animais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi relatar a elaboração e validação de um jogo de tabuleiro intitulado “Vida de Cão”, bem como a avaliação de seu potencial na promoção do aprendizado, de crianças e adul­tos, sobre temas como alimentação, higiene e bem-estar dos cães. A validação foi realizada por meio de um delineamento de pré-teste e pós-teste com questionários aplicados antes e após as partidas, abrangendo 34 participantes, sendo 26 crianças e 8 adultos. A partir de observações quantitativas, identificou-se uma melhora no conhecimento dos participantes, com destaque para o grupo infantil, que obteve um aumento de 28,6% nos acertos do elenco de perguntas. A aplicação da ativi­dade prática evidenciou o potencial do jogo como recurso educativo acessível e eficaz, com benefícios observados tanto no engajamento quanto na assimilação dos conteúdos, com a avaliação de seu potencial como ferramenta de apoio a ações extensionistas voltadas à promoção do conhecimento sobre a temática em questão. As observações realizadas durante sua aplicação vêm contribuindo para a reestrutu­ração do material, que poderá ser adaptado para diferentes contextos educacionais.</p> 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64646 Ações de educação em saúde em cardiologia pediátrica 2024-12-11T13:25:32+00:00 Samuel Stoliar de Vilhena Machado smachado@id.uff.br Amanda Alencar Borges amanda_borges@id.uff.br Analice Coelho Siqueira da Silva analicecoelho@id.uff.br Eduarda Raunheitti Giesteira eduarda_raunheitti@id.uff.br Emily Perdomo da Silva Santos emilysantos@id.uff.br Gabriella Lima Pereira da Silva gabriellalima@id.uff.br Giovanna França Santore giovanna_santore@id.uff.br Izabela Alves Costa de Souza izabelaalves@id.uff.br Juliana Dias de Souto Pereira julianadsp@id.uff.br Lara Ramos do Prado laraprado@id.uff.br Maria Clara Moura Amadeu claraamadeu@id.uff.br Maria Eduarda Cruz do Bonfim de Sena mariasena@id.uff.br Naara Nobre Aguiar Camelo naara_nobre@id.uff.br Tatiane Marinz de Souza Luquez tatianemarinz@id.uff.br Ana Flávia Malheiros Torbey anatorbey@id.uff.br <p>Desde 2009, a Liga de Pediatria da Universidade Federal Fluminense (LiPe-UFF) desenvolve atividades pautadas no tripé “ensino, pesquisa e extensão” com o objetivo de promover uma formação mais aprofundada em saúde da criança para seus membros. A LiPe-UFF entende que a extensão aponta para uma concepção de universidade cujas relações com a população são indissociáveis do meio acadêmico, e tem como resultado a democratização do conhecimento. No que diz respeito a ações voltadas para a pediatria, destacam-se os dias 12 de junho e 9 de julho, que têm por objetivo conscientizar sobre as cardiopatias congênitas e a insuficiência cardíaca, respectivamente. Assim, o presente relato tem o propósito de descrever duas ações de educação em saúde sobre condições cardiovasculares em crianças e seu impacto no aprendizado acadêmico e no conhecimento da comunidade. As cardiopatias congênitas têm papel significativo na mortalidade infantil, sendo uma das principais causas de insuficiência cardíaca em crianças e adolescentes. Apesar de não ser tão frequente na pediatria, a insuficiência cardíaca possui elevada morbimortalidade, e seu diagnóstico precoce ainda é um desafio. Devido à necessidade de aumentar o conhecimento sobre estes temas, a LiPe-UFF desenvolveu duas ações de educação em saúde, em 2023 e 2024, a fim de fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade. Nos anos em questão, a Liga se fez presente em espaços coletivos do Hospital Universitário e da cidade de Niterói para falar com a população sobre os temas, entregar materiais informativos e tirar dúvidas. As ações de extensão promovidas pela LiPe-UFF atingiram seu objetivo de compartilhar com o público exterior à instituição parte do conhecimento adquirido através do ensino e da pesquisa universitária, fortalecendo, assim, o papel extensionista das Ligas Acadêmicas.</p> 2025-06-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64672 Ação de extensão sobre diabetes mellitus com agentes comunitárias de saúde no Projeto Pratica a Mente 2025-03-26T14:41:25+00:00 Yuri Eller Verzola yuriellerver@gmail.com Ana Carolina Peters Fischer anacarolinapeters12@gmail.com Laura Emanuellyn Seidel lauraseidel2@outlook.com Martina Harle harle.martina@edu.univali.br Sofia Lyra Castro sofialyracastro10@gmail.com Ana Paula da Silva Capeleto ana.capeleto@univali.br Elaine Watanabe elainew@univali.br Eloysa Nezello eloysa.mosimann@univali.br <p>O presente relato tem como objetivo apresentar uma das ações desenvolvidas de forma dinâmica pelo projeto de extensão universitária Pratica a Mente, para trabalhar o tema diabetes mellitus com as agentes comunitárias de saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças, em Itajaí (SC). A pretensão era sanar as dúvidas sobre o tema e dividir conhecimentos para as ACS colocarem em prática no seu dia a dia profissional. Optamos por realizar uma ação interativa entre bolsistas, professores e ACS. Através de buscas em materiais científicos e instruções dos professores do projeto, desenvolvemos o “Bingo da Saúde”. No final da ação obtivemos feedbacks positivos das ACS convidadas, as quais declararam que o momento agregou bastante em suas vidas profissional e pessoal. Tendo em vista a importância do tema abordado na ação, bem como a forma com a qual a atividade foi aplicada, sendo dinâmica, em que todos os presentes puderam participar e contribuir, concluímos que momentos de interação são muito importantes para manter o vínculo entre a Universidade e a comunidade.</p> 2025-07-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67067 Capacitação de agricultores familiares para a gestão da fruticultura no município de Alenquer, Pará 2025-04-10T15:29:01+00:00 Luziene Santos da Silva luziene.silva@ufopa.edu.br Nara Raimunda de Almeida Santos narasantos059@gmail.com Anderson Noraes de Souza anderson991031710@gmail.com Clinelza Aires de Araújo clinelzaares@gmail.com Andreza Aragão de Sousa andreza.as@ufopa.edu.br Jorgiene dos Santos Oliveira jorgiene.oliveira@sudam.gov.br <p>A fruticultura brasileira tem se mostrado uma alternativa produtiva para geração de renda das famílias que a desenvolvem, sobretudo aquelas formadas por agricul­tores familiares. No estado do Pará, a produção de frutas cítricas, especialmente frutas amazônicas, se destaca no cenário nacional, entretanto, é preciso superar os desafios impostos pela falta de assistência técnica e de incentivo em investi­mentos tecnológicos, bem como o atendimento às exigências legais aplicáveis a este segmento. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma ação que objetivou capacitar agricultores familiares para a gestão da fruticultura no município de Alenquer, oeste paraense, através de um projeto de extensão implementado pelo Programa de Fomento à Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFO­PA). As atividades foram realizadas no período de julho de 2023 a junho de 2024, por meio de oficinas teóricas e práticas, envolvendo temáticas como: produção agroecológica, boas práticas na fabricação de polpas e gestão de negócios, con­tando com a participação de cerca de 30 agricultores familiares da Associação de Pequenos Produtores, Extrativistas e Pescadores Artesanais (ASPROEXPA) do mu­nicípio. A realização do projeto promoveu a participação dos discentes do campus Alenquer dos cursos de Administração, Gestão Pública e Direito, além de técnicos e docentes, que são integrantes do Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia (NADESA), um programa de ensino, pesquisa e extensão da UFOPA, campus Alenquer. O projeto contribuiu para a profissionalização dos agricultores familiares em toda a cadeia de fruticultura, promovendo o fortaleci­mento da agricultura familiar, a segurança alimentar e a sustentabilidade social, econômica e ambiental no território.</p> 2025-06-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64692 Projeto Absorverde 2024-11-25T23:06:06+00:00 Maria Eduarda Goulart Torres mgoulart.psi@gmail.com Maria Fernanda Monducci Lages Rodrigues mariafernandamonducci@gmail.com Cintia Maria Teixeira cintia.teixeira@cienciasmedicasmg.edu.br João Henrique de Sousa Santos joao.henrique@cienciasmedicasmg.edu.br Ana Luiza Lacerda Ribeiro lacerda.anaa@gmail.com Ana Paula Costa Tomaz paulatomaaz1@gmail.com Clara Carolina Farnesi Carlos Barbosa farneseclara@gmail.com Laura Campos Santos LAURAA_CAMPOS@HOTMAIL.COM Yara Alene de Souza YARAALENE18@GMAIL.COM Jordana Luisa da Costa Ribeiro jluisacr@gmail.com João Vitor Carmo de Novaes joaonovaes2001@hotmail.com Ágatha Yasmin Santos Melo 20105.00002@cienciasmedicasmg.edu.br <p>Objetivo geral e hipótese principal defendida: este artigo relata a experiência de acadêmicos de medicina e psicologia no projeto extensionista "AbsorVerde: Transformando Vidas no Contexto do Enfrentamento da Pobreza Menstrual". A hipótese principal é que a conscientização e a educação ambiental, por meio da produção de absorventes sustentáveis, podem capacitar pessoas menstruantes, gerar renda e combater a violência de gênero ao promover autonomia econômica e dignidade menstrual. Método: entre fevereiro e agosto de 2024, foram realizados 25 encontros com duração média de três horas, atendendo em média oito mulheres por encontro, em parceria com uma associação denominada IMA (Instituto de Mulheres Amadas) em Belo Horizonte. Inicialmente, foram definidos os temas a serem abordados em cada oficina com as participantes. Semanalmente, desenvolviam-se as oficinas pré-estabelecidas e monitorava-se a produção dos absorventes sustentáveis, devidamente acompanhada por uma costureira voluntária. Resultados: os encontros possibilitaram que os/as estudantes realizassem oficinas educativas e acompanhassem a produção de absorventes sustentáveis pelas mulheres participantes. Ao longo do projeto, foram produzidos 600 absorventes sustentáveis, com preço de venda estipulado em R$20,00 por unidade. A orientação constante dos/as estudantes, juntamente com o apoio da costureira voluntária, facilitou a produção eficiente e contínua dos absorventes. As participantes foram capacitadas a produzir absorventes sustentáveis não apenas para uso próprio, mas também como uma potencial fonte de renda. Conclusão: o projeto "AbsorVerde" demonstrou que, por meio da conscientização e educação ambiental, é possível empoderar pessoas menstruantes e promover a sustentabilidade. A iniciativa contribuiu para a melhoria da saúde menstrual das participantes, mas também ofereceu uma oportunidade de geração de renda, destacando a importância de projetos sociais e educativos em contextos de vulnerabilidade, sobretudo no combate às violências contra as mulheres. O impacto social positivo evidencia a relevância da educação ambiental e do empoderamento no enfrentamento da pobreza menstrual.</p> 2025-06-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64675 Jardim do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM) 2024-12-11T13:44:45+00:00 Reinaldo Matos da Anunciação Junior r.matos.jr@hotmail.com Saulo Mendonça Bichara sbmendonca@id.uff.br Raquel Dias de Souza raquelds@id.uff.br <p>Ao longo do tempo, a estrutura social sofreu uma série de transformações no seu processo evolutivo. O ser humano tem se transferido para centros urbanos e se distanciado dos elementos da natureza, apesar dos males que essa mudança tem provocado, como aumento da poluição e problemas de saúde. Diante disso, foi criado o projeto de extensão “Jardim do ICM: aproximação entre o direito à sadia qualidade de vida e a paisagem do espaço urbano na UFF”, que tem como objetivo a arborização e ampliação das áreas verdes no espaço ocupado pelo ICM na cidade de Macaé/RJ, consolidando assim o direito social ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como essencial à sadia qualidade de vida. Para tanto, o projeto realizou o plantio de espécies arbóreas no interior e ao redor do bloco ocupado pelo instituto, dando preferência a espécies nativas; promoveu educação ambiental através da instalação de QR Codes nas árvores plantadas, com informações sobre cada exemplar; realizou a criação de um perfil na rede social Instagram a fim de veicular as ações do projeto; bem como promove pesquisas acerca do tema. Mediante a adoção de tais medidas, o projeto contribui para a otimização do bem-estar da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo, que se beneficia dos resultados alcançados pelo plantio de árvores e manutenção do jardim do ICM, os quais, cientificamente, colaboram para o estabelecimento do conforto térmico do meio ambiente. Desta forma, ao longo de cinco anos, várias espécies de árvores frutíferas e ornamentais foram plantadas no ICM, atividade desenvolvida com o apoio de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados que atuam na UFF em Macaé.</p> 2025-06-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67034 Agricultura segura e sustentável 2025-04-25T22:45:31+00:00 Ana Paula Oliveira Rodrigues ana.2149442@discente.uemg.br Antonio Tassio Santana Ormond antonio.ormond@uemg.br Franciane Diniz Cogo franciane.diniz@uemg.br Érika Andressa Silva erika.silva@ifc.edu.br Marco Aurélio da Silva Júnior marcos.aurelio.junior@educacao.mg.gov.br Guilherme José Borges Santos guilherme.2138863@discente.uemg.br <p>O projeto de extensão “Educando estudantes e produtores para prevenção de ris­cos com máquinas agrícolas" foi implementado na Escola Estadual Francisco da Silva Maia, situada na zona rural de Passos, Minas Gerais. Destinado aos estudan­tes do 6º ano do Ensino Fundamental, o projeto teve como objetivo conscientizar sobre a segurança no trabalho agrícola e a sustentabilidade ambiental, capaci­tando os alunos como agentes multiplicadores de práticas seguras e sustentáveis. A metodologia combinou atividades teóricas e práticas: inicialmente, a equipe se apresentou e introduziu a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), incentivando os estudantes a compartilharem experiências relacionadas aos desa­fios ambientais e ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), além de abordar a segurança no uso de máquinas e implementos agrícolas. Seguiu-se uma palestra interativa sobre segurança agrícola e ambiental, complementada por um <em>banner </em>informativo. Na etapa prática, os alunos participaram de oficinas demons­trativas sobre o uso correto de EPIs, receberam panfletos educativos e realizaram atividades de fixação do conteúdo. Adicionalmente, eles foram incentivados a prosseguir seus estudos por meio de marcadores de página com informações so­bre os cursos da UEMG. A participação ativa dos estudantes e a colaboração do professor de Ciências foram fundamentais para o sucesso das atividades. Como resultado, observou-se um aumento na conscientização dos alunos sobre a impor­tância da segurança no ambiente rural e da adoção de práticas agrícolas susten­táveis. Conclui-se que a educação e a conscientização da comunidade rural são essenciais para promover uma agricultura mais segura e sustentável, destacando o papel vital de projetos de extensão na integração entre universidade e sociedade.</p> 2025-07-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67048 “Campanhas REMELIXO” e seu papel na orientação e logística reversa de medicamentos vencidos e em desuso em Unidade de Saúde de Macaé-RJ 2025-04-25T22:47:34+00:00 Vitor Todeschini vitor_todeschini@hotmail.com Yasmin dos Santos Aguilar da Silva yasminaguilar364@gmail.com Savio Magalhaes de Ávila saviomagalhaes24@gmail.com Delise Fan delisefan95@gmail.com Rebeca Reis e Silva rebecareisesilva@gmail.com Marina Cardoso Nemitz marinanemitz@yahoo.com.br Samantha Monteiro Martins samanthamartins09@gmail.com <p>Os medicamentos são fundamentais para a saúde e qualidade de vida. Entretanto, são um risco se descartados incorretamente. É nesse contexto que o projeto “REMELIXO: Transformando conhecimento em ação” atua, produzindo conteúdo e material didático físico e virtual e realizando a logística reversa de medicamentos e oficinas educativas para diferentes públicos. Este trabalho relata a atuação do projeto em uma Unidade de Saúde de Macaé-RJ, por meio das “Campanhas REMELIXO”, que envolveram a coleta e destinação adequada de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, além de ações educativas voltadas ao público local sobre os riscos e as soluções relacionados ao descarte incorreto de medicamentos. As campanhas foram realizadas às sextas-feiras, de março de 2023 a agosto de 2024. As ações educativas foram conduzidas de forma passiva e ativa, ou seja, as pessoas deslocando-se espontaneamente até o ambiente do projeto e os integrantes do projeto se deslocando até o público que aguardava atendimento na unidade de saúde. Para o público infantil foi desenvolvido e aplicado jogo da memória lúdico. A logística reversa foi realizada de forma paralela às ações educativas, estimulando que as pessoas avaliassem os medicamentos em suas residências e trouxessem para descarte no coletor. Após o recebimento, os resíduos foram identificados e armazenados temporariamente até a destinação ambientalmente adequada por empresa especializada. O monitoramento e avaliação das ações foram realizadas continuamente através de formulários, demonstrando que aproximadamente 1500 pessoas foram impactadas diretamente pelas ações, além do impacto indireto por fomentar a discussão do tema. O presente estudo teve, portanto, resultados significativos na saúde e no meio ambiente, ao promover o uso racional e incentivar boas práticas de armazenamento e descarte de medicamentos. Assim, o projeto REMELIXO contribui para a minimização da contaminação do ambiente por fármacos, propondo soluções socioambientais e promovendo a integração de profissionais, acadêmicos e comunidade.</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67066 Experiência multidisciplinar no ensino da sustentabilidade 2025-05-13T22:28:10+00:00 Carla Carvalho carlac@id.uff.br Kita Macario kitamacario@id.uff.br <p>A sustentabilidade ambiental e climática exige uma abordagem educacional inovadora e interdisciplinar para formar profissionais capazes de enfrentar desafios globais. Este trabalho apresenta um relato da experiência docente ao ministrar as disciplinas “Sustentabilidade e Educação Estratégica” e “Patrimônio Sustentável e Capacitação Multidisciplinar” do Minor em Desafios Globais da UFF para graduandos e pós-graduandos de diferentes áreas do conhecimento, incluindo ciências sociais, neurociência, arquitetura, economia, geografia, relações internacionais, física, entre outras. A proposta pedagógica adota uma metodologia ativa, baseada na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo reflexões sobre temas como economia circular, mudanças climáticas, impactos do antropoceno e preservação do patrimônio cultural e natural. Além disso, discutiu-se a importância da capacitação de futuros multiplicadores, explorando desafios e soluções para a implementação de ações sustentáveis em contextos diversos. Durante o curso, os estudantes participaram de uma ação de extensão onde o foco foi seguir a metodologia aplicada em um artigo internacional publicado na revista Sustainability Science em 2022. A proposta foi apresentar e discutir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) com indivíduos da sociedade civil, tendo em vista apresentar os ODS para os entrevistados e obter suas percepções sobre a importância de cada uma delas, produzindo um ranking para discussão em sala de aula. Os resultados demonstram que a abordagem multidisciplinar favorece uma compreensão ampla e crítica da sustentabilidade, incentivando a formação de cidadãos engajados na construção de um futuro sustentável.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66910 O que temos sonhado com o planeta Terra? 2025-05-12T20:16:37+00:00 Jaquelina Maria Imbrizi jaquelina.imbrizi@unifesp.br Ana Luisa Esposito Mafra e Silva e.ana@unifesp.br Giovana Carvalho de Oliveira giovanacarvalholiveira@gmail.com Giovanna de Almeida Malbet gmalbet@unifesp.br Isabela Bartolomucci Mulato isabela.bartolomucci@unifesp.br Isabella Ugadin Borsato ugadin.isabela@unifesp.br Livia Souza Costa liviascosta13@gmail.com Letícia Cruz Cerqueira cerqueira.leticia@unifesp.br Manuella de Azevedo Janoni Hernandes mhernandes@unifesp.br <p>Ações de extensão podem contribuir com as discussões sobre os efeitos psíquicos das catástrofes advindas das mudanças climáticas. Os sonhos nos auxiliam na localização destes impactos na subjetividade quando os concebemos em sua função não só de realizar desejos para manter o sujeito em estado de sono, mas também como uma tentativa de elaboração das impressões sensíveis traumáticas advindas da vida de vigília. Por sua vez, a escuta e a partilha de sonhos em roda ou em espaços públicos têm sido utilizadas como modo de cuidado e acolhimento aos sujeitos estarrecidos diante das tragédias ambientais. O objetivo do trabalho é apresentar como foi criada a metodologia da ação extensionista intitulada “O que temos sonhado com o planeta Terra?”, vinculada aos projetos de extensão e estágio da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Trata-se de uma intervenção em espaços abertos na qual pessoas ficam disponíveis para o encontro e posicionadas atrás de uma placa com os seguintes dizeres: Escuto sonhos sobre o meio ambiente, o planeta, a natureza, a crise climática, o bem viver, etc. Essa intervenção foi inspirada em duas obras da artista Ana Teixeira, cuja arte é marcada pela criação de situações que desafiam a rotina e estimulam o reconhecimento do “outro” como parte integrante de uma experiência compartilhada. Foram realizadas três experimentações e os dados produzidos se referiram a enchentes, alagamentos, tsunamis e ao sofrimento advindo da desigualdade socioeconômica brasileira. A palavra "água" está presente em vários sonhos como impressões do dualismo vida/morte: aquilo que nos constitui e também pode nos matar. Assim, o convite para sonhar o planeta Terra é uma forma de reencontrar a nossa vitalidade psíquica e, quiçá, angariar forças para resistir à destruição da natureza, criando propostas voltadas à sustentabilidade ambiental e climática.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade