UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade <p><strong>UFF &amp; Sociedade</strong><strong> (ISSN 2965-6877)</strong> é o periódico técnico-científico da PROEX-UFF. Criada em 2021, a revista publica, em fluxo contínuo, trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para a divulgação e a difusão da Extensão, promovendo um espaço para o debate e estimulando a reflexão acerca das ações extensionistas e de sua repercussão na sociedade.</p> pt-BR revistaextensao.proex@id.uff.br (Equipe Editorial) revistaextensao.proex@id.uff.br (Equipe Editorial) Wed, 21 Feb 2024 14:26:29 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Conscientização sobre o autismo https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60886 <p>Este relato de experiência enfatiza a aproximação universidade-territorialidades e descreve a ação de campo que inaugurou as atividades do projeto de extensão intitulado “Saúde e educação para a vida em conversas com crianças, pais e professores na Comunidade da Maré”. O projeto de extensão visa articular temas de saúde e educação considerados transversais à educação básica, valorizando o conhecimento popular e o acadêmico. A estratégia metodológica consiste no desenvolvimento de oficinas que são realizadas nas dependências da escola parceira localizada na Comunidade da Maré. As conversas são orientadas pelas demandas e necessidades das pessoas da comunidade. A conscientização sobre o autismo foi o tema inaugural posto a campo na data da celebração, dia 2 de abril de 2022. Na agenda estão outras demandas que perpassam pelo (i) uso consciente da internet, (ii) prevenção do câncer de pele, (iii) saúde do homem, (iv) racismo e discriminação, (v) responsabilidade com o meio ambiente, (vi) educação sexual etc. A ideia é trabalhar os conteúdos estruturantes da formação educacional das crianças, bem como dar a elas a oportunidade de protagonizar experiências novas, reconhecendo como legítimo os saberes trazidos por elas mesmas e pelos demais participantes. Nesse sentido, ouvir as crianças e dialogar com elas é tratar, no presente, de trocas de ideias que não só importam ou atraem a atenção delas hoje, mas que podem impactar no futuro.</p> Maria Isabel do Nascimento, Antonio Duarte Guedes Filho, Jaqueline dos Santos Rodrigues, Amanda Ribeiro de Lima, Wender Emiliano Soares, Luis Antonio dos Santos Diego Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60886 Fri, 08 Mar 2024 00:00:00 +0000 Produção para mídias sociais digitais pautadas na acessibilidade na extensão universitária https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62563 <p>As mídias sociais digitais permitem a interação entre os usuários e possibilitam a ampla produção de conteúdo para além dos formatos unidirecionais das mídias tradicionais. Contudo, a característica vital dessas plataformas é o formato audiovisual, dificultando o acesso das pessoas com deficiência visual caso a mensagem não tenha equivalentes alternativos para a informação. Para enfrentar essa barreira e garantir a participação desse grupo, é importante o uso de recursos de acessibilidade. Assim, este artigo tem como objetivo descrever a prática de produção de conteúdo para mídias sociais digitais em uma perspectiva inclusiva e de uso de recursos de acessibilidade visual do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Mídia e Acessibilidade “Biblioteca Falada”, da Unesp/SP, instituição que atua no desenvolvimento de projetos de extensão com a sociedade. A análise pode indicar possíveis práticas na produção de conteúdos que considerem as pessoas com deficiência visual como público participante de fato das redes digitais.</p> Amanda Menezes Farias de Souza, Guilherme Ferreira de Oliveira, Suely Maciel Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62563 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 +0000 Contribuições do basquete em cadeira de rodas para a inclusão de pessoas com deficiência em Roraima https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62555 <p>O esporte para pessoas com deficiência é uma importante ferramenta para o desenvolvimento físico, psicológico e social dessa população. O objetivo desse estudo foi descrever a atuação da primeira autora no projeto de extensão Atividades Físicas e Esportivas para Pessoas com Deficiência. Trata-se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e observacional. Através da participação da autora como bolsista no projeto de extensão, três pontos principais foram elencados para discussão: 1) Contribuição para formação acadêmica, 2) Sociabilidade dos alunos participantes e; 3) Acessibilidade das pessoas com deficiência. A participação no projeto de extensão foi notável para formação profissional da autora, porque foi possível aprimorar os conhecimentos teóricos com a prática. Além disso, percebeu-se o fortalecimento da sociabilidade e integração dos alunos durante o desenvolvimento das atividades bem como a necessidade de melhorias nas questões de acessibilidade, fundamentais para que pessoas com deficiência possam ingressar e permanecer em um projeto de extensão. Dessa forma, o projeto em questão promove muitos benefícios para comunidade acadêmica e a sociedade, mas cabe destacar que este carece de maior reconhecimento para que possa ser ampliado, beneficiando mais participantes com deficiência.</p> Emilly Cazé da Silva, Vinicius Denardin Cardoso Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62555 Thu, 13 Jun 2024 00:00:00 +0000 Extensão universitária pautando a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da formação em escrita e leitura no Sistema Braille https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62567 <p>O presente artigo, de caráter descritivo quali-quantitativo, tem como objetivo descrever as ações desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Formação Inicial e Continuada em Serviço/para o aprendizado dos processos de leitura e escrita, do Sistema Braille.” Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a descrição dos objetivos do projeto, seu desenvolvimento e análise exploratória da avaliação pelos cursistas com vistas a proceder com a apresentação dos resultados da referida ação. O projeto foi executado no ano de 2023, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária Campo Grande, por meio do Laboratório de Pesquisas em Educação Especial Acessibilidade e Inclusão (LAPIS/UEMS). Teve como objetivo a oferta de elementos introdutórios para a compreensão da escrita utilizada por parcela da população cega e atendeu participantes de diferentes características sociais, sendo professores, familiares, pessoas cegas e estudantes da UEMS. Os inscritos participaram de encontros presenciais e virtuais com a participação de formadores de diferentes instituições colaboradoras. Ao término do curso foi sugerido que os estudantes respondessem a um questionário virtual com perguntas mistas, no intuito de identificar as contribuições da ação. Os resultados apresentados demonstraram que foi positiva a aprendizagem e a interação dentre os participantes, havendo, todavia, a necessidade de incursões maiores por meio da promoção de formações mais adensadas sobre o assunto, tendo sempre como interface a proposta de educação na perspectiva da inclusão, considerando a necessidade de reforçar o Sistema Braille e sua importância nesse processo.</p> Ronaldo Rodrigues Moises, Celi Correa Neres, José Aparecido da Costa Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62567 Fri, 21 Jun 2024 00:00:00 +0000 Promoção de saúde multidisciplinar para indivíduos com deficiência intelectual e seus cuidadores https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62594 <p>O objetivo deste relato foi descrever a experiência do projeto de extensão uni­versitária intitulado “Promoção de saúde multidisciplinar para indivíduos com deficiência intelectual e seus cuidadores”, da Faculdade de Odontologia da Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul. Este projeto de extensão tem o objetivo de promover saúde de forma multidisciplinar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão de indivíduos com deficiência intelectual e seus cuidadores. As atividades do projeto consistem em visitas presenciais às insti­tuições para pessoas com deficiência intelectual, onde são realizadas atividades lúdico-educativas sobre saúde bucal com os alunos das instituições e palestras com rodas de conversa sobre saúde para os pais e cuidadores. O projeto de ex­tensão também atua remotamente, produzindo e divulgando conteúdos sobre o tema “Saúde da Pessoa com Deficiência” através dos seus perfis em redes sociais (Instagram e Facebook), para disseminar conteúdo científico de forma acessível à comunidade em geral. Além disso, oportuniza aos extensionistas do projeto a interação com pessoas de distintas realidades econômicas, sociais, culturais e de saúde, expondo os integrantes da equipe a um aprendizado contextualizado, dinâmico e desafiador.</p> Lina Naomi Hashizume, Brenda de Azevedo Claudiano dos Santos, Nathália Machado da Silva, Augusto Sartori dos Santos, Augusto Cardoso Teixeira, Mellany Zanatta Bozzetti Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62594 Fri, 21 Jun 2024 00:00:00 +0000 Tecnologias digitais e deficiência visual https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62617 <p>Como ações de extensão podem apoiar a formação continuada de professores de alunos com deficiência visual? Neste relato, trazemos a percepção dos participantes de um curso de extensão sobre tecnologias digitais acessíveis direcionado a profissionais que atuam junto a pessoas com deficiência visual. O curso, oferecido na modalidade a distância, foi idealizado no período de implementação do ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de covid-19 para atender à demanda de formação continuada na área da acessibilidade digital de pessoas com deficiência visual. Utilizamos a análise temática para comparar o objetivo do curso, a expectativa dos participantes e a avaliação final dos concluintes como forma de compreender a contribuição dele para a formação continuada dos cursistas. Buscamos, ainda, verificar se o oferecimento do curso com e sem mediação pedagógica afeta o resultado da ação de extensão. Os resultados indicaram que as expectativas dos participantes estavam alinhadas com os objetivos do curso, que foram atingidos. Também foi possível concluir que o formato sem mediação pedagógica atendeu às necessidades de formação continuada de uma demanda que emergiu do ensino remoto emergencial.</p> Vanessa França da Silva, Bianca Della Líbera, Jorge Fiore de Oliveira Junior Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62617 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 +0000 Identificação do transtorno do espectro do autismo para promover acessibilidade e inclusão na graduação https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62631 <p>Apresenta-se a ação de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Autismo (NEPA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) da mesma universidade, para a avaliação de hipótese diagnóstica do transtorno do espectro do autismo (TEA) em alunos da graduação que demandam a investigação voluntária a fim de ter seus direitos de acessibilidade garantidos em seus respectivos cursos. A investigação objetiva proporcionar a acessibilidade àqueles que estão encontrando desafios por conta de suas singularidades relacionadas ao TEA para minimizar sofrimentos em ambientes de aprendizagem. A avaliação é realizada a partir dos instrumentos: Entrevista para Diagnóstico do Autismo (ADI-R), Observação para o Diagnóstico do Autismo (ADOS-2), Escala de Responsividade Social – 2 (SRS-2) e Escala de Traços Autísticos. A avaliação de hipótese diagnóstica de autismo junto ao público de alunos do ensino superior na UFF favorece a acessibilidade, pois respalda a SAI para a implementações de ações a fim de prover melhor qualidade de vida ao aluno em sala de aula, que necessariamente se beneficiará de um ambiente harmônico, sobretudo quando há cooperação entre a equipe docente e o núcleo de acessibilidade.</p> Caroline Moreira de Oliveira Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62631 Wed, 03 Jul 2024 00:00:00 +0000 Saúde bucal inclusiva https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62640 <p>O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do amadurecimento de um pro­grama de extensão em saúde bucal para pessoas com necessidades específicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), detalhando os benefícios de agregar ao projeto a possibilidade de fornecer a esse grupo de indivíduos o atendimen­to odontológico em ambiente hospitalar. O referido projeto de extensão existe desde o ano de 2016 e realiza atividades em quatro escolas de educação especial em Curitiba. Durante as atividades extensionistas, são realizadas triagens com o objetivo de verificar as necessidades de tratamento das pessoas com deficiências. As pessoas são, então, encaminhadas para receber os atendimentos na clínica de Odontologia da UFPR. Contudo, muitos desses pacientes possuem alta complexi­dade de tratamento e impossibilidade de manejo ambulatorial, por isso a parceria entre UFPR e o Complexo Hospital de Clínicas (CHC UFPR), firmada no ano de 2019, foi essencial para garantir tratamento humanizado e integral a essas pes­soas. Os atendimentos hospitalares são realizados com anestesia geral e permitem a condução de tratamentos complexos. Esse projeto é importante para atender uma demanda antes reprimida em nossa universidade, além de proporcionar ex­periência diferenciada aos acadêmicos de Odontologia envolvidos, tornando-os profissionais mais humanos e com olhar voltado à integralidade no cuidado.</p> Giselle Emilãine da Silva Reis, Amanda Kerin Alves Cavalheiro, João Rodrigo Sarot, Yasmine Mendes Pupo Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62640 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 +0000 A formação em baixa visão https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62621 <p>Este texto apresenta um relato sobre a formação em baixa visão no Instituto Benjamin Constant (IBC), reconhecido como Centro de Referência Nacional em questões da deficiência visual e que promove diversas ações de formação, sen-do a formação em baixa visão o resultado da prática educacional da instituição. Considera-se a significativa presença dessa condição nas escolas brasileiras, onde um grande número de estudantes apresenta deficiência visual. O IBC tem uma longa história de atendimento a pessoas com baixa visão, o que motivou a ela-boração de uma ação de extensão para atender à demanda de formação nacional. Atualmente, ensino, pesquisa e extensão convergem no campo da baixa visão na instituição. O grupo de pesquisa O Cotidiano da Baixa Visão, vinculado ao IBC, realiza ações em colaboração com diferentes setores da instituição, com alcance nacional, de modo a promover diálogos para a elaboração e reelaboração do co-nhecimento. Esta ação de extensão destaca a importância do conhecimento e da experiência para a construção da educação inclusiva.</p> João Ricardo Melo Figueiredo, Patrícia Ignácio da Rosa, Eliana Leite Assis Figueiredo, Gabrielle de Oliveira Camacho Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/62621 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 +0000 Atendimento nutricional ambulatorial online de crianças e adolescentes no período da pandemia da Covid-19 https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/61106 <p>O objetivo deste estudo foi demonstrar os resultados das atividades desenvolvidas&nbsp; no ambulatório online de nutrição infantil da Universidade Federal Fluminense(UFF), de abril a outubro de 2021. A plataforma <em>Google Meet</em> foi utilizada para os atendimentos e artes gráficas com práticas de educação nutricional foram enviadas aos responsáveis como incentivo. Os dados dos atendimentos referentes à avaliação e conduta nutricional foram analisados de forma descritiva. A maior parte dos pacientes apresentou sobrepeso (33,3%) e obesidade (33,3%) e, destes, 42,9% reduziram o peso com o tratamento. Todos os pacientes com desnutrição apresentaram ganho de peso esperado. A diminuição de consumo de refrigerantes ocorreu em 15,4% deles e 33,3% das famílias relataram aumento do consumo de frutas e hortaliças. Concluiu-se que o atendimento online com uso de artes para educação nutricional, planejamento dietético adequado e contato mais ativo com os responsáveis dos pacientes promoveu aquisição de melhores hábitos alimentares, e melhoria do estado nutricional.</p> Daiane Silva Gomes, Leticia Manacorda da Costa, Manuele dos Santos Gama, Roberta Braga Pasini Lucchetti, Rosane Valéria Viana Fonseca, Ana Lúcia Pires Augusto Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/61106 Wed, 21 Feb 2024 00:00:00 +0000 Liga acadêmica de oncologia e genética no campus da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/61092 <p>A criação de uma liga acadêmica no espaço universitário cumpre o papel de associar o ensino, pesquisa e extensão oferecendo um espaço acadêmico de autonomia aos discentes envolvidos como uma atividade curricular, mas durante a pandemia do Covid-19 foi um desafio. O objetivo &nbsp;foi &nbsp;descrever a experiência da implantação de uma Liga Acadêmica sobre oncologia e genética por estudantes de graduação da área da saúde na universidade e comunidade. <strong>Metodologia: </strong>Estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, retratando a implementação da Liga Acadêmica em uma universidade pública no interior do estado do Rio de Janeiro. <strong>Resultados: </strong>Um breve histórico da implantação da LAOGRO na Universidade Federal Fluminense - Campus Rio Das Ostras; Estratégias de atrair candidatos: prova de seleção e realização dos encontros; Principais desafios e limites enfrentados com a implementação da LAOGRO. <strong>Conclusão:</strong> A criação da LAOGRO favoreceu preencher uma lacuna de&nbsp; conhecimento na oncologia e genética através de atividades de educação à distância, a implementação da conjugação do ensino, pesquisa e extensão com a participação ativa dos discentes, docentes, profissionais de saúde e comunidade. A exploração de temáticas atrativas e a realização do processo seletivo para recrutamento de ligantes atraiu os candidatos. Posto isto, apesar dos desafios de comunicação durante a pandemia de Covid-19, a Liga proporcionou o canal de comunicação com inclusão e diálogo de todos os envolvidos, tendo o compromisso de despertar conhecimento contribuindo assim para formação de futuros profissionais de saúde e corroborando a promoção de saúde da comunidade.</p> Leila Leontina do Couto Barcia, Yasmin de Miranda Sant’Ana Valle, Vitor de Oliveira Bastos, Mariana Lopes de Oliveira, Quezia Falcão Soares, Laura Santos de Castro Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/61092 Mon, 06 May 2024 00:00:00 +0000 Artes, diversidade cultural e educação https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60957 <p>O artigo apresenta o projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF) “Artes, Diversidade Cultural e Educação”, desenvolvido desde 2019. Remodelado para uma ação remota em razão da pandemia do COVID 19 nos anos de 2020 e 2021 voltou como ação presencial em 2023. Trata-se de projeto de extensão, articulado à disciplina optativa da graduação e voltado para a formação continuada de educadores(as) das redes municipais de Rio das Ostras e de Macaé/RJ. Envolve também os discentes do curso de Produção Cultural da UFF, campus Rio das Ostras. A combinação de discentes da graduação e docentes da rede de ensino municipal têm possibilitado a formação de grupos heterogêneos para a pesquisa-intervenção e o desenvolvimento de produtos digitais de apoio didático com ênfase na diversidade cultural, tendo nas artes um meio de promover a reflexão dos envolvidos na ação. Experiência essa que tem auxiliado na implementação da creditação da extensão no currículo da graduação da Produção Cultural.</p> Gilmar Rocha, Adriana Russi Tavares de Mello, Juliana da Silva Pinto Carneiro, Érica Silva Mendonça Neves, Nívea Carvalho de Moraes Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60957 Wed, 21 Feb 2024 00:00:00 +0000 A questão racial na análise de dados de violações de direitos fundamentais de crianças e adolescentes no município de Cachoeiras de Macacu-RJ https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60920 <p>A questão racial é um dado importante para pesquisas e análises em campos que visam fazer uma leitura estratégica do perfil da população para fins de proteção a cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica. A importância de abordar essa questão no Brasil está em seu traço histórico e social. A escravidão e o modelo de sociedade que se formou após a abolição em 1888 deixaram marcas de segregação racial que são impressas até o presente em uma expressiva parte da população brasileira. Este trabalho aponta como a negligência da questão racial por parte de um órgão público, o Conselho Tutelar de Cachoeiras de Macacu, dificulta o entendimento das especificidades das violações dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.</p> José Nilton de Sousa, Hugo Farias de Sousa Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60920 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 +0000 Possibilidades de formação inicial e continuada de professores na pandemia https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60944 <p>Os desafios educacionais surgidos devido à pandemia de Covid-19 colocaram o grupo de licenciandos em Pedagogia em busca de práticas pedagógicas inovadoras para que fosse possível alcançar as crianças e construir um processo de aprendizagem significativo dentro das características do novo contexto educacional, que se voltou para a interação com mediação incisiva da tecnologia. Este projeto constituiu-se em uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório e objetivou apresentar as ações e reflexões desenvolvidas, ao longo do ano de 2021, de futuros professores-pesquisadores por meio do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Nossas construções buscaram alcançar a emancipação dos sujeitos envolvidos na prática educativa, tendo como princípio a defesa de que todos podem e devem aprender. Para tanto, foram planejadas dinâmicas e atividades que contaram principalmente com os suportes teóricos de Magda Soares (2020) e Paulo Freire (2018). Desta forma, as experiências no PIRP possibilitaram reflexão e aprofundamento sobre as práticas pedagógicas críticas relacionadas à alfabetização e ao letramento, além de revelarem a importância de considerar as subjetividades dos/as educandos/as e de respeitá-los/as como sujeitos ativos e criativos do processo de ensino-aprendizagem.</p> Caio Oliveira da Silva, Dyanna Viana Vieira, Karina Blakeley Galvão , Rejany dos S. Dominick, Stéfany Bicalho Fernandes, Taissa Rodrigues Barbosa Vieira Copyright (c) 2024 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60944 Mon, 06 May 2024 00:00:00 +0000