UFF & Sociedade
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<p><strong>UFF & Sociedade</strong><strong> (ISSN 2965-6877)</strong> é o periódico técnico-científico da PROEX-UFF. Criada em 2021, a revista publica trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para a divulgação e a difusão da Extensão, promovendo um espaço para o debate e estimulando a reflexão acerca das ações extensionistas e de sua repercussão na sociedade.</p>pt-BRrevistaextensao.proex@id.uff.br (Equipe Editorial)revistaextensao.proex@id.uff.br (Equipe Editorial)Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000OJS 3.2.1.0http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60IFF Itaperuna em ação
https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66860
<p>A divulgação científica no Noroeste Fluminense é essencial para fortalecer o reconhecimento do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em Itaperuna, única instituição de ensino tecnológico e superior da região. Diante dos desafios de visibilidade local, este trabalho relata uma experiência de utilização do Instagram para aproximar a comunicação científica do público leigo. A metodologia incluiu a identificação de temas de interesse da comunidade, revisão de literatura em fontes acadêmicas e jornalísticas, além de produção de postagens acessíveis. Criado em abril de 2024, o perfil @Iffnasredes alcançou 12,7 mil contas e gerou 1.068 interações até janeiro de 2025, contribuindo para o aumento das inscrições nos processos seletivos da instituição. Além de divulgar informações sobre o campus, a iniciativa ampliou o alcance de projetos de pesquisa, ensino e extensão, utilizando vídeos para conectar avanços científicos às ações institucionais. O sucesso da proposta reforça a importância das plataformas digitais na comunicação institucional e na promoção de uma sociedade mais informada e engajada.</p> <p> </p>Laura Marcela Machuca Mesa, Iracy Linhares Moraes, Jeniffer de Oliveira Santos, Patricia Gon Corradini
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https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66860Wed, 28 May 2025 00:00:00 +0000Experiência e reflexões a partir de ações extensionistas de educação em saúde sobre vacinação para crianças, adolescentes e idosos
https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64670
<p>A vacinação ou imunização é uma das estratégias de saúde pública que mais contribui para redução da morbimortalidade infantil e para aumentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os países. Apesar disso, têm sido observados comportamentos hesitantes de algumas pessoas em relação aos atos de vacinar-se e de levar as crianças para receberem as vacinas apropriadas. Há alguns anos é possível observar coberturas vacinais abaixo do recomendado no Brasil, fenômeno este relacionado com a desconfiança sobre a utilidade em saúde pública das vacinas e a desinformação sobre os modos de ação destas. O presente relato de experiência apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento de ações extensionistas que visam a sensibilização sobre a temática vacinas e vacinação. A partir da comunicação clara com diversos segmentos da sociedade, das crianças de educação infantil aos idosos, realizando atividades educativas em escolas e em outros ambientes sociais na cidade fluminense de Niterói, foi possível perceber o quanto as pessoas, de modo geral, estão necessitadas de informações corretas sobre o assunto. O caminho da educação em saúde mostrou-se bem útil, já que foi possível trazer reconhecimento histórico e transmitir conceitos a respeito das vacinas através de atividades dinâmicas, lúdicas e interativas. Tais ações extensionistas atingiram não somente os participantes dos diferentes dias e locais, como também suas famílias e a comunidade ao redor. Alguns desafios existem, de fato: com destaque, desconfiança, desinformações e fake news confundem algumas pessoas se a certeza dos benefícios trazidos pelas vacinas não estiver assegurada. O produto principal destas intervenções é o desenvolvimento de indivíduos instruídos e incentivados a fomentar a construção, em bases sólidas, de uma sociedade mais consciente das melhorias em saúde pública proporcionadas pelas vacinas no passado e do papel de cada um na manutenção das coberturas vacinais elevadas para todas as doenças imunopreveníveis.</p>Anna Julia Cavadinha Fontes Evangelista, Gina Peres Lima dos Santos
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https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64670Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Práticas inclusivas no Ensino Superior – transtorno do espectro do autismo
https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64060
<p>O relato de experiência discute as práticas inclusivas no ensino superior para estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA). A escrita apresenta o TEA como uma condição neurobiológica que afeta a interação social e os interesses, com uma prevalência estimada em 1% da população mundial. Destaca-se a necessidade de práticas inclusivas no ensino superior, exemplificada pelo curso “Práticas Inclusivas no Ensino Superior: Área do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA” ofertado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A formação objetiva a identificação de fatores que dificultam o acesso de universitários com TEA aos recursos e conteúdos assegurados por legislações além de disseminar estratégias para melhorar seu aproveitamento. Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Núcleo UAB da Unifesp, a plataforma disponibiliza materiais de leitura, vídeos e atividades, seguindo as diretrizes do Design Universal para Aprendizagem (DUA), considerando as especificidades dos estudantes com TEA. A qualificação foi composta por 29 participantes, incluindo docentes e técnicos da Unifesp, bem como público externo. Os relatos dos participantes indicam que o curso contribuiu para promover um ambiente educacional inclusivo, acolhendo a diversidade e valorizando as diferenças individuais, com o objetivo de alcançar uma inclusão para todos em momento futuro.</p>Emerson Eduardo da Silva
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https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64060Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000Vida de Cão
https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64799
<p>No contexto educativo, não é comum encontrar materiais pedagógicos que combinem, de maneira eficiente, o entretenimento e o aprendizado sobre a responsabilidade no cuidado de animais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi relatar a elaboração e validação de um jogo de tabuleiro intitulado “Vida de Cão”, bem como a avaliação de seu potencial na promoção do aprendizado, de crianças e adultos, sobre temas como alimentação, higiene e bem-estar dos cães. A validação foi realizada por meio de um delineamento de pré-teste e pós-teste com questionários aplicados antes e após as partidas, abrangendo 34 participantes, sendo 26 crianças e 8 adultos. A partir de observações quantitativas, identificou-se uma melhora no conhecimento dos participantes, com destaque para o grupo infantil, que obteve um aumento de 28,6% nos acertos do elenco de perguntas. A aplicação da atividade prática evidenciou o potencial do jogo como recurso educativo acessível e eficaz, com benefícios observados tanto no engajamento quanto na assimilação dos conteúdos, com a avaliação de seu potencial como ferramenta de apoio a ações extensionistas voltadas à promoção do conhecimento sobre a temática em questão. As observações realizadas durante sua aplicação vêm contribuindo para a reestruturação do material, que poderá ser adaptado para diferentes contextos educacionais.</p>Shihane Mohamad Costa Mendes, Luciano Antunes Barros
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https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64799Thu, 29 May 2025 00:00:00 +0000Bem-estar em foco
https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64654
<p>O projeto de extensão aborda a relação bidirecional entre diabetes mellitus e saúde bucal, evidenciando como a periodontite pode impactar negativamente o controle glicêmico em pacientes diabéticos. O problema central é a falta de conhecimento sobre a inter-relação entre essas condições e a ausência de práticas preventivas adequadas. O objetivo geral é promover o cuidado integrado da atenção à saúde em pacientes diabéticos e com doença periodontal por meio de ações educativas. Utilizando uma abordagem de pesquisa-ação, foram implementadas palestras, workshops e mídias digitais para conscientizar e educar a população-alvo. O projeto evidenciou a importância da abordagem personalizada no acompanhamento de pacientes, destacando como a criação de vínculos de confiança entre profissionais de saúde e usuários pode favorecer o engajamento e a adesão às práticas de autocuidado. A utilização de plataformas digitais, como redes sociais, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para ampliar o alcance das intervenções educativas, facilitando o acesso à informação e promovendo a troca de experiências entre pacientes e profissionais. A continuidade das ações e a avaliação contínua dos resultados permitirão ajustar e aperfeiçoar as estratégias adotadas, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo sustentável de cuidado integrado e educação em saúde. Conclui-se que a educação em saúde e o cuidado interdisciplinar são essenciais para melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos, reforçando a importância de estratégias educativas no manejo de condições crônicas.</p>Penha Faria da Cunha, Gabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargo
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https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64654Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000