UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade <p><strong>UFF &amp; Sociedade</strong><strong> (ISSN 2965-6877)</strong> é o periódico técnico-científico da PROEX-UFF. Criada em 2021, a revista publica trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para a divulgação e a difusão da Extensão, promovendo um espaço para o debate e estimulando a reflexão acerca das ações extensionistas e de sua repercussão na sociedade.</p> pt-BR revistaextensao.proex@id.uff.br (Equipe Editorial) revistaextensao.proex@id.uff.br (Equipe Editorial) Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Bem-estar em foco https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64654 <p>O projeto de extensão aborda a relação bidirecional entre diabetes mellitus e saúde bucal, evidenciando como a periodontite pode impactar negativamente o controle glicêmico em pacientes diabéticos. O problema central é a falta de conhecimento sobre a inter-relação entre essas condições e a ausência de práticas preventivas adequadas. O objetivo geral é promover o cuidado integrado da atenção à saúde em pacientes diabéticos e com doença periodontal por meio de ações educativas. Utilizando uma abordagem de pesquisa-ação, foram implementadas palestras, workshops e mídias digitais para conscientizar e educar a população-alvo. O projeto evidenciou a importância da abordagem personalizada no acompanhamento de pacientes, destacando como a criação de vínculos de confiança entre profissionais de saúde e usuários pode favorecer o engajamento e a adesão às práticas de autocuidado. A utilização de plataformas digitais, como redes sociais, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para ampliar o alcance das intervenções educativas, facilitando o acesso à informação e promovendo a troca de experiências entre pacientes e profissionais. A continuidade das ações e a avaliação contínua dos resultados permitirão ajustar e aperfeiçoar as estratégias adotadas, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo sustentável de cuidado integrado e educação em saúde. Conclui-se que a educação em saúde e o cuidado interdisciplinar são essenciais para melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos, reforçando a importância de estratégias educativas no manejo de condições crônicas.</p> Penha Faria da Cunha, Gabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargo Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64654 Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000 IFF Itaperuna em ação https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66860 <p>A divulgação científica no Noroeste Fluminense é essencial para fortalecer o reconhecimento do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em Itaperuna, única instituição de ensino tecnológico e superior da região. Diante dos desafios de visibilidade local, este trabalho relata uma experiência de utilização do Insta­gram para aproximar a comunicação científica do público leigo. A metodologia incluiu a identificação de temas de interesse da comunidade, revisão de literatura em fontes acadêmicas e jornalísticas, além de produção de postagens acessíveis. Criado em abril de 2024, o perfil @Iffnasredes alcançou 12,7 mil contas e gerou 1.068 interações até janeiro de 2025, contribuindo para o aumento das inscri­ções nos processos seletivos da instituição. Além de divulgar informações sobre o campus, a iniciativa ampliou o alcance de projetos de pesquisa, ensino e exten­são, utilizando vídeos para conectar avanços científicos às ações institucionais. O sucesso da proposta reforça a importância das plataformas digitais na comuni­cação institucional e na promoção de uma sociedade mais informada e engajada.</p> <p> </p> Laura Marcela Machuca Mesa, Iracy Linhares Moraes, Jeniffer de Oliveira Santos, Patricia Gon Corradini Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66860 Wed, 28 May 2025 00:00:00 +0000 “Pontes Para Saúde” https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64681 <p>O cenário brasileiro, em meio às reformas sanitárias e psiquiátricas no campo da Saúde Mental Álcool e Outras Drogas (SM-AD), reflete a chamada “Guerra às Drogas”, política de segurança pública repressiva e racista – no que diz respeito às ações proibicionistas, voltadas ao controle de demanda, violência e morte do sujeito-usuário de substâncias psicoativas (SPAs). Com base nesse cenário, o presente artigo pretende analisar as relações estabelecidas nesse campo e seus efeitos para os modos de cuidar em saúde, com ênfase na estratégia ético-política da Redução de Danos (RD), articulada à territorialização da demanda SM-AD, a partir da experiência do projeto de extensão “Pontes Para Saúde". Essa atividade extensionista objetivou fortalecer a capacidade de resolubilidade de ações de cuidado em SM/AD na Atenção Primária à Saúde (APS) de Campos dos Goytacazes, RJ, ancorada em dois eixos: territorialização em saúde e oferta de processo formativo para profissionais Agentes de Saúde. Neste manuscrito, o foco é dar visibilidade e realizar discussões no que diz respeito ao primeiro eixo por meio da descrição e problematização das ações, dos desafios, das potencialidades do território e do processo de territorialização que propõe o projeto Pontes para Saúde, com intuito de relatar, em termos metodológicos, de maneira crítica e localizada o produto desejado desse primeiro eixo - o mapeamento psicossocial produzido conjuntamente com os ACSs. Atualmente, em sua etapa final, tem-se como resultado o desenvolvimento de outras posturas dos agentes de saúde em relação ao tipo de práticas de cuidados que podem ser ofertadas a pessoas que fazem uso SPAs na UBS em que o projeto foi implantado. Tem-se evidenciado também a importância transformativa que a dimensão da territorialidade, especialmente porque o território, como produtor de lugares e sentidos, revela sua potência quando resiste às racionalidades hegemônicas produzindo alternativas para além dos paradigmas da doença, crime ou pecado.</p> Pedro Renan Santos de Oliveira, Gabriela Neves Storto, Thais Lage Carneiro, Caio Carvalho Freixo Rezende , Hellen Souza Guimarães , Gregório Prodocimo Hirama Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64681 Thu, 03 Jul 2025 00:00:00 +0000 Experiência e reflexões a partir de ações extensionistas de educação em saúde sobre vacinação para crianças, adolescentes e idosos https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64670 <p>A vacinação ou imunização é uma das estratégias de saúde pública que mais contribui para redução da morbimortalidade infantil e para aumentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os países. Apesar disso, têm sido observados comportamentos hesitantes de algumas pessoas em relação aos atos de vacinar-se e de levar as crianças para receberem as vacinas apropriadas. Há alguns anos é possível observar coberturas vacinais abaixo do recomendado no Brasil, fenômeno este relacionado com a desconfiança sobre a utilidade em saúde pública das vacinas e a desinformação sobre os modos de ação destas. O presente relato de experiência apresenta reflexões a respeito do desenvolvimento de ações extensionistas que visam a sensibilização sobre a temática vacinas e vacinação. A partir da comunicação clara com diversos segmentos da sociedade, das crianças de educação infantil aos idosos, realizando atividades educativas em escolas e em outros ambientes sociais na cidade fluminense de Niterói, foi possível perceber o quanto as pessoas, de modo geral, estão necessitadas de informações corretas sobre o assunto. O caminho da educação em saúde mostrou-se bem útil, já que foi possível trazer reconhecimento histórico e transmitir conceitos a respeito das vacinas através de atividades dinâmicas, lúdicas e interativas. Tais ações extensionistas atingiram não somente os participantes dos diferentes dias e locais, como também suas famílias e a comunidade ao redor. Alguns desafios existem, de fato: com destaque, desconfiança, desinformações e fake news confundem algumas pessoas se a certeza dos benefícios trazidos pelas vacinas não estiver assegurada. O produto principal destas intervenções é o desenvolvimento de indivíduos instruídos e incentivados a fomentar a construção, em bases sólidas, de uma sociedade mais consciente das melhorias em saúde pública proporcionadas pelas vacinas no passado e do papel de cada um na manutenção das coberturas vacinais elevadas para todas as doenças imunopreveníveis.</p> Anna Julia Cavadinha Fontes Evangelista, Gina Peres Lima dos Santos Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64670 Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000 Práticas inclusivas no Ensino Superior – transtorno do espectro do autismo https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64060 <p>O relato de experiência discute as práticas inclusivas no ensino superior para estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA). A escrita apresenta o TEA como uma condição neurobiológica que afeta a interação social e os interesses, com uma prevalência estimada em 1% da população mundial. Destaca-se a necessidade de práticas inclusivas no ensino superior, exemplificada pelo curso “Práticas Inclusivas no Ensino Superior: Área do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA” ofertado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A formação objetiva a identificação de fatores que dificultam o acesso de universitários com TEA aos recursos e conteúdos assegurados por legislações além de disseminar estratégias para melhorar seu aproveitamento. Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Núcleo UAB da Unifesp, a plataforma disponibiliza materiais de leitura, vídeos e atividades, seguindo as diretrizes do Design Universal para Aprendizagem (DUA), considerando as especificidades dos estudantes com TEA. A qualificação foi composta por 29 participantes, incluindo docentes e técnicos da Unifesp, bem como público externo. Os relatos dos participantes indicam que o curso contribuiu para promover um ambiente educacional inclusivo, acolhendo a diversidade e valorizando as diferenças individuais, com o objetivo de alcançar uma inclusão para todos em momento futuro.</p> Emerson Eduardo da Silva Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64060 Thu, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000 Vida de Cão https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64799 <p>No contexto educativo, não é comum encontrar materiais pedagógicos que com­binem, de maneira eficiente, o entretenimento e o aprendizado sobre a responsa­bilidade no cuidado de animais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi relatar a elaboração e validação de um jogo de tabuleiro intitulado “Vida de Cão”, bem como a avaliação de seu potencial na promoção do aprendizado, de crianças e adul­tos, sobre temas como alimentação, higiene e bem-estar dos cães. A validação foi realizada por meio de um delineamento de pré-teste e pós-teste com questionários aplicados antes e após as partidas, abrangendo 34 participantes, sendo 26 crianças e 8 adultos. A partir de observações quantitativas, identificou-se uma melhora no conhecimento dos participantes, com destaque para o grupo infantil, que obteve um aumento de 28,6% nos acertos do elenco de perguntas. A aplicação da ativi­dade prática evidenciou o potencial do jogo como recurso educativo acessível e eficaz, com benefícios observados tanto no engajamento quanto na assimilação dos conteúdos, com a avaliação de seu potencial como ferramenta de apoio a ações extensionistas voltadas à promoção do conhecimento sobre a temática em questão. As observações realizadas durante sua aplicação vêm contribuindo para a reestrutu­ração do material, que poderá ser adaptado para diferentes contextos educacionais.</p> Shihane Mohamad Costa Mendes, Luciano Antunes Barros Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64799 Thu, 29 May 2025 00:00:00 +0000 Ações de educação em saúde em cardiologia pediátrica https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64646 <p>Desde 2009, a Liga de Pediatria da Universidade Federal Fluminense (LiPe-UFF) desenvolve atividades pautadas no tripé “ensino, pesquisa e extensão” com o objetivo de promover uma formação mais aprofundada em saúde da criança para seus membros. A LiPe-UFF entende que a extensão aponta para uma concepção de universidade cujas relações com a população são indissociáveis do meio acadêmico, e tem como resultado a democratização do conhecimento. No que diz respeito a ações voltadas para a pediatria, destacam-se os dias 12 de junho e 9 de julho, que têm por objetivo conscientizar sobre as cardiopatias congênitas e a insuficiência cardíaca, respectivamente. Assim, o presente relato tem o propósito de descrever duas ações de educação em saúde sobre condições cardiovasculares em crianças e seu impacto no aprendizado acadêmico e no conhecimento da comunidade. As cardiopatias congênitas têm papel significativo na mortalidade infantil, sendo uma das principais causas de insuficiência cardíaca em crianças e adolescentes. Apesar de não ser tão frequente na pediatria, a insuficiência cardíaca possui elevada morbimortalidade, e seu diagnóstico precoce ainda é um desafio. Devido à necessidade de aumentar o conhecimento sobre estes temas, a LiPe-UFF desenvolveu duas ações de educação em saúde, em 2023 e 2024, a fim de fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade. Nos anos em questão, a Liga se fez presente em espaços coletivos do Hospital Universitário e da cidade de Niterói para falar com a população sobre os temas, entregar materiais informativos e tirar dúvidas. As ações de extensão promovidas pela LiPe-UFF atingiram seu objetivo de compartilhar com o público exterior à instituição parte do conhecimento adquirido através do ensino e da pesquisa universitária, fortalecendo, assim, o papel extensionista das Ligas Acadêmicas.</p> Samuel Stoliar de Vilhena Machado, Amanda Alencar Borges, Analice Coelho Siqueira da Silva, Eduarda Raunheitti Giesteira, Emily Perdomo da Silva Santos, Gabriella Lima Pereira da Silva, Giovanna França Santore, Izabela Alves Costa de Souza, Juliana Dias de Souto Pereira, Lara Ramos do Prado, Maria Clara Moura Amadeu, Maria Eduarda Cruz do Bonfim de Sena, Naara Nobre Aguiar Camelo, Tatiane Marinz de Souza Luquez, Ana Flávia Malheiros Torbey Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64646 Sat, 14 Jun 2025 00:00:00 +0000 Ação de extensão sobre diabetes mellitus com agentes comunitárias de saúde no Projeto Pratica a Mente https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64672 <p>O presente relato tem como objetivo apresentar uma das ações desenvolvidas de forma dinâmica pelo projeto de extensão universitária Pratica a Mente, para trabalhar o tema diabetes mellitus com as agentes comunitárias de saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças, em Itajaí (SC). A pretensão era sanar as dúvidas sobre o tema e dividir conhecimentos para as ACS colocarem em prática no seu dia a dia profissional. Optamos por realizar uma ação interativa entre bolsistas, professores e ACS. Através de buscas em materiais científicos e instruções dos professores do projeto, desenvolvemos o “Bingo da Saúde”. No final da ação obtivemos feedbacks positivos das ACS convidadas, as quais declararam que o momento agregou bastante em suas vidas profissional e pessoal. Tendo em vista a importância do tema abordado na ação, bem como a forma com a qual a atividade foi aplicada, sendo dinâmica, em que todos os presentes puderam participar e contribuir, concluímos que momentos de interação são muito importantes para manter o vínculo entre a Universidade e a comunidade.</p> Yuri Eller Verzola, Ana Carolina Peters Fischer, Laura Emanuellyn Seidel, Martina Harle, Sofia Lyra Castro, Ana Paula da Silva Capeleto, Elaine Watanabe, Eloysa Nezello Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64672 Thu, 03 Jul 2025 00:00:00 +0000 Capacitação de agricultores familiares para a gestão da fruticultura no município de Alenquer, Pará https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67067 <p>A fruticultura brasileira tem se mostrado uma alternativa produtiva para geração de renda das famílias que a desenvolvem, sobretudo aquelas formadas por agricul­tores familiares. No estado do Pará, a produção de frutas cítricas, especialmente frutas amazônicas, se destaca no cenário nacional, entretanto, é preciso superar os desafios impostos pela falta de assistência técnica e de incentivo em investi­mentos tecnológicos, bem como o atendimento às exigências legais aplicáveis a este segmento. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma ação que objetivou capacitar agricultores familiares para a gestão da fruticultura no município de Alenquer, oeste paraense, através de um projeto de extensão implementado pelo Programa de Fomento à Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFO­PA). As atividades foram realizadas no período de julho de 2023 a junho de 2024, por meio de oficinas teóricas e práticas, envolvendo temáticas como: produção agroecológica, boas práticas na fabricação de polpas e gestão de negócios, con­tando com a participação de cerca de 30 agricultores familiares da Associação de Pequenos Produtores, Extrativistas e Pescadores Artesanais (ASPROEXPA) do mu­nicípio. A realização do projeto promoveu a participação dos discentes do campus Alenquer dos cursos de Administração, Gestão Pública e Direito, além de técnicos e docentes, que são integrantes do Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia (NADESA), um programa de ensino, pesquisa e extensão da UFOPA, campus Alenquer. O projeto contribuiu para a profissionalização dos agricultores familiares em toda a cadeia de fruticultura, promovendo o fortaleci­mento da agricultura familiar, a segurança alimentar e a sustentabilidade social, econômica e ambiental no território.</p> Luziene Santos da Silva, Nara Raimunda de Almeida Santos, Anderson Noraes de Souza, Clinelza Aires de Araújo, Andreza Aragão de Sousa, Jorgiene dos Santos Oliveira Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/67067 Thu, 12 Jun 2025 00:00:00 +0000 Projeto Absorverde https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64692 <p>Objetivo geral e hipótese principal defendida: este artigo relata a experiência de acadêmicos de medicina e psicologia no projeto extensionista "AbsorVerde: Transformando Vidas no Contexto do Enfrentamento da Pobreza Menstrual". A hipótese principal é que a conscientização e a educação ambiental, por meio da produção de absorventes sustentáveis, podem capacitar pessoas menstruantes, gerar renda e combater a violência de gênero ao promover autonomia econômica e dignidade menstrual. Método: entre fevereiro e agosto de 2024, foram realizados 25 encontros com duração média de três horas, atendendo em média oito mulheres por encontro, em parceria com uma associação denominada IMA (Instituto de Mulheres Amadas) em Belo Horizonte. Inicialmente, foram definidos os temas a serem abordados em cada oficina com as participantes. Semanalmente, desenvolviam-se as oficinas pré-estabelecidas e monitorava-se a produção dos absorventes sustentáveis, devidamente acompanhada por uma costureira voluntária. Resultados: os encontros possibilitaram que os/as estudantes realizassem oficinas educativas e acompanhassem a produção de absorventes sustentáveis pelas mulheres participantes. Ao longo do projeto, foram produzidos 600 absorventes sustentáveis, com preço de venda estipulado em R$20,00 por unidade. A orientação constante dos/as estudantes, juntamente com o apoio da costureira voluntária, facilitou a produção eficiente e contínua dos absorventes. As participantes foram capacitadas a produzir absorventes sustentáveis não apenas para uso próprio, mas também como uma potencial fonte de renda. Conclusão: o projeto "AbsorVerde" demonstrou que, por meio da conscientização e educação ambiental, é possível empoderar pessoas menstruantes e promover a sustentabilidade. A iniciativa contribuiu para a melhoria da saúde menstrual das participantes, mas também ofereceu uma oportunidade de geração de renda, destacando a importância de projetos sociais e educativos em contextos de vulnerabilidade, sobretudo no combate às violências contra as mulheres. O impacto social positivo evidencia a relevância da educação ambiental e do empoderamento no enfrentamento da pobreza menstrual.</p> Maria Eduarda Goulart Torres, Maria Fernanda Monducci Lages Rodrigues, Cintia Maria Teixeira, João Henrique de Sousa Santos, Ana Luiza Lacerda Ribeiro, Ana Paula Costa Tomaz, Clara Carolina Farnesi Carlos Barbosa, Laura Campos Santos, Yara Alene de Souza , Jordana Luisa da Costa Ribeiro, João Vitor Carmo de Novaes, Ágatha Yasmin Santos Melo Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64692 Sat, 14 Jun 2025 00:00:00 +0000 Jardim do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM) https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64675 <p>Ao longo do tempo, a estrutura social sofreu uma série de transformações no seu processo evolutivo. O ser humano tem se transferido para centros urbanos e se distanciado dos elementos da natureza, apesar dos males que essa mudança tem provocado, como aumento da poluição e problemas de saúde. Diante disso, foi criado o projeto de extensão “Jardim do ICM: aproximação entre o direito à sadia qualidade de vida e a paisagem do espaço urbano na UFF”, que tem como objetivo a arborização e ampliação das áreas verdes no espaço ocupado pelo ICM na cidade de Macaé/RJ, consolidando assim o direito social ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como essencial à sadia qualidade de vida. Para tanto, o projeto realizou o plantio de espécies arbóreas no interior e ao redor do bloco ocupado pelo instituto, dando preferência a espécies nativas; promoveu educação ambiental através da instalação de QR Codes nas árvores plantadas, com informações sobre cada exemplar; realizou a criação de um perfil na rede social Instagram a fim de veicular as ações do projeto; bem como promove pesquisas acerca do tema. Mediante a adoção de tais medidas, o projeto contribui para a otimização do bem-estar da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo, que se beneficia dos resultados alcançados pelo plantio de árvores e manutenção do jardim do ICM, os quais, cientificamente, colaboram para o estabelecimento do conforto térmico do meio ambiente. Desta forma, ao longo de cinco anos, várias espécies de árvores frutíferas e ornamentais foram plantadas no ICM, atividade desenvolvida com o apoio de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados que atuam na UFF em Macaé.</p> Reinaldo Matos da Anunciação Junior, Saulo Mendonça Bichara, Raquel Dias de Souza Copyright (c) 2025 UFF & Sociedade https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64675 Sun, 15 Jun 2025 00:00:00 +0000