Neurociências para todos
como criar conexões entre a universidade e a comunidade?
Keywords:
Neurociências, Educação, Sociedade, Mídias, Desenvolvimento socialAbstract
O cérebro e suas funções geram enorme curiosidade popular. Cada vez mais a sociedade tem buscado informações a respeito do sistema nervoso, tentando entender como este governa o nosso comportamento. A demanda crescente e necessidade de que a ciência de qualidade alcance a comunidade fizeram com que surgisse o Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN ), oficialmente em 2016. O núcleo reúne uma série de ações voltadas às neurociências e áreas correlatas, (des)envolvendo a pesquisa científica, o ensino, a divulgação da ciência e a extensão universitária, a partir de diferentes estratégias que incluem, ainda, a inovação em pesquisa. O crescimento do núcleo fez com que, em 2018, ele se tornasse um programa de extensão, reunindo parceiros e grupos de pesquisa interinstitucionais. O NuPEDEN é vinculado ao Departamento de Neurobiologia do Instituto de Biologia da UFF e ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências da mesma universidade, e tem como parceiros o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação (INCT-NIM/CNPq), a Rede de Neuroinflamação do Rio de Janeiro (RENEURIN/FAPERJ), ambos em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/RJ, o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/UFRJ), ligas acadêmicas da UFF e, mais recentemente, o Instituto Ciência Hoje, ampliando o seu raio de ação. Nosso principal objetivo é viabilizar o aprendizado e reflexão sobre as neurociências considerando atividades habituais e rotineiras onde ela se encaixa nas nossas vidas, preconizando sempre uma linguagem científica acessível para a construção do diálogo permanente e interação com a sociedade.
References
CHAGAS, L.S., SILVA, S.C.A., OLIVEIRA, R.M.C, MANHÃES, T.M., BRAGA, G.V.E.,RODOLPHO, B.S., PEREIRA, H.S. & BOMFIM, P.O.S. Crash: Find the Exit- A neuroscience board game as a tool to discuss mechanisms of drug abuse and addiction issues in the classroom, Journal of Biological Education, 2020, DOI:10.1080/00219266.2020.1757489.
FROST, JOE L. Neuroscience, Play, and Child Development. Paper presented at the IPA/USA Triennial National Conference (Longmont, CO, June 18-21, 1998).
GRUBER, M.J. & RANGANATH, C. How Curiosity Enhances Hippocampus-Dependent Memory: The Prediction, Appraisal, Curiosity, and Exploration (PACE) Framework. Trends Cogn Sci. 2019 Dec; 23(12): 1014–1025. doi: 10.1016/j.tics.2019.10.003: 10.1016/j.tics.2019.10.003.
OUDEYER, P.-Y., GOTTLIEB, J. & LOPES, M. Intrinsic motivation, curiosity, and learning: Theory and applications in educational technologies. Progress in Brain Research, 2016, ISSN 0079-6123, http://dx.doi.org/10.1016/bs.pbr.2016.05.005.
SPRAWLS, P. Evolving models for medical physics education and training: a global perspective. Biomed Imaging Interv J. 2008 Jan;4(1):e16. doi: 10.2349/biij.4.1.e16.
TOVAR-MOLL, F & LENT, R. The various forms of neuroplasticity: Biological bases of learning and teaching, Prospects 2016: 46:199-213.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) & World Health Organization (WHO). 2017. Education Sector Responses to the Use of Alcohol, Tobacco and Drugs. Paris, Vienna and Geneva: Good Policy and Practice in Health Education.