Oficina de música no autismo
encontros autênticos e diferença humana
Palabras clave:
Autismo, Oficina de música, Filosofia do encontro, Neurodiversidade, Diferença humanaResumen
O objetivo do presente artigo consiste em apresentar um projeto extensionista desenvolvido na Universidade Federal Fluminense - Projeto Tambores, Cordas e Cantos Plurais - bem como em discutir alguns pressupostos que o fundamentam. O Projeto consiste em uma oficina de música voltada para crianças com autismo, a qual se baseia na técnica da interação e improvisação musical, ou seja, em uma interação que se dá por meio do uso livre e improvisado dos instrumentos musicais, tendo por objetivos promover o bem-estar, melhorar a qualidade de vida e possibilitar a abertura da criança ao mundo bem como o aumento de sua potência vital, favorecendo a manifestação de suas potencialidades. O Projeto se fundamenta na musicoterapia de improvisação, na filosofia do encontro, de Martin Buber e Emmanuel Lévinas, e no paradigma da neurodiversidade., o qual reconhece o autismo como uma diferença e não como uma doença. O trabalho tem cumprido com seus objetivos, no sentido da construção de uma prática interdisciplinar, que integra docentes, profissionais e discentes de várias áreas, bem como possibilitado a construção de encontros autênticos com as crianças, reconhecendo-as em sua unicidade e incomparabilidade, em sua forma única de existir, contribuindo para a valorização da diferença humana.
Citas
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