Oficina de música no autismo

encontros autênticos e diferença humana

Autores/as

  • Stephan Malta Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Luísa Azevedo Damasceno Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Nathalie Emmanuelle Hofmann Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Letícia Azevedo Damasceno Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Cecília Albuquerque Reynaud Schaefer Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Alba Cristina Martins da Silveira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palabras clave:

Autismo, Oficina de música, Filosofia do encontro, Neurodiversidade, Diferença humana

Resumen

O objetivo do presente artigo consiste em apresentar um projeto extensionista desenvolvido na Universidade Federal Fluminense - Projeto Tambores, Cordas e Cantos Plurais - bem como em discutir alguns pressupostos que o fundamentam. O Projeto consiste em uma oficina de música voltada para crianças com autismo, a qual se baseia na técnica da interação e improvisação musical, ou seja, em uma interação que se dá por meio do uso livre e improvisado dos instrumentos musicais, tendo por objetivos promover o bem-estar, melhorar a qualidade de vida e possibilitar a abertura da criança ao mundo bem como o aumento de sua potência vital, favorecendo a manifestação de suas potencialidades. O Projeto se fundamenta na musicoterapia de improvisação, na filosofia do encontro, de Martin Buber e Emmanuel Lévinas, e no paradigma da neurodiversidade., o qual reconhece o autismo como uma diferença e não como uma doença. O trabalho tem cumprido com seus objetivos, no sentido da construção de uma prática interdisciplinar, que integra docentes, profissionais e discentes de várias áreas, bem como possibilitado a construção de encontros autênticos com as crianças, reconhecendo-as em sua unicidade e incomparabilidade, em sua forma única de existir, contribuindo para a valorização da diferença humana.

Biografía del autor/a

Stephan Malta Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luísa Azevedo Damasceno, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Nathalie Emmanuelle Hofmann, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Letícia Azevedo Damasceno, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Cecília Albuquerque Reynaud Schaefer, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Alba Cristina Martins da Silveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Citas

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 – Manual Diagnóstico eEstatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014 BUBER, M. Do diálogo e do dialógico, tradução de Marta Queiroz e Regina Weinberg, São Paulo: Ed. Perspectiva, 1982

DIAS, A. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal à narrativa capacitista social. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/ Diversitas/USP Legal – São Paulo, junho/2013

KIM, J.; WIGRAM, T.; GOLD, C. The Effects of Improvisational Music Therapy on Joint Attention Behaviors. In: Autistic Children: A Randomized Controlled Study. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 38, n.9, p.1758-1766, 2008.

LÉVINAS, E. Entre Nós. Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

MALLOCH S.; TREVARTHEN, C. Musicality: Communicating the vitality and interests of life. In: MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C (Eds.). Communicative Musicality: exploring basis of human companionship. Oxford University Press, 2009.

OLIVEIRA, S. M. e LAMPREIA, C. Intervenção no Autismo baseada na Musicoterapia de Improvisação e no Modelo Dir-Floortime. Revista InCantare | Curitiba | v. 8 | n. 1 | p. 1-156 | jan./jun, 2017. Ressalta-se, por fim, a importância de práticas como esta no campo da saúde/saúde mental que, por um lado, se apresentem como alternativas às práticas biomédicas e aos discursos reducionistas, vinculados à medicalização/psiquiatrização da vida, e por outro, ofereçam uma compreensão do ser humano em sua diferença radical, valorizando as múltiplas formas de existência e comportamento humano.

OLIVEIRA, S. M.; DAMASCENO, L.A.; HOFMANN, N.E.; DAMASCENO, L.A.; SCHAEFER, C.A.R.; SILVEIRA, A.C.M. Música, autismo e diferenças: a representação como violência em Lévinas e Deleuze. Childhood and Philosophy, v. 17, p. 1-18, 2021.

ORTEGA, F. O Sujeito Cerebral e o Movimento da Neurodiversidade. Mana, v.14, n.2, 2008.

STERN, D. Forms of Vitality. Exploring Dynamic experience in psychology, arts, psychotherapy, and development. Oxford: Oxford University Press, 2010, 174p.

TESSER, C. D. Prevenção Quaternária para a humanização da Atenção Primária à Saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo; v. 36, n. 3, p. 416-426, 2012. WALKER, N. “Neuro-What?” Neurocospolitanism. Nick Walker’s Notes on Neurodiversity, Autism and Cognitive Liberty, 2013. Consultado a 31/03/2017, em http:// neurocosmopolitanism.com/neuro-what/

##submission.downloads##

Publicado

2021-10-01

Cómo citar

OLIVEIRA, S. M. .; DAMASCENO, L. A. .; HOFMANN, N. E. .; DAMASCENO, L. A. .; SCHAEFER, C. A. R. .; SILVEIRA, A. C. M. DA . Oficina de música no autismo: encontros autênticos e diferença humana. UFF & Sociedade, v. 1, n. 1, p. 31-36, 1 oct. 2021.

Número

Sección

Artigos livres