As esferas públicas subalternas na periferia do capitalismo

Uma análise crítica da formulação habermasiana no contexto brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, Esfera pública, Contrapúblicos subalternos, Colonialidade do poder

Resumo

A concepção de esfera pública formulada por Jürgen Habermas é de grande importância para qualquer pesquisa que se proponha a pensar o modelo de democracia ocidental nos séculos XX e XXI. Contudo, o presente trabalho parte da premissa de que a aplicação de teorias inicialmente eurocêntricas de forma acrítica em países periféricos não só representa uma tentativa inócua, como também contribui para a perpetuação de uma visão equivocada sobre os processos históricos coloniais e seus impactos na contemporaneidade. Com isso, propõe-se pensar o uso do conceito de esfera pública habermasiano no contexto brasileiro, em especial a partir da reflexão sobre sua seletividade e sobre os problemas oriundos do ideal europeu ocidental de modernidade. Com efeito, pensar as esferas públicas em países periféricos e, de forma detida, no Brasil, significa refletir sobre as várias formas de organização coletiva e de resistência política que marcam a história do país. O estudo será orientado por uma metodologia bibliográfica, qualitativa, crítico-dialética, a partir da qual as teorias retiradas da bibliografia selecionada serão analisadas de forma relacionada e crítica. Busca-se, dessa forma, argumentar que a pluralidade de esferas públicas, sobretudo em países com passado colonial e presente marcado pela estratificação social, enseja também o reconhecimento da legitimidade de manifestações plurais, as quais não devem ser objeto de análise tão somente a partir do paradigma organizacional do mundo europeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Paulo Roberto Andrade de. A esfera pública política no pensamento de Jürgen Habermas: problemas, limites e perspectivas. João Pessoa: Tese de doutoramento apresentada no Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia -UFRN/UFPE/UFPB, 2018.

AVRITZER, Leonardo. COSTA, Sergio. Teoria crítica, democracia e esfera pública: concepções e usos na América Latina. In: Maia, Rousiley et all (Orgs.), Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006, p.63-90.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio - agosto de 2013, pp. 89-117.

DA SILVA, Enrico Patenrosto Bueno. Para uma teoria crítica da democracia: o conceito de esfera pública em Habermas e Fraser. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS). São Luís - Vol. 3 - Número Especial. jan./jul. 2017.

DE SOUZA, L. A., CASSAB, C. “Se eles lá não fazem nada, faremos tudo daqui”: desigualdade e solidariedade nas periferias brasileiras. Finisterra, 105–111, 2021. https://doi.org/10.18055/Finis20358.

FRASER, Nancy. Repensando la esfera pública: Una contribución a la critica de la democracia actualmente existente. Ecuador Debate, Quito-Ecuador, abril de 1999.

GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-latino-americano. Organização Flávia Rios e Márcia Lima. Livro Digital: Zahar, 2020.

HABERMAS, Jürgen; DEWS, Peter (org). Autonomy and Solidarity: Interviews with Jürgen Habermas. Londres: Verso, 1986.

HABERMAS, Jurgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade, vol. II. Rio de Janeiro: tempo brasileiro, 1997.

HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: tempo brasileiro, 2003.

PERLATTO, Fernando, LIMA, Pedro. Habermas e a teoria sociológica brasileira: um estudo sobre as leituras críricas de Jessé de Souza e Sérgio Costa. Juiz de Fora, v. 4, n. 1 e 2, p. 25 a 40, jan./dez. 2009.

PERLATTO, Fernando. Seletividade da esfera pública e esferas públicas subalternas: disputas e possibilidades na modernização brasileira. Rev. Sociol. Polit., v. 23, n. 53, p. 121-145, mar. 2015.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005, pp. 117-142.

OLIVEIRA, Marcos de Jesus. A persistência da Europa como pedida da modernidade: a propósito da epopeia habermasiana. Aurora, Marília, v.11, n. 1 , p. 169-182, Jan./Jun., 2018.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro. Brasília: UnB, 2000.

SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte e Rio de Janeiro: UFMG/IUPERJ, 2003.

SOUZA, Jessé. A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

Downloads

Publicado

2022-11-12 — Atualizado em 2023-03-15

Versões

Como Citar

Silva Carvalho, A. A. (2023). As esferas públicas subalternas na periferia do capitalismo: Uma análise crítica da formulação habermasiana no contexto brasileiro. ZIZ - Revista Discente De Ciência Política, 1(2), 117-136. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ziz/article/view/53450 (Original work published 12º de novembro de 2022)