A atenção conjunta e o bebê cartógrafo: a cognição no plano dos afetos

Virgínia Kastrup, Caio Herlanin Fernandes

Resumo


O problema da atenção conjunta tem assumido um lugar importante na psicologia do desenvolvimento e nos estudos da cognição social. Para além dos estudos realizados por Jerome Bruner e Michael Tomasello, Daniel Stern trouxe valiosas contribuições ao tema, baseado em observações sobre a partilha afetiva entre a mãe e o bebê num plano pré-verbal. Neste estudo analisamos algumas destas contribuições, à luz de intercessores ligados à ecologia da atenção, à abordagem da enação e aos estudos da produção de subjetividade. A partir de Daniel Stern, Félix Guattari e Yves Citton, o bebê é descrito como um cartógrafo, na medida em que sua atenção é concentrada e aberta ao plano coletivo de forças e afetos. Articulada com os conceitos de percepção amodal, afetos de vitalidade e sintonia afetiva, a atenção conjunta surge como um modo de conhecer e estar junto com outra pessoa, colocando em evidência a dimensão cognitiva do afeto.


Palavras-chave


atenção conjunta; cartografia; cognição; afeto

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27403

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)