Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original, inédita, e não deve ser submetida a processo de avaliação para outra revista.

  • Como única exceção ao critério do ineditismo, aceitar-se-ão traduções de textos relevantes já publicados, desde que acompanhados das devidas autorizações por parte de seus autores e/ou detentores dos direitos autorais do material.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Ao menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho deve possuir graduação completa.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (e não exceder 2 MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os metadados dos autores estão atualizados no sistema, seguindo o padrão:
    Nome completo.
    Titulação mais alta (inclui a pós-graduação em curso) e Instituição. 
    Atividade profissional e filiação institucional. 
    Orcid.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O texto está em espaço entrelinhas de 1,5; tamanho A4 (210mm x 297mm); corpo 12; fonte times new roman; com todas as folhas numeradas. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento, como anexos.
  • Caso o material submetido se refira a pesquisa com seres humanos deve seguir carta atestando a aprovação pelo comitê de ética da instituição, nos termos da Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde. Ou informar que a pesquisa não demanda tal exigência.

Diretrizes para Autores

A Ayvu: Revista de Psicologia aceita artigos originais e inéditos, traduções de textos relevantes, entrevistas, resenhas, entre outras produções textuais alinhadas aos objetivos da revista.

Todas as contribuições devem ser enviadas por meio do sistema digital deste site e serão submetidos a pareceristas externos (no caso de artigos inéditos), que poderão aceitar o material sem modificações, sugerir ao autor modificações de sua estrutura e/ou conteúdo, ou rejeitá-lo. Os autores serão notificados por e-mail em qualquer um desses casos. São aceitos trabalhos em regime de co-autoria.

ATENÇÃO: Conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares, em nenhum caso o(s) autor(es) deve(m) ser identificado(s) no texto. A identificação do(s) autor(es) deve ser feita unicamente por meio do sistema de submissão do trabalho. Para retirar a identificação de autoria nas propriedades do arquivo, os caminhos podem variar, dependendo da versão do seu editor de textos. Na ferramenta de Ajuda do seu editor de texto, procure por “Propriedades” ou “Inspecionar documento” e siga as instruções para remover informações pessoais do documento.

Todos os autores do artigo deverão estar cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID), o qual é um identificador digital persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor, fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição. O cadastro deverá ser feito no link: http://orcid.org/

Os artigos não deverão exceder 25 páginas e deverão ser acompanhados de título e resumo (contendo de 100 a 150 palavras) em português e inglês, bem como de 3 a 5 palavras-chaves em português e em inglês. O material deve ser apresentado com configuração de página A4 (210 x 297 mm), espaço 1,5, fonte Times New Roman (corpo 12), com todas as folhas numeradas, sem qualquer tipo de formatação, a não ser:
 

- Texto alinhamento justificado;
- Margens de 3cm;
 - Recuo de 1,25cm no início do parágrafo;
 - Recuo de 4cm nas citações;
 - Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

As ilustrações deverão ter a qualidade de 300 dpi. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.) e dispostas no corpo do texto.

As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex.: PEREIRA, 1996, p. 12-26)

 As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023). Disponível clicando aqui.

  • Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, obedecendo à norma NBR 6023: 2002. Abaixo vão especificados modelos de referências bibliográficas segundo o tipo de publicação:

1) Livros:

a) Considerando o livro todo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The psychology of optimal experience. New York: HarperCollins, 1991.

b) Considerando parte de um livro do mesmo autor:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: ____. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, p. __-__.

Por exemplo:

DELEUZE, G. Le plus grand film irlandais (”Film” de Beckett). In: ____. Critique et clinique. Paris: Minuit, 1993,  p. 35-37.

c) Considerando parte de um livro de obra coletiva:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In SOBRENOME, Nome. (org). Título do livro em negrito.  Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, p.__-__.

Por exemplo:

DONALDSON, S.I. What works, if anything, in applied positive psychology. In: DONALDSON, S.I.; CSIKSZENTMIHALYI, M.; NAKAMURA, J. (orgs.). Applied Positive Psychology: Improving Everyday Life, Health, Schools, Work, and Society.  London: Routledge Academic, 2011, p. 131-137.

d) Considerando um livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. L'Anti-Œdipe.  Capitalisme et schizophrénie I. Paris: Minuit, 1972.

e) Considerando um livro de três ou mais autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

MACÊDO, K. B.; JUNQUEIRA, M. F.; CARNEIRO, D. M.; MIRANDA, J. I. C.; PEREIRA, M. A. D.; MACEDO, S. B. Será que essa tristeza é depressão. Goiânia: Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010.

f) Considerando um livro antigo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito (ano da primeira edição). Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

JAMES, W. The Principles of Psychology (1890). Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.

g) Considerando a obra freudiana.

FREUD, S. Título do trabalho (ano de publicação original). In: ____. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, v. _, p. __-__.

Por exemplo:

FREUD, S. Moral Sexual Civilizada e Doença Nervosa Moderna (1908). In: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. IX,  p. 187-212.

2) Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da publicação em negrito. Ano de defesa, número de páginas. Dissertação (Mestre em _____)__Nome do programa de Pós-Graduação, nome da Universidade, Cidade: ano de publicação.

.Por exemplo:

MORI, M. M. Aposentadoria e trabalho: investigações sobre a (re)inserção do idoso no mercado de trabalho. 2006, 110f. Dissertação (Mestre em Gerontologia)__Programas de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo: 2006.

 

3) Referência a artigos de periódicos:

SOBRENOME, Nome. Nome do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v. __, n.__ , p. __-__, ano.

Por exemplo:

CASTELLO-BRANCO, P. S. A visualidade áptica da televisão contemporânea. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.32, n.2, p. 15-37, 2009.

 

Artigos

Sessão temática. Artigos inéditos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.