Visão de Mundo: ler, escrever e compreender as entrelinhas do saber

Autores

  • Vera Lúcia Ávila Torres Naliato

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v4i1.12688

Resumo

Cotejando os resultados do SARESP, de 2008 a 2014, verificamos que em Língua Portuguesa praticamente não houve evolução na média das proficiências, já que a evolução da escola no período foi de apenas 4,7 pontos. Analisamos as redações dos alunos e observamos a necessidade de um reforço no ensino e na avaliação acerca da leitura e da escrita. Boa parte dos estudantes se mostrou incapaz de escrever sem erros ortográficos, encadear um raciocínio com princípio, meio e fim, interpretar um texto ou perceber o sentido do que é dito na aula. Houve também problema na oralidade.

Diante do baixo nível de proficiência em Língua Portuguesa propusemos o presente projeto - “Visão de Mundo – Ler, escrever e compreender as entrelinhas do saber” -, que contempla ações de incentivo e promoção da leitura, concebendo o ato de ler como um ato de compreensão e interação do leitor com a realidade e com o mundo que o cerca. Tem como foco fazer da escola uma comunidade de leitores e escritores, favorecendo a formação de seres humanos competentes e capazes de lerem as entrelinhas. Através da literatura, busca-se ampliar o mundo imaginário e para chegar ao prazer do texto. Visa constituir um espaço interativo entre as diversas manifestações de sentido, como forma de desenvolver múltiplas linguagens como a literária, a cênica, a plástica visual e a audiovisual, de modo a estimular a prática de leitura de forma crítica e criativa.

Apresenta como objetivo estratégico aumentar o nível de compreensão dos alunos em Língua Portuguesa e Redação, estimular um processo de leitura permanente e melhorar a qualidade do ensino através de formação continuada em serviço e da ampliação do acervo de livros. Ao dominar a leitura, abre-se ao aluno a possibilidade de adquirir conhecimentos, alargar a visão de mundo, desenvolver raciocínio e participar ativamente da vida social.

Para a implementação do projeto haverá necessidade de um investimento no valor de R$86.880,35, solicitado através do Edital, com contrapartida da escola no valor de R$18.626,36.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos