Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas rejeitadas. 

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    The contribution is original and unpublished and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise it shall be justified in “Comments to the editor”.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice. 

    The submission file is in Microsoft Word format, OpenOffice.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

    Whenever possible URLs for the references have been informed.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Romantamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    The text is simple-spaced, using Times New Roman font size 12; uses italics, rather than underlining (except with URL addresses); figures and tables are placed within the text, not at the end of the document as attachments.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    The text follows the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In case of submission to a section with peer review (eg. articles), the instructions available on Ensuring blind peer review were followed.
  • Cada autor poderá ter publicado no máximo um (1) artigo por ano na Revista.

    Each author may have published at most one (1) article per year in the Journal.

  • O artigo poderá ser assinado por no máximo 4 (quatro) autores.

    The article can be signed by at most 4 (four) authors

  • As part of the submission process, authors are required to verify if their submission comply with all items listed above. Submissions that do not comply with the standards will be returned to authors.

Diretrizes para Autores

  • Editor de texto MS Word, versão 6 ou superior; OpenOffice.
  • O material enviado deve ser original, não ter sido publicados em outros periódicos ou estar disponível na www.
  • O manuscrito deve ter de 40.000 até 80.000 caracteres (com espaço).
  • Formatado em papel A4.
  • Margens superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm).
  • Espaçamento simples entre linhas.
  • 6 pontos entre parágrafos.
  • Alinhamento justificado, sem recuo de parágrafos.
  • Fonte Times New Roman tamanho 12.
  • A primeira página do artigo deve conter:
  1. Título, maiúsculas e em negrito (na língua original, em português e em inglês).
  2. Resumo em português com até 100 palavras, sem espaço, contendo objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho, em um único parágrafo justificado.
  3. Mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave. 
  4. Resumo em inglês (Abstract), com até 100 palavras, contendo objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho, em um único parágrafo justificado.
  5. Mínimo de três e máximo de cinco Keywords (palavras-chave) em Inglês.  
  • Em seguida, deve ser iniciado o texto do artigo
    • Gráficos, figuras e/ou fotografias deverão ser apresentadas em preto e branco, nítidas e com contraste, escaneadas, inseridas no texto após suas respectivas citações e também em um arquivo a parte, salvas em extensão "tif" com resolução de 300 dpi.
    • Símbolos e fórmulas matemáticas deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker, sem perda de suas formas originais.
  • As referências utilizadas ao longo do manuscrito bibliográficas e as referências bibliográficas completas deverão seguir as normas da APA (American Psychological Association).
  • Notas devem ser evitadas. Mas se necessário, devem ser apresentadas ao final do texto, numeradas seqüencialmente, antes das referências bibliográficas.
  • Anexo, se houver, deve ser colocado após as referências bibliográficas.
  • Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título acima deles e fonte abaixo deles. 

É necessário que, ao salvar todos os arquivos do trabalho no programa Word, o(s) autor(es) apaguem qualquer denominação referente ao(s) seu(s) ao(s) nome(s) que, eventualmente, constem do resumo das propriedades de cada arquivo (arquivo/propriedades/resumo).

Online Submissions

Author Guidelines:

  • MS Word text editor, version 6 or higher;
  • All manuscripts submitted must be originals, which have not been published elsewhere, from 40,000 to 80,000 characters (with spaces).
  • Paper size A4
  • Margins: top (3 cm), bottom (2 cm), left (3 cm), right (2 cm);
  • Simple Space
  • No extra spacing between paragraphs;
  • Alignment justified without indentation of paragraphs;
  • Times New Roman font size 12;
  • The first page of the manuscript should contain:
  1. Title, with no more than eight words in capitals and in bold (in the original language, in English and Portuguese);
  2. Summary in the original language with up to 100 words characters, without space, containing objectives, methods, results and conclusion of the work, without paragraphs and justified;
  3. Minimum of three and maximum of five key words in the original language;
  4. Abstract in English, with up to 100 words, without space, containing the field of study, objectives, methods, results and conclusions of the work, without paragraphs and justified;
  5. Minimum of three and maximum of five keywords in English. 
  • After that the text should start;

- Graphs, figures and/or photographs must be submitted in black and white, clear and contrast, scanned, inserted in the text after their citations and also in a separate file, saved in extension "tif" with a resolution of 300 dpi;

- Symbols and mathematical formulas should be made in processor that allows formatting for Page Maker, without losing their original forms;

  • References should be cited in the text indicating the surname, year and page of publication. The References should follow the specifications adopted by the APA and be listed alphabetically at the end of the article.
  • Footnotes must be submitted at the end of the text, numbered in sequence, before the references;
  • Attachments, if any, should be placed immediately after the references;
  • Diagrams and tables must have the title above them and the source underneath them, and be placed throughout the text, as they are mentioned;
  • If the article contains photographs, graphs, figures, symbols and formulas, these must comply with the following standards:

It is mandatory when saving all files in Word, that the author(s) delete any denomination relating to his/her/their name(s) that may be included in the properties of each file (file/properties/summary).

Artigos Acadêmicos

Política padrão de seção

Produto Tecnológico Educacional

O Produto Tecnológico Educacional é um produto ou processo resultante da interseção e interação entre as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Educação (Produção de Conteúdo Educacional). Sua aplicação em sala de aula resulta, necessariamente, em impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem e na interação aluno-professor.

Seu Produto Tecnológico Educacional deve atender às seguintes características:

  • Replicabilidade: consiste na possibilidade do PTE ser utilizado em diversas organizações (escolas e universidades). Esta característica pode ser classificada como limitada, moderada ou forte.
  • Contribuição para o Ensino de Empreendedorismo: é o impacto potencial no processo de ensino-aprendizagem do componente empreendedorismo. O modo pelo qual o produto influencia a construção de competências e habilidades empreendedoras. Este impacto pode contribuir para fortalecer a replicação do Produto Tecnológico Educacional em outras organizações (escolas e universidades). Pode ser classificada como limitada, moderada ou forte. A utilização de Métodos Ativos de Aprendizagem é condição mínima para classificação como moderada ou forte.
  • Interdisciplinaridade: pode ser utilizado em diferentes temas e conteúdos curriculares de forma integrada. É fundamental a motivação para colaboração entre diferentes professores. Pode ser classificada como limitada, moderada ou forte.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Privacy Policy

The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this journal and will not be made available for other purposes or to third parties.