Múltiplos olhares, muitas imagens: o manejo de parques com base na complexidade social

Autores

  • Douglas de Souza Pimentel Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Teresa Cristina Magro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i26.a13626

Palavras-chave:

parques, unidades de conservação, institucionalização do espaço, manejo

Resumo

Os parques são Unidades de Conservação que representam uma estratégia de gestão do território, regulando as dinâmicas de uso dos recursos e ocupação do espaço. Esse assume diferentes identidades, que aumentam a complexidade da gestão dos parques, pois podem ser percebidos sob o foco de diferentes olhares, em múltiplas escalas e valores. O presente artigo objetiva realizar uma análise teórico-conceitual sobre o processo de inserção social dos parques, tendo como base o extenso debate de diferentes autores, com distintas formações e pontos de vista, sobre as relações entre os parques e as pessoas. Para tal, o texto parte da discussão conceitual sobre o espaço geográfico, suas dimensões diversas e os possíveis paralelismos com o conceito de parques. Argumenta-se que a constituição do espaço em um parque é um processo mutável emanado das relações de poder, que influenciam sua história e gestão, das subjetividades afetivas e das limitações e decisões administrativas. Em seguida, reforça-se a ideia de que a gestão dessas UCs sofre com a natureza multiescalar dos problemas, bem como com os diversos valores atribuídos aos espaços naturais protegidos. Nesse sentido, o conselho gestor de um parque assume grande importância, pois representa uma ponte de interligação entre essas diferentes escalas administrativas. Dessa maneira, ratifica-se a necessidade de conhecer o conjunto de percepções sobre o parque e sua administração como forma de abordar a complexidade das suas relações com a sociedade. Conclui-se que essa visão ampliada é importante para a conservação, pois subsidia um manejo que considera as dimensões humanas relacionadas aos parques.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas de Souza Pimentel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo Marinho e Licenciado em Ciências Biológicas. Docente do Departamento de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciências Florestais na área de Conservação de Ecossistemas Florestais.

Teresa Cristina Magro, Universidade de São Paulo

Engenheira Florestal. Docente do Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/USP. Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental.

Downloads

Publicado

2012-06-13

Como Citar

Pimentel, D. de S., & Magro, T. C. (2012). Múltiplos olhares, muitas imagens: o manejo de parques com base na complexidade social. GEOgraphia, 13(26), 92-113. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i26.a13626

Edição

Seção

Artigos