Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e tampouco disponível na Internet; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor"
     
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
     
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
     
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
     
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis na aba Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

* Os originais apresentados à revista GEOgraphia não devem ter sido publicados e não devem ser submetidos simultaneamente a outra revista.

* Os trabalhos submetidos a essa publicação podem ser redigidos em PortuguêsEspanholInglês e Francês, sempre obedecendo as normas cultas das línguas;

* O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões. No momento da submissão o autor reponsável pela mesma deve incluir todos os metadados (título, resumo, palavras chave, nome completo, afiliação, país, email e ORCID).

* A revista GEOgraphia não cobra taxas de processamento nem de submissão de artigos.

* Todos os trabalhos devem ser acompanhados de uma página de identificação em separado, que deve ser anexada no item "documentos suplementares", com as seguintes informações: título; nota autoral (no caso de autoria múltipla, indicar o nome dos autores em ordem de responsabilidade na elaboração do trabalho); identificação dos autores (profissão, vínculo institucional, título acadêmico, endereço, e-mail e telefone para contato). (ABNT NBR 12256)

* Tratando-se de artigo, deve-se juntar resumo e palavras-chave em português (precedendo o texto). Após o texto, deve-se acrescentar título, resumo e palavras-chave em inglês.

* Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelo editor, com base no texto recebido, cabendo ao autor a responsabilidade pelo original enviado;

* É obrigatório que o artigo respeite a norma culta da língua e que sua grafia seja revisada antes da submissão;

* Para garantir a avaliação cega, os dados do(s) autor(es) não serão encaminhados aos avaliadores, entretanto, é responsabilidade do(s) autor(es) certificar-se de que não existem - em nenhum lugar do corpo do texto ou nas propriedades do arquivo - dados que possam identificá-los. Para remover a identificação das propriedades do arquivo, o autor deve realizar os seguintes procedimentos: 

  • Em documentos do Microsoft Office ou Mac: (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

* Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial.

* O Comitê Editorial e o Conselho Consultivo se reservam o direito de recusar ou de solicitar alterações nos textos originais.

* Os trabalhos não serão devolvidos, mesmo que não aceitos para publicação.

* A revista publica textos teóricos ou temáticos na área da geografia, nas seguintes seções:

  • Artigos: contribuições resultantes de pesquisa empírica, com explicitação de rigor metodológico, e/ou de revisão teórico-conceitual, desde que ofereçam contribuição original e relevante para o campo de pesquisa.
  • Conceitos Fundamentais da Geografia: dedica-se à apresentação dos diferentes conceitos da ciência geográfica, em forma ampliada de verbete, de modo a configurar pequenos artigos, de 5 a 7 páginas, com bibliografia básica, avaliados por pares a partir da proposta de autores que tenham histórico de pesquisa no desdobramento do(s) respectivo(s) conceito(s).
  • Nossos Clássicos: propõe-se a trazer contribuições de autores clássicos da Geografia através de traduções inéditas de artigos ou capítulos de livro, podendo vir acompanhadas de artigos de apresentação do autor e/ou do texto traduzido que serão avaliados por pares que tenham atuação reconhecida na área da história do pensamento geográfico.
  • Resenhas: síntese de livros com relevância para a área de Geografia e afins, desde que se enquadre com o escopo da revista. Os livros resenhados devem ter sido lançados a no máximo cinco (5) anos.

* Os critérios para a formatação do texto são os a seguir especificados:

  • Digitação: fonte Times New Roman 12, em espaço um e meio, margens esquerda e direita de 3 cm, iniciando-se os parágrafos com uma tabulação de 1 cm.
    • Artigos: não deverão exceder 25 laudas (incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas).
  •  
    • Conceitos Fundamentais da Geografia: devem conter entre 5 a 7 páginas (incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas).
  •  
    • Nossos Clássicos: não deve exceder 15 páginas.
  •  
    • Resenhas: não deverão exceder 6 laudas, evitando-se tabelas, gráficos e ilustrações.
  • Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com arial 10  e sem as aspas. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre parenteses (,,,). Recomenda-se utilizar o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação. (ABNT NBR 10520)
  • Notas explicativas: usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo. (ABNT NBR 10520)
  • Elementos complementares: as notas, tabelas, quadros e figuras devem ser apresentados separadamente do corpo do texto, para facilitar o trabalho de editoração. As tabelas, quadros e figuras são numerados consecutiva e independentemente, em algarismo arábicos, e digitados em laudas independentes, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. No corpo do texto, a localização desejável de determinada tabela, quadro ou figura deve ser indicada pela palavra TABELA, QUADRO ou FIGURA seguida de seu número de ordem, entre dois traços horizontais, no espaço de uma linha em branco. (ABNT NBR 12256)
  • Referências bibliográficas: os elementos essenciais são: autor(es), data de publicação, título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, páginas e volumes (se houver). (ABNT NBR 6023)

Ao longo do artigo: com indicação do sobrenome do autor, data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, usar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (MORTARA, 1982a, p. 427). Repetir citações anteriores para evitar as expressões ibid., op. cit. etc.

Ao final do artigo: a bibliografia deve seguir o formato dos textos deste volume.

Livro:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Ano de publicação. Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora
Ex.:

GOMES, L. G. F. F. (1998) Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF. 137 p. 

Capítulo de livro:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es). Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, Páginas inicial-final do capítulo referenciado.
Ex.:

ROMANO, G. (1996) Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, p. 7-16. 

Artigo de periódico:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Data de publicação. Título do artigo: subtítulo. Título da revista, local, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, informações de período.
Ex.:

COSTA, V. R. (1998) À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta - Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148.

Em meio eletrônico: obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:", e a data do acesso ao documento, precedida da expressão "Acessado em:".
Ex.:

SÃO PAULO. (Estado). (1999) Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _____. Entendendo o meio ambiente. São Paulo. v.1. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.html. Acessado em: 8 mar. 1999.

ATENÇÃO: A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

 

Compromisso ético

A revista GEOgraphia segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível aqui: <https://publicationethics.org/core-practices/>.

Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados não serão permitidos. Essas más condutas científicas são definidas pela Academia Brasileira de Ciências <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4559.pdf>.

O periódico garante o anonimato de autores e pareceristas durante a avaliação editorial.

 

Processo de avaliação

Etapa 1 - Desk Review 

Esclarecemos que, antes de serem enviados a pareceristas externos, os artigos serão avaliados pelo Comitê Editorial, seguindo-se os critérios abaixo relacionados.

a) Critério formal: não serão aceitos artigos que não cumpram as normas formais estabelecidas pela revista, quando se autoriza a sua ressubmissão;
b) Conteúdo teórico e/ou empírico: não serão aceitos artigos que correspondam a simples trabalhos descritivos, sem caráter analítico. Dar-se-á preferência a artigos que façam o elo entre análise empírica consistente e a fundamentação teórica no escopo da revista. Textos basicamente teóricos só serão aceitos quando constituírem revisões ou propostas conceituais/ metodológicas inovadoras;
c) Aderência ao escopo editorial: será dada prioridade aos artigos que claramente representem avanços para os debates geográficos, em suas dimensões Humana e/ou Física, devendo apresentar ineditismo de dados ou sensível contribuição para o avanço do conhecimento científico;
d) Abrangência: não serão aceitos artigos de enfoque excessivamente local e sem vinculação com outras escalas;
e) Repetição: manuscritos com cópias de texto ou dados não serão aceitos;

Os artigos que não cumprirem esses critérios mínimos não serão encaminhados para os pareceristas.

Etapa 2 - Avaliação por pares cegos

Aprovados na etapa de Desk Review, os artigos serão enviados sem identificação a dois avaliadores de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e/ou estrangeiras de comprovada produção científica, com duração de em média 12 meses. Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro avaliador. Cabe ao Comitê Editorial da revista GEOgraphia a aprovação final de um artigo para publicação. Ao Comitê cabe ainda o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista. A prova final dos artigos passará pelo aceite do autor de correspondência.

 Os autores podem acompanhar o processo de avaliação do manuscrito pelo sistema de avaliação online. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail <revistageographia@gmail.com>

Os originais apresentados à revista GEOgraphia não devem ter sido publicados e não devem ser submetidos simultaneamente a outra revista.

 

Declaração de Originalidade

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Artigo - Nossos Clássicos

A seção "Nossos Clássicos" visa traduzir e difundir textos inéditos em português de autores considerados clássicos na disciplina geográfica. Já foram publicados e comentados autores como Immanuel Kant, Alexander von Humboldt, Friedrich Ratzel, Paul Vidal de la Blache e Élisée Reclus

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.