O MITO DE ATALANTA. UMA MULHER NO MUNDO MASCULINO
DOI:
https://doi.org/10.22409/rh.v4i3.28047Palavras-chave:
Atalanta, mitologia, literatura, cultura.Resumo
O presente trabalho tem por base o estudo do mito de Atalanta. Este estudo pretende examinar as fontes literárias de forma a estudar os costumes vigentes da Grécia antiga e de que modo este mito segue, ou não, estas normas. Para tal, numa primeira parte, irá tratar-se a fgura de Atalanta nas diversas cenas mitológicas onde é mencionada: os jogos fúnebres em honra de Pélias, a caça ao javali de Cálidon, a sua participação na Argonáutica e, finalmente, na prova atlética contra Hipómenes, cujo intuito era a escapatória aos laços do casamento. A segunda parte deste trabalho dedica-se ao estudo cultural das suas aventuras, de maneira a perceber até que ponto Atalanta desafou as normas e os costumes culturais da Grécia antiga.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-31
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.