Território, Identidade e Poder: Aspectos estruturais na Escola Técnica Encruzilhada

Autores

  • Cristovao Domingos ALMEIDA Universidade Federal do Pampa
  • Luiz Carlos de Santis Alves Escola Estatual Técnica Encruzilhada
  • Emersom Ciochetta Roballo Instituto Federal Farroupilha

Palavras-chave:

Território, Identidade, Escola, Educação e Poder

Resumo

O objetivo é compreender as relações identitárias dos estudantes da escola técnica Encruzilhada, a partir das convivências cotidianas, que interligam representações de identidades rurais e urbanas, com destaque nos costumes, hábitos e tradições do gaúcho fronteiriço. Com base nos conceitos de território e territorialidade, enquanto espaço de limites e possibilidades, articulam as relações sociais e podem ocorrer o domínio do Outro. A metodologia é de cunho qualitativo, com entrevistas semi-dirigidas e observação. Utiliza-se a Análise Textual Discursiva como forma de desconstruir, unitarizar e categorizar as vozes dos estudantes. Evidencia-se que o ambiente escolar rural influencia na construção de novas identidades e apontamos três dimensões: vestuário; linguagem e projeto de vida. Conclui-se que a convivência dos estudantes em regime de internato na escola técnica ajuda a incorporar saberes, significados e costumes tradicionais, privilegiando às práticas e lidas gaudérias como forma de garantir poder e espaço no ambiente escolar.

PURL: purl.oclc.org/r.ml/v4n2/a7

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Biografia do Autor

Cristovao Domingos ALMEIDA, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo, doutor em Comunicação e Informação, mestre em Educação e graduado em Relações Públicas. É professor da Universidade Federal do Pampa.

Luiz Carlos de Santis Alves, Escola Estatual Técnica Encruzilhada

Mestre em Educação, licenciado em geografia, especialista em ensino da geografia e graduando em letras. É professor na Escola Estadual Técnica Encruzilhada, Maçambará/RS

Emersom Ciochetta Roballo, Instituto Federal Farroupilha

Mestre em Educação, licenciado em geografia, especialista em ensino da geografia e é professor do Instituto Federal Farroupilha.

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Acesso em: 18 jun 2018.

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

ALMEIDA, C. D., Alves, L. C. de S., & Roballo, E. C. (2018). Território, Identidade e Poder: Aspectos estruturais na Escola Técnica Encruzilhada. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 4(2), 83-101. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39969

Edição

Seção

Temas Livres