Destino Manifesto: impulso ou obstáculo para a formação da nação?

Autores

  • Laís Pessanha Simão Universidade Federal Fluminense
  • Caroline Capdeville Mota

Palavras-chave:

Destino Manifesto, Estados Unidos, nacionalismo, expansionismo, multiculturalismo

Resumo

Busca-se no presente artigo refletir sobre a doutrina do Destino Manifesto presente nos Estados Unidos no século XIX, justificando sua denominação como um movimento de caráter nacionalista que impulsiona o desejo de expansão das fronteiras territoriais e suas relações com o contexto político do surgimento desta doutrina. Além disso, objetiva-se analisar o paradoxo do desejo nacionalista de expansionismo, uma vez que este último proporciona uma intensificação da heterogeneidade dos povos presentes no território dos Estados Unidos que, por sua vez, dificulta a consolidação de um todo nacional como fora idealizado. Para isso, temos como base os conceitos de multiculturalismo e fronteira cultural na sua relação com a heterogeneidade dos grupos e com o fortalecimento do racismo.

PURL: purl.oclc.org/r.ml/v4n2/a8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABARCA, Maria Graciela. El Destino Manifiesto y la Construccion de uma Nacion Continental. In: NIGRA, Fabio; POZZI, Pablo. Invasiones Bárbaras. Ituzaigó: Maipue, 2009.

ANDERSON, Benedict. Imperialismo e nacionalismo oficial: Patriotismo e racismo. In: Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

AZEVEDO, Cecília. Identidades Compartilhadas: a identidade nacional em questão. In: ABREU, M.; SOIHET, R. Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2003.

DIVINE, Robert. A Era do Expansionismo. In: DIVINE, Robert. América: passado e presente. Rio de Janeiro: Nordica, S. D., 1992.

GRANT, Susan-Mary. Americanos construindo uma nova nação, 1860-1916. In: DOYLE, Don; PAMPLONA, Marco. Nacionalismo no Novo Mundo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

JUNQUEIRA, Mary Anne. A narrativa da nação: usos do passado e excepcionalismo americano A conquista do Oeste: do Atlântico ao Pacífico; Narrativa da nação: Wilderness e mito da fronteira. In: Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativa da Nação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras culturais em um mundo planetário. Revista del CESLA, n. 8, Varsovia, 2006.

RUTHERFORD, Jonathan. O terceiro espaço: uma entrevista com Homi Bhabha. Revista do patrimônio histórico e artístico nacional, v. 24, p. 35-41, 1996.

SILVA, Mozart Linhares da. História e Interculturalidade: aspectos críticos à educação e ao multiculturalismo no Brasil. In: Anais do VIII Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra: 2004.

THEIS, Wolfgang. O Patriotismo e o Nacionalismo do Migrante. Revista Primus Vitam, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Simão, L. P., & Mota, C. C. (2018). Destino Manifesto: impulso ou obstáculo para a formação da nação?. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 4(2), 102-116. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39970

Edição

Seção

Temas Livres