Jogo de empresas interdisciplinar: elaboração e teste

Autores

  • Leonardo de Oliveira Santoro
  • Marco Aurélio Carino Bouzada Universidade Estácio de Sá Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i2.11094

Resumo

Este artigo buscou responder como deve ser e quais conceitos deve-se trabalhar em um jogo de empresas interdisciplinar que vise proporcionar experiência vivencial a estudantes no final de seus cursos superiores. Pretendeu-se verificar duas hipóteses: se a assimilação dos conceitos para os participantes do jogo foi superior à dos não participantes (H1); e se os participantes com melhores resultados no jogo também foram os que tiveram melhor assimilação dos conceitos (H2). Foram apresentadas a metodologia de coleta (através da aplicação-teste do jogo e de uma prova interdisciplinar junto a uma turma de graduação) e tratamento dos dados e as limitações da pesquisa. Após realizado um teste Mann-Whitney, a H1 foi confirmada. Quanto à H2, uma análise de correlação levou à sua rejeição. Com os resultados obtidos, o que se pode concluir é que o importante para o aprendizado é a participação no jogo e não o resultado em si.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Carino Bouzada, Universidade Estácio de Sá Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial

Métodos Quantiativos e Jogos de Empresas

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers