A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental: Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.

Autores

  • Raimundo Nonato Lima Filho
  • Adriano Leal Bruni
  • Sonia Maria da Silva Gomes

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i1.11119

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a compreensão dos estudantes dos Cursos Ciências Contábeis em Salvador – (SSA-BA) sobre o conceito de passivo ambiental. Além do mais, busca entender como o ensino da disciplina Teoria da Contabilidade contribui na discussão desse conceito, investiga ainda se existe relação entre o nível de discussão percebido e a titulação do docente e, se há relação entre o nível de discussão percebido e o tipo da instituição de ensino, classificado como privada ou pública. Aplicou-se um questionário para uma amostra de 591 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2009. Os resultados encontrados indicam que os estudantes têm pouco conhecimento sobre o tema. Todavia, os estudantes de instituições públicas demonstram uma compreensão sobre os conceitos de passivo ambiental. Em relação à titulação do professor, notou-se um acréscimo na discussão quando a titulação é elevada de Especialista para Mestre e ainda mais significativa quando elevada de Mestre para Doutor. Conclui-se, assim, que é preocupante o baixo nível de compreensão dos estudantes sobre esse tema e que tanto a variável titulação do docente, quanto tipo da IES influencia na ocorrência de respostas com nível de discussão mais elevado acerca dos tópicos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Lima Filho

Doutor em Administação (UFBA)

Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Adriano Leal Bruni

Doutor em Administração (USP)

Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Sonia Maria da Silva Gomes

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Downloads

Publicado

2013-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers