Formas de aprendizagem e saberes no trabalho de manicures

Autores

  • Shalimar Gallon Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Doutoranda
  • Betina Magalhães Bitencourt Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Professora
  • Daniela Dietz Viana Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Doutoranda
  • Claudia Simone Antonello Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professora

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11249

Resumo

As discussões a respeito da importância do trabalho são crescentes em nossa sociedade. Ela se mobiliza a fim de atender interesses econômicos, legitimando determinadas profissões como mais importantes. Com o objetivo de superar essa concepção, analisamos ofícios que contribuem para a sociedade, mas não possuem o mesmo valor social percebido. Estudamos o conhecimento adquirido no exercício de determinado trabalho e como ocorre a aprendizagem por meio das práticas, baseados na ideia que todo tipo de ação produz conhecimento. A investigação para o presente estudo desenvolveu-se em dois salões de beleza, na cidade de Porto Alegre (RS), nos quais trabalham sete manicures, no total. O estudo foi realizado por meio de observação não participante e de entrevistas não estruturadas, no período de dezembro de 2011 a março de 2012. Identificou-se que as profissionais adaptam a maioria das técnicas ensinadas no curso de manicure. Isso significa que cada indivíduo tem seu jeito de exercer o próprio trabalho, não havendo uma única maneira certa de realizá-lo. O jeito de cada manicure desempenhar suas atividades só é descoberto na prática, quando ela aplica seu conhecimento. Tal processo produz novo conhecimento e nova prática, uma vez que as ações tanto são sustentadas pela prática como a constituem.

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Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers