Obstáculos e incentivos ao intraempreendedorismo em empresas inovadoras

Autores

  • Adilson Caldeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alberto de Medeiros Junior UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.11272

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar quais fatores incentivam ou dificultam o comportamento intraempreendedor por parte dos integrantes de organizações empresariais inovadoras. Após a contextualização e declaração do problema de pesquisa, apresenta-se uma revisão teórica dos aspectos relevantes pertinentes ao tema. O texto prossegue com a descrição dos procedimentos metodológicos, a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa e as considerações finais. A investigação, de caráter qualitativo exploratório, foi efetuada por meio de entrevistas com gestores de empresas reconhecidamente inovadoras e trouxe como principais resultados indícios de que o empreendedorismo é visto como um processo passível de ser estimulado via ações gerenciais voltadas a promover condições favoráveis à sua ocorrência. Possíveis obstáculos a esse comportamento seriam a acomodação e a falta de percepção das mudanças e seus desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor adjunto pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação - NEPEI, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Civil e Especialização em Administração Financeira.

Alberto de Medeiros Junior, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo sendo graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É Professor Adjunto, Pesquisador e Coordenador de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor da Faculdade Impacta Tecnologia. Membro do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Informação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Artigos/Papers