Uso da IoT, Big Data e inteligência artificial nas capacidades dinâmicas

Autores

  • Cláudio Márcio Campos Mendonça UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
  • António Manuel Valente de Andrade Universidade Católica Portuguesa - Católica Porto Business School
  • Manoel Veras de Sousa Neto Universidade Federa do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i1.11350

Resumo

O objetivo do artigo foi descrever a utilização e importância de elementos da transformação digital (IoT, Big Data e Inteligência Artificial) como apoio aos processos das capacidades dinâmicas em organizações de uma capital brasileira. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Foram selecionados 53 questionários de gestores de negócio e TI. Foi identificado que na percepção de gestores de negócio e de TI os elementos da transformação digital, mesmo com a utilização relativamente baixa, principalmente da IoT e IA, com melhor destaque para Big Data, são avaliadas com importância, seja nos dias atuais, bem como na perspectiva até 2025, nos processos que envolvem as capacidades dinâmicas de analisar o ambiente (Sensing), aproveitar as oportunidades (Seizing) e gerir as ameaças e transformações (Managing Threats/Transforming). Com maior destaque do Big Data nos processos da capacidade dinâmica de aproveitar as oportunidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Márcio Campos Mendonça, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

Doutorado e Mestrado em Administração. Especializações em Gestão Universitária e Gestão Estratégica de TI. Graduações em Administração e Processamento de Dados.

António Manuel Valente de Andrade, Universidade Católica Portuguesa - Católica Porto Business School

Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Mestre em Informática de Gestão (U. Minho). Professor da Católica Porto Business School. Coordenador do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação na Faculdade de Filosofia da UCP-Braga. Membro da Direcção da Faculdade de Economia e Gestão de Janeiro de 2005 a Janeiro de 2008. Colaborador em vários Cursos de Escolas da UCP (FEP, FACIS, FACFIL, ESB, ICS, FD, FT, EGE). Consultor do Ministério da Educação. Membro do Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação (Maio 2009).

Downloads

Publicado

2018-03-28

Edição

Seção

Artigos/Papers