Gestão social e inovação social organizacional: convergências e divergências teóricas

Autores

  • Karin da Vieira da Silva Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL)
  • Anderson Sasaki Vasques Pacheco Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i2.11357

Resumo

A inovação social e a gestão social são temáticas que ainda carecem de maior delimitação conceitual. Contudo, são assuntos que parecem convergir em sua natureza primária para um ponto em comum: a busca pelo desenvolvimento social, em seus moldes participativos. Nesse âmbito, o presente artigo buscou evidenciar as convergências e divergências entre as duas teorias, de modo a fornecer alguns indicativos sobre o caráter complementar entre elas e contribuir para que possam ser utilizadas conjuntamente na prática social, com maior clareza. Para tanto, buscou-se suporte, essencialmente, na literatura sobre gestão social e inovação social, ao apresentar e discutir os seus principais aspectos e confrontando as duas perspectivas. Trata-se, portanto, um artigo orientado metodologicamente pela revisão teórica. Dentre as principais convergências destaca-se a que ambas as teorias estão voltadas para uma maior participação, empoderamento, bem-comum e autonomia dos atores envolvidos, e, também, a satisfação das necessidades sociais não atendidas nem pelo Estado, nem pelo mercado. Já as divergências estão, sobretudo, nos procedimentos de pesquisa utilizados e na regionalidade dos trabalhos. Esse cenário fornece alguns indicativos sobre o contexto em que tais teorias ganharam robustez, dando subsídios para que sejam melhor compreendidas e para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Por fim, destaca-se que a compreensão e aplicação conjunta dessas duas relevantes teorias podem ser determinantes para o desenvolvimento social, especialmente, em regiões periféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin da Vieira da Silva, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL)


Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações (2016) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Graduada (2011) e Mestre (2013) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É investigadora associada do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e participa de projetos de pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina.

Anderson Sasaki Vasques Pacheco, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL)

Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Graduado e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É investigador associado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos/Papers