Características físico-químicas do leite cru refrigerado entregue em uma cooperativa no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Maitê Figueiredo Freire Discente – Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária – Universidade Castelo Branco.
  • Marco Antonio Sloboda Cortez Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói/ RJ. 24.230-340.
  • Adriana Cristina de Oliveira Silva Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói/ RJ. 24.230-340. Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Andrea Matta Ristow Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Maria Carmela Kasnowski Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Neila Mello dos Santos Cortez Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

leite, análises físico químicas, qualidade

Resumo

Objetivou-se avaliar características físico-químicas como temperatura de chegada ao estabelecimento, alizarol, acidez,densidade relativa, gordura e índice crioscópico e assim diagnosticar possíveis pontos de estrangulamento da qualidade doleite. Foram colhidas 55 amostras de leite cru refrigerado entregue em uma Cooperativa de leite no Rio de Janeiro. Asamostras foram analisadas no laboratório da Cooperativa e os dados obtidos foram comparados com os limites estabelecidosno Brasil. Os resultados demonstraram que a média da temperatura do leite recebido foi de 9,44°C. Dezoito por cento dasamostras apresentaram-se fora dos padrões de temperatura e 15% apresentaram-se fora dos padrões de estabilidade aoalizarol a 78%. A média encontrada na prova de acidez titulável foi de 15,44 ºD. Em relação às análises de densidade e gordura,todas se apresentaram dentro dos padrões de conformidade. Para o índice crioscópico, apenas duas apresentaram-se nãoconforme. Observou-se a necessidade de melhorar os cuidados com a obtenção e transporte de leite desta cooperativa. Paraisso ações educacionais e a atuação mais efetiva dos serviços de inspeção são importantes ferramentas que podem serutilizadas como uma forma de auxiliar a melhora das condições produtivas e influenciar positivamente a qualidade do leiteproduzido e consumido no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal