Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Abril – NEPA / UFF?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO SISTEMA

ORIENTAÇÕES AOS AUTORES | NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1. A Revista Abril – NEPA UFF recebe artigos sobre as Literaturas Portuguesa e as Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, bem como sobre relações dessas literaturas com a de outros países, de acordo com os temas de cada chamada amplamente divulgados e prazo determinado de envio. A publicação é semestral e em meio eletrônico. Publicam-se  artigos com o mínimo de 12 e o máximo de 15 páginas; resenhas de livros sobre as literaturas acima citadas, publicados nos últimos 2 anos, com o mínimo de 3 e o máximo de 4 páginas; entrevistas com escritores, professores, críticos e demais atores envolvidos com as mesmas literaturas, com um máximo de 6 páginas.

2. Todos os textos serão submetidos à análise da Comissão Executiva, que verificará a sua originalidade e a pertinência, em relação à linha editorial do periódico, e os encaminhará ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc,sob a forma de duplo anonimato, os quais poderão sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo.

2.1 os avaliadores verificarão o ineditismo dos textos por meio de ferramentas virtuais antiplágio.

3. Os textos deverão ser submetidos online no sistema SEER/OJS, em formato .doc. seguindo-se os passos apresentados no tutorial para submissão de trabalhos.

4. Os trabalhos devem ser apresentados na seguinte sequência: título do trabalho em português e em inglês,  margens justificadas, notas explicativas de fim de texto, resumos em português e em inglês, três palavras-chave em português e em inglês e referências bibliográficas.

4.1 O arquivo .doc não pode ser identificado com os dados do autor. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações. Os arquivos com a identificação do(s) autor(es) serão rejeitados.

5. Subtítulos: sem adentramento, sem uso de numeração.

6. Os textos devem observar a seguinte formatação:

a) margens de 3 cm;

b) fonte Times New Roman, corpo 12, espaço duplo, exceto para as citações com mais de três linhas;

c) fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples, recuo de 4 cm para as citações com mais de três linhas; as citações até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas “ ”;

e) as referências bibliográficas deverão ser especificadas no corpo do texto, entre parênteses, da seguinte forma: sobrenome do autor, vírgula, data da publicação, vírgula, abreviatura de página (p.) e o número desta(s). Ex: (Serrão, 1985, p. 31-36)

f) Ao final do texto, sob o título de Referências deverão ser indicadas de forma completa as obras referidas ao longo do trabalho, de acordo com o modelo:

Para livros:

LOURENÇO, Eduardo.O labirinto da saudade. 2° ed. Lisboa: Dom Quixote, 1982.

Para artigos publicados em revistas e periódicos:

PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada. A Águia. 2° série, Porto, v. 1,n° 4, p. 101-107, abr. 1912.

Para outros tipos de documentos, seguir as normas da ABNT.

7. A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato *.DOC.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.

Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril.  Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

 

Licença Creative Commons
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.