Educação, maternidade e política cultural

Autores

  • Carin Klein

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v7i2.150

Resumo

O presente artigo discute e problematiza

alguns processos de produção e

veiculação de representações de maternidade,

tomando como referência o Programa

Nacional Bolsa-Escola. Meu estudo insere-se

no campo da teorização cultural, principalmente

na perspectiva dos Estudos Culturais e

dos Estudos Feministas, nas vertentes que têm

proposto uma aproximação crítica com a análise

pós-estruturalista. Para a operacionalização

da pesquisa, selecionei um conjunto de documentos

referentes a este Programa, produzidos

e publicados no período de 1999 a 2003.

Exploro os textos do Programa tomando como

base os conceitos de discurso, representação,

identidade, gênero e poder com o intuito de

analisar os diferentes modos pelos quais a

maternidade é, ali, representada e significada.

Palavras-chave:

 

 

programa nacional bolsaescola;

 

 

discurso; maternidade e relações de

gênero.

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS