Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Gênero é um periódico de circulação nacional vinculado ao Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Criada no ano de 2000, ela publica artigos, resenhas e entrevistas destinadas a divulgar contribuições de interesse dos estudos feministas e de gênero nas diferentes tradições disciplinares, num arco de questões que dizem respeito às feminilidades, às homossexualidades e às masculinidades, dentre outros temas correlatos, associando-os ao Serviço Social e a outras áreas do conhecimento.  Igualmente, a revista acolhe trabalhos relacionados às políticas públicas e às intervenções sociais relacionadas a esses temas. Ao fazê-lo, busca contribuir para a difusão desse debate dentro do Serviço Social e em outras áreas de conhecimento. A revista aceita originais em português, inglês e em espanhol.

A periodicidade da revista é semestral e ela recebe trabalhos em fluxo contínuo e também promove a publicação de dossiês temáticos os quais podem ser organizados por editores convidados ou por meio de chamadas abertas. Os trabalhos dos dossiês, sejam eles encomendados ou não, também serão submetidos à avaliação por pares. 

A partir do volume 18, n. 1 (2018) a versão impressa da revista foi descontinuada, mantendo-se apenas a versão online. Contudo, todos os seus exemplares estão disponíveis para consulta no seu site. 

A submissão e eventual publicação dos trabalhos submetidos não estão condicionadas a qualquer tipo de pagamento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos serão submetidos a uma avaliação pelo editoria da revista e por 2 avaliadores (as) ad hoc sendo observados, entre outros, critérios como originalidade,  consistência da abordagem do tema, atualização bilbiográfica e adequação metodológica. Os trabalhos também serão inicialmente submetidos a software de detecção de plágio ou autoplágio. A decisão final quanto à publicação é da editoria da revista com base nos pareceres recebidos.

Trabalhos que receberem um parecer favorável e outro desfavorável serão submetidos à avaliação por um terceiro parecerista.

Ao final do processo de avaliação os trabalhos poderão ser aceitos, recusados, submetidos a uma nova rodada de avaliação ou passar por alterações.

O processo de avaliação  preservará a identidade dos autores e dos avaliadores.

A revista primará pela observância das questões de natureza ética, devendo os trabalhos, quando couber, estarem de acordo com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e na resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde. Nesses casos, deverão os autores apresentar parecer do comitê de ética de suas instituições.

A revista aderiu à Declaración sobre la Evaluación de la Investigación (DORA).

O tempo médio entre a submissão de um artigo e a emissão do parecer preliminar é de 90 dias.

Após a aceitação final não serão permitidas alterações no texto.

 

Periodicidade

A revista é publicada semestralmente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato - para leitura, download, distribuição, impressão, citação etc. - ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.