ANÁLISE DA VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NA MARINHA

Aurelio Lamare Soares Murta, Marcos Aurelio Vasconcelos de Freitas

Resumo


Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade de produção de biodiesel para uso em veículos de frota cativa em unidades militares da Marinha, a partir do óleo residual de fritura utilizado nas cozinhas das unidades militares. Para tanto, foi realizado um levantamento acerca da disponibilidade de óleo nas principais unidades militares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e modelada uma rede de coleta deste material para encaminhamento a um centro de armazenagem e produção do biocombustível definido pelo próprio estudo. Para tanto foram levados em consideração aspectos de localização geográfica, bem como a malha viária disponível. Foram realizados, também, cálculos de custos de produção do biodiesel e dos insumos industrializados necessários ao processo. Ao final, foi possível calcular o preço final por litro (preço unitário) de biodiesel produzido e a economia resultante deste processo, bem como as possibilidades do uso deste biocombustível numa frota cativa experimental de veículos militares.

 

Abstract

This study aims to examine the possibility of producing biodiesel for use in fleet vehicles captive in military units of the Navy, from the residual oil used for frying in the kitchens of military units. For this, we conducted a survey on the availability of oil in the major military units in the metropolitan region of Rio de Janeiro and modeled a network of collecting this material for referral to a storage center and biofuel production set by the study itself. For both aspects were taken into account geographic location and the road network available. Were performed also calculations of the production costs of biodiesel and industrial inputs needed for the procedure. In the end, it was possible to calculate the final price per liter (unit price) of biodiesel and economy resulting from this process and the possibilities of using this biofuel in a captive fleet of military vehicles.


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DOI: https://doi.org/10.22409/sbijounal2012.i15.a10195

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