Sobre a Revista

A Revista Eletrônica SBIJ – Sustainable Business International Journal – tem como missão contribuir para o entendimento aprofundado da Gestão do Conhecimento nas Empresas, mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa e de análises teóricas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa em organizações públicas e privadas.

O público alvo é constituído de profissionais da academia e de outras organizações públicas e privadas, interessados no diálogo e na inovação em Gestão do Conhecimento. Clareza, concisão e objetividade na redação do texto são essenciais, considerando o público alvo e as normas da ABNT.

Cabe aos pareceristas criticar, exclusivamente, os trabalhos, sendo vedadas considerações pessoais quanto aos autores, ou posicionamentos parciais que restrinjam a produção de conhecimento de matriz multidisciplinar, a liberdade de expressão e autonomia do pesquisador. O conteúdo e informações relativas aos autores é de exclusiva responsabilidade destes não cabendo a revista quaisquer responsabilidade no caso de informações não verddadeiras sobre o autor(es), sua formação, instituição informada, etc.

Os artigos, documentos, notas e resenhas bibliográficas submetidos à apreciação da SBIJ devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Eventualmente trabalhos publicados em anais de congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que estejam em forma final de artigo. Os artigos e documentos podem ser redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. As notas e resenhas bibliográficas devem ser redigidas em língua portuguesa.

Declaração de ética e de boas práticas de publicação

Publicação Científica da Sustainable Business International Journal (n.a. / 1807-5908)

A Sustainable Business International Journal (SBIJ) adota e segue os princípios éticos internacionais de publicação científica, em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE). A revista compromete-se com a integridade acadêmica e a promoção da ética em todas as etapas do processo editorial.

 

  1. Responsabilidade dos Editores e Conselho Editorial:

Os editores são responsáveis por garantir a qualidade dos conteúdos publicados e por conduzir os processos de avaliação por pares com imparcialidade, confidencialidade e respeito às normas científicas. Casos de má conduta, plágio, duplicação ou conflito de interesses serão tratados com rigor.

 

  1. Responsabilidade dos Autores:

Autores devem submeter apenas trabalhos originais e inéditos, devidamente referenciados, e garantir a veracidade das informações apresentadas. A autoria deve refletir a contribuição real de cada participante do trabalho. Trabalhos em avaliação simultânea por outro periódico não serão aceitos.

 

  1. Responsabilidade dos Avaliadores:

Os pareceristas devem realizar análises técnicas, construtivas e éticas, mantendo sigilo sobre os conteúdos avaliados. Comentários ofensivos ou discriminatórios não são tolerados.

 

  1. Transparência e integridade:

A SBIJ assegura transparência quanto à política de acesso aberto, ao processo de avaliação e à correção ou retratação de artigos, quando necessário. Todos os conflitos de interesse devem ser declarados.

 

  1. Política contra plágio e má conduta:

São utilizados mecanismos de detecção de similaridade. Casos confirmados de plágio, fabricação de dados ou manipulação indevida serão rejeitados e reportados, se necessário. A SBIJ reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão científica, o respeito à diversidade epistemológica e a integridade da pesquisa acadêmica. A RT verifica mediante seus editores e avaliadores se os textos submetidos à revista são plagiados. Caso o plágio seja detectado, o texto será retirado do processo de avaliação.

 

  1. Inteligência artificial (IA)

Caso os autores tenham usado Inteligência Artificial (IA) deverá ser enviado um esclarecimento de reconhecimento sobre esse emprego. No esclarecimento sobre o uso de IA, o (s) autor (es) deve apontar com detalhes onde e como foi o uso. Não serão aceitos materiais que tenham sido desenvolvidos por meio de IA, tais como: textos, revisões bibliográficas, ou quaisquer outros mecanismos que possam comprometer a lisura do material enquanto científico.

Niterói, 13 de maio de 2025.

Prof. Dr. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez

Editor-Chefe - Sustainable Business International Journal (SBIJ)

Universidade Federal Fluminense – Brasil

 

III) Indexações

Este Journal encontra-se indexado nos seguintes sites acadêmicos:

 
 
 
 
 
Cursos de Formação (Extensão e Pós-graduação