n. 77 (2018)

PROPOSAL OF A WATER QUALITY INDEX FOR GUANABARA BAY (RIO DE JANEIRO, BRAZIL) WITH A VIEW TO REDUCING COSTS RELATED TO THE ENVIRONMENTAL MONITORING

DOI: https://doi.org/10.22409/sbijounal2018.i77

Resumo: Neste trabalho foram utilizados métodos estatísticos multivariados no desenvolvimento de um Índice de Qualidade da Água específico para a Baía de Guanabara, de forma a possibilitar uma diminuição dos gastos realizados com o monitoramento ambiental deste estuário, sem perda da qualidade da informação. A área de estudo compreendeu catorze estações de monitoramento e dados relativos a treze parâmetros de qualidade da água selecionados, frequentemente monitorados durante 2010 a 2016. A Análise Fatorial foi aplicada aos parâmetros de qualidade da água para identificar as relações existentes entre eles, bem como os que são mais significativos. Consequentemente, o número de parâmetros monitorados foi reduzido para sete (DBO, Condutividade, Fósforo Total, Nitrogênio Amoniacal Total, Ortofosfato, Turbidez e Salinidade), que foram então considerados no Índice de Qualidade da Água da Baía de Guanabara (WQIGB ). O WQIGB é um índice de fácil compreensão desenvolvido para a Baía de Guanabara que classifica a qualidade da água em três faixas (boa, regular e ruim), além de proporcionar uma redução significativa dos custos relacionados à amostragem e análises laboratoriais.

Palavras-chave: Baía de Guanabara; Monitoramento ambiental; Qualidade da água; Estatística multivariada; Análise Fatorial.

Sumário

Artigos

Raquel Emerick Pereira Mencarini, Maria José de Oliveira Cavalcanti Guimarães, Lidia Yokoyama
PDF