ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO USO PÚBLICO DAS APAs DOS MORROS DA BABILÔNIA E SÃO JOÃO, DO LEME E URUBU E PARQUE ESTADUAL DA CHACRINHA, RJ

Ingrid Almeida de Barros Pena, Celso Junius Ferreira Santos, Laura Sinay

Resumo


Este trabalho apresenta os principais resultados de um estudo técnico executado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com o objetivo desenvolver uma proposta estratégica para o uso público de três Unidades de Conservação (UCs) de baixa visitação e alto potencial turístico na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.  Espera-se, assim, apoiar a implantação do Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e chamar atenção para a importância das parcerias entre a gestão de UCs e as Universidades.       

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Reconhece o Mosaico Carioca. Portaria n. 245, de 11 de julho de 2011. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/estruturas/240/_arquivos/portaria_mosaico_carioca_240.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.

DNA AVENTURA ECOTURISMO. Classificação de percurso de caminhadas. Disponível em: < http://www.dnaventura.com.br/grade_caminhadas.html >. Acesso em: 29 maio 2012.

FOGLIATTI, M. C.; CAMPOS, V. B. G.; FERRO, M. A. C.; SINAY, L., CRUZ, I. Sistemas de Gestão Ambiental Para Empresas. Rio de Janeiro: Editora Interciencia ,2008. v. 1, 122 p.

LEUZINGER, M. D. Uso Público em Unidades de Conservação.Congresso de Direito Ambiental da PUC-RIO, 1., 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: < http://www.nima.puc-rio.br/aprodab/artigos/uso_publico_em_unidades_de_conservacao_marcia_leuzinger.pdf >. Acesso em: 23 out. 2012.

MEDEIROS, R. Unidades de Conservação e pesquisa científica: a contribuição da Academia para o processo de ampliação e consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. In: BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Dez Anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – Lições do passado, Realizações Presentes e Perspectivas para o futuro. Brasília, 2011.

RIO DE JANEIRO. Parques da Copa 2014 : Parques Estaduais do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://www.rj.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=ba285919-5b5a-4de1-ba8f-02b9cd820e75&groupId=132946 >. Acesso em: 15 set. 2012.

SINAY, L. Sistema de Gestão do Uso Público das Unidades de Conservação da Natureza. I Encontro Científico sobre Uso e Conservação de Montanhas, 2012. Rio de Janeiro: Eco Montanhas, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.