Sobre a Revista

Criada em 2013, é um periódico científico anual, de fluxo contínuo, avaliado por pares e de acesso livre, exclusivamente digital. Está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil. A Revista prioriza a publicação de artigos resultantes de pesquisas empíricas nos diferentes campos da Geografia, Biogeografia, Ecologia, Biologia da Conservação, Turismo em Áreas Protegidas ou áreas afins. 
ISSN: 2318-2148.

Notícias

Edição Atual

v. 11 n. 16 (2023): Edição 2023
					Visualizar v. 11 n. 16 (2023): Edição 2023

Saudações. É com grande satifação que informamos a conclusão da Edição 2023 de nossa revista eletrônica. Foram selecionados cinco artigos que atenderam as demandas temáticas e acadêmicas estabelecidas pelo Comitê Editorial. Ressaltamos que o sistema de submissão de artigos é fluxo contínuo e, portanto, estamos abertos às novas contribuições. 

O primeiro artigo abordou a realização de eventuais atividades em áreas protegidas, tais como as caminhadas, o campismo e os "banhos de floresta", relacionando-as com a busca de melhor qualidade de vida (QV) no tocante à saúde humana. O segundo artigo teve como proposta a elaboração de diretrizes gerais de planejamento e gestão do turismo em bases responsáveis. O recorte geográfico da pesquisa ocorreu em duas praias no entorno do Parque Estadual de Ilhabela (SP). O terceiro trabalho teve como proposta analisar o potencial geoturístico do Parque Estadual Morro do Diabo (Teodoro Sampaio - SP), caracterizando a demanda dos visitantes para um melhor planejamento turístico local. O quarto artigo teve como objetivo geral identificar as mídias sociais utilizadas pelos parques estaduais do estado do Paraná destacando a importância da rotina de postagens de conteúdo informativo que contribuam com a educação ambiental e com o turismo. O quinto e último artigo, foi desenvolvido na Área de Proteção Ambiental de Maricá - RJ (APAMAR). A APA é palco de uma disputa territorial que envolve grupos a favor e contra a construção de um Complexo Turístico-Residencial. O objetivo do trabalho foi investigar o Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) do empreendimento, analisando-se as possíveis consequências relacionadas. 

Nossa gratidão aos autores pelas valiosas contribuições.

Boa leitura.

Comissão Editorial 

Publicado: 2023-11-01

Artigos

Ver Todas as Edições

Foco e Escopo

Os Anais do Uso Público em Unidades de Conservação é um periódico científico anual, avaliado por pares e de acesso livre, de publicação exclusivamente digital. A revista prioriza a publicação de artigos resultantes de pesquisa empírica nos diferentes campos da Geografia, Biogeografia, Ecologia, Biologia da Conservação, Turismo em Áreas Protegidas ou áreas afins. Os temas relevantes para publicação relacionados às diferentes formas de uso público em unidades de conservação são: políticas públicas e gestão, avaliação de impactos, questões sócio culturais, relações com as comunidades, turismo de base comunitária, saúde e bem-estar, comunicação e divulgação científica, UC como espaço não formal de ensino. Serão também aceitos artigos de revisão teórico-conceitual, desde que ofereçam contribuição relevante para o campo de pesquisa. Os manuscritos devem ser submetidos em português com resumo nos idiomas espanhol e/ou inglês. A revista tem como objetivos: i) Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; ii) Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas metodológicas e científicas; iii) Disseminar informações e conhecimentos gerados pela comunidade científica e demais agentes direta ou indiretamente envolvidos com a temática da revista.