VISITAS DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES À ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE GUAPIMIRIM (RJ), COM ÊNFASE NOS ANOS DE 2011 E 2012

Juliana Cristina Fukuda, Andressa Pieroni Santana, Zuth da Silva Coelho, Maurício Barbosa Muniz, Tatiana Figueira de Mello, Klinton Vieira Senra, Breno Herrera da Silva Coelho, Adilson Fernandes, Alaildo Malafaia

Resumo


Criada em 1984, a Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim abrange 14 mil ha de manguezais, área marinha, propriedades rurais e adensamentos urbanos nos municípios de São Gonçalo, Magé, Guapimirim e Itaboraí, no recôncavo da Baía de Guanabara/RJ. A Estação Ecológica (ESEC) Guanabara, criada em 2006, fica no interior da APA Guapimirim e abrange cerca de 2 mil ha. A APA Guapimirim é bastante utilizada para fins de lazer, especialmente nos rios e na orla da Baía de Guanabara, mas o monitoramento quanto a esse uso não é realizado. Na sede administrativa existe controle sobre ao uso, pois os visitantes passam por ali, antes de serem conduzidos a outros pontos da UC. A sede da APA Guapimirim recebeu 2566 visitantes nos anos de 2011 e 2012. A maior parte dessas visitas (52,5%) é realizada por escolas e universidades. Em 2011 foram realizadas 17 visitas escolares, totalizando 540 estudantes; em 2012 foram 16 visitas, totalizando 640 alunos. Desses estudantes, 51,1% são de nível superior e 85,7% provém de universidades públicas. Com a instalação de uma trilha planejada para 2014, cujo acesso será facilitado por meio de uma passarela suspensa no manguezal, pretende-se aumentar a quantidade e a qualidade das visitas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. LEI N. º 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

IBAMA( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. IBAMA, 2004.

ICMBIO. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Instrução Normativa N. º 27, de 04 de julho de 2012. Definir critérios para credenciamento e autorização dos serviços de condução de visitantes com fins recreacionais, educacionais ou de pesquisa, nas áreas de domínio público da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, bem como a condução de visitantes com fins educacionais ou de pesquisa na Estação Ecológica da Guanabara.

FUKUDA, J. C. et al. Diagnóstico sobre os Professores nas Escolas da Região da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (RJ) em relação á Educação Ambiental. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS E INCLUSÃO SOCIAL, 5., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus, 2011.

Ministério do Meio Ambiente. Diretrizes para Visitação em Unidades de Conservação. Brasília, DF, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.