LEVANTAMENTO DE PESQUISAS REALIZADAS NA APA DE MARICÁ – RJ

Fernanda Kreischer Bandeira Diniz, Angela Loureiro Gonçalves da Silva, Bruno da Costa Dias, Luciana Silva de Assis, Mariana Samor Lopes, Monique Cerqueira de Souza, Rebeca Oliveira Castro, Douglas de Souza Pimentel

Resumo


A Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, criada em 1984 e com 496 hectares de vegetação de restinga, é uma Unidade de Conservação (UC) ameaçada por conta de várias intervenções, principalmente projetos de construção civil. Seu plano de manejo foi aprovado por decreto em 2007. Existe a necessidade de se coletar dados e aumentar o nível de conhecimento da área, assim como sobre as populações que nela residem, viabilizando assim a preservação ambiental. Por isso, o presente estudo visa agregar informações sobre a produção de pesquisas relacionadas à fauna, flora, geografia e informações socioambientais. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a APA de Maricá envolvendo trabalhos desde a década de 1920 e, em seguida, a montagem de um banco de dados onde as referencias foram classificadas de acordo com o tipo, ano de publicação e área de conhecimento. A partir do levantamento foi possível identificar que a maior parte da pesquisa realizada na área foi publicada em formato de livro ou artigo em revista científica. Os temas mais abordados eram voltados para fauna e flora, onde os grupos mais averiguados foram os artrópodes. A maioria das pesquisas ocorreu nos anos de 1995, 2010 e 2005. Após o decreto de criação da APA o número de pesquisas aumentou e, em 2007, devido à suspensão da construção de um resort na APA de Maricá, elevou-se a quantidade de pesquisas direcionadas para a área socioambiental. Embora já existam trabalhos publicados desde 1924, há campos de conhecimento, como limnologia e educação ambiental, deficientes de estudos.  Além disso, a APA contém um plano de manejo escasso de informações, logo, há a necessidade de se reformular esse plano, a partir dos novos dados e pesquisas sobre a UC.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M. A. B. A. Baixada Santista: Aspectos Geográficos. São Paulo: EDUSP, 1967.

ALENCAR, E. Inea recebe pedido para construção de resort na APA de Maricá. Blog Verde, 13 mai. 2011. Disponível em: < http://goo.gl/oGR1z7 > Acesso em: 06 jan. 2014.

ALVAREZ, M.C.; PEREIRA, A.; ARAUJO, D. S. D.; PEREIRA, O. J. Estrutura de uma comunidade arbustiva da restinga de Barra de Maricá – RJ. Revista brasil. Bot., São Paulo, V.24, n.3, p.273-281, set. 2001.

ARAUJO, U. Projeto de criação do Parque Natural Municipal da Restinga de Maricá. Disponível em: < http://www.sineduc.com.br/sistema/arquivos/movimentos/317e1_ movimen- to_pro_restinga.pdf > Acesso em: 13/04/2015.

AZEVEDO M.N.S.; SERRANO C.L. Expansão Urbana e Urbanização dispersa. Duas faces da mesma moeda? Disponível em: < http://www.ppgau.uff.br/site/wp-content/uploads/ 2012/10/uff_ppgau_art_marlice.pdf > Acesso em: 13/04/2015

CAMPELLO, B. S. Encontros Científicos. In: Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 319 p.

COYUNJI, Michele Abuche. Área de proteção ambiental de Maricá e o uso sustentável: da comunidade tradicional ao megaempreendimento. Anais: Encontros Nacionais da ANPUR, v. 14, 2013.

CRISHYNO, J.; HOLZER, W.; PIRES, A.C. Urbanização em áreas de restinga: uma proposta de avaliação de sua sustentabilidade. X Encontro Nacional da Anpur: Novas escalas e estratégias territoriais na gestão ambiental. 12 p., 2003.

DA MATTA, C. Liminar favorece a proteção da restinga de Maricá. EBC Rádios, 03 dez. 2013. Disponível em: < http://goo.gl/b4XiZu > Acesso em: 06 jan. 2014.

DOMINGUES, R. Projeto de recategorização da Área de Proteção Ambiental de Maricá - RJ. Pós-Graduação em Licenciamento Ambiental, Centro Universitário de Barra Mansa, RJ. 104p. 2010.

FIOCRUZ E FASE. RJ - Pescadores artesanais da APA de Maricá lutam contra a instalação de mega resort. Disponível em: < http://www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br/index.php?pag=ficha&cod=116 >. Acesso em: 01/05/2015

HOLZER, W.; CRICHYNO, J.; PIRES, A. C. 2004. Sustentabilidade da urbanização em áreas de restinga: uma proposta de avaliação pós-ocupação. Paisagem Ambiente: ensaios - n. 19 - São Paulo - p. 49 - 66.

INEA, Resolução Nº 107 de 05 de fevereiro de 2015. Aprova o plano de manejo do Parque Estadual da Serra da Tiririca. 2015.

LOUREIRO, D. S., MATIAS, M. L.; FREIRE, D. G. Avaliação do conflito sócio- ambiental na APA da restinga de Maricá – RJ. XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Porto Alegre, pp. 10, 2010.

MATIAS, M. L.; CORREA, G. S. "R" de restinga ou de resort? O novo arranjo no setor imobiliário-turístico em Maricá, no contexto do Leste Metropolitano do Rio de janeiro. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças. Espaço de Diálogos e Práticas. Porto Alegre, RS, 2010.

MATIAS, M. L.; SILVA, M. C. C.; LOUREIRO, D. S.; CORREA, G. S.; FREIRE, D. G. Disputa por território na Área de Proteção Ambiental de Maricá - Rio de Janeiro. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças. Espaço de Diálogos e Práticas. Porto Alegre, RS, 2010.

MONTEIRO, F. T. Os (as) apanhadores (as) de flores e o parque nacional das sempre- vivas (MG): Travessias e contradições ambientais. Belo Horizonte - MG Departamento de Geografia - UFMG 236 P., 2011.

RIBAS, S. C. Parasitismo por nematóides na comunidade de lagartos na Restinga de Barra de Maricá, RJ. Dissertação de Mestrado, UERJ. Rio de Janeiro. 1995.

RIZZINI, C. M.; PEREIRA, P.; OCCHIONI, E. M. L.; AGAREZ, F. V. Considerações sobre a ocorrência de Cactaceae na Apa de Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. Acta Botânica Brasileira. Vol.4, no.2, suppl.1, p.171-182. 1990.

ROCHA, C. F. D. Ecologia de Liolaemus lutzae (Sauria: Iguanidae) na Restinga de Barra de Maricá, RJ. Monografia de Bacharelado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 104 pp. 1985.

SEMAM/IEF. Reserva da biosfera da Mata Atlântica. Rio de Janeiro: SEMAM/IEF, 1994.

UEHARA-PRADO, M.; Fonseca, R.L. Urbanization and Mismatch with Protected Areas Place the Conservation of a Threatened Species at Risk. Biotropica 39(2): 264–268. 2007.

VRCIBRADIC, D. Diferenças ecológicas entre duas espécies simpátricas de lagartos do gênero Mabuya (Scincidae) na Restinga da Barra de Maricá – RJ. Monografia de bacharelado, Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 42 p. 1992.

WINCK, G. R. Comunidades de lagartos dos remanescentes de restinga do Estado do Rio de Janeiro: Riqueza, diversidade e onde estão as espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.