GOOGLE TRENDS E CIÊNCIA DE DADOS: EM PROL DE UM PROCESSO DECISÓRIO MAIS ASSERTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12707605Resumo
Cabe como a matéria-prima de um Cientista de Dados, os próprios dados. Sem eles não é possível fazer análises, obter insights e tomar decisões. O acesso aos dados pode se dar sob diferentes formas, como bases primárias ou secundárias. Entre as bases secundárias menciona-se o Google Trends. Assim, objetiva-se com essa pesquisa, expor um estudo de caso no qual a análise para suporte a decisões está ancorada no uso do Google Trends. Do qual, se estabelece o problema de pesquisa: De que forma a Ciência de Dados pode utilizar-se do Google Trends em prol de um processo decisório mais assertivo? Como resultado alcançado, com o uso da linguagem R, foi possível expor a busca, análise, insights e decisões, por meio da base secundária do Google Trends. Assim, considera-se que essa plataforma pode ajudar com uma análise descritiva, preditiva ou até prescritiva, cooperando desta forma na tomada de decisão.
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Copyright (c) 2024 Alex Ribeiro Maia Baroni
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