GOOGLE TRENDS E CIÊNCIA DE DADOS: EM PROL DE UM PROCESSO DECISÓRIO MAIS ASSERTIVO
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.12707605Résumé
Cabe como a matéria-prima de um Cientista de Dados, os próprios dados. Sem eles não é possível fazer análises, obter insights e tomar decisões. O acesso aos dados pode se dar sob diferentes formas, como bases primárias ou secundárias. Entre as bases secundárias menciona-se o Google Trends. Assim, objetiva-se com essa pesquisa, expor um estudo de caso no qual a análise para suporte a decisões está ancorada no uso do Google Trends. Do qual, se estabelece o problema de pesquisa: De que forma a Ciência de Dados pode utilizar-se do Google Trends em prol de um processo decisório mais assertivo? Como resultado alcançado, com o uso da linguagem R, foi possível expor a busca, análise, insights e decisões, por meio da base secundária do Google Trends. Assim, considera-se que essa plataforma pode ajudar com uma análise descritiva, preditiva ou até prescritiva, cooperando desta forma na tomada de decisão.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Alex Ribeiro Maia Baroni 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.