GOOGLE TRENDS E CIÊNCIA DE DADOS: EM PROL DE UM PROCESSO DECISÓRIO MAIS ASSERTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12707605Abstract
Cabe como a matéria-prima de um Cientista de Dados, os próprios dados. Sem eles não é possível fazer análises, obter insights e tomar decisões. O acesso aos dados pode se dar sob diferentes formas, como bases primárias ou secundárias. Entre as bases secundárias menciona-se o Google Trends. Assim, objetiva-se com essa pesquisa, expor um estudo de caso no qual a análise para suporte a decisões está ancorada no uso do Google Trends. Do qual, se estabelece o problema de pesquisa: De que forma a Ciência de Dados pode utilizar-se do Google Trends em prol de um processo decisório mais assertivo? Como resultado alcançado, com o uso da linguagem R, foi possível expor a busca, análise, insights e decisões, por meio da base secundária do Google Trends. Assim, considera-se que essa plataforma pode ajudar com uma análise descritiva, preditiva ou até prescritiva, cooperando desta forma na tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Alex Ribeiro Maia Baroni

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.