MINERAÇÃO DE TEXTOS: UMA ANÁLISE DE SENTIMENTO DOS TWEETS NA COPA DO MUNDO FIFA DE 2018

Autores

  • Suzana de Lima Santos da Silva
  • Anderson Luiz Ara Souza
  • Paulo Henrique Ferreira da Silva

Resumo

A Copa do Mundo FIFA, ocorrida de quatro em quatro anos, é um dos maiores eventos
esportivos internacionais, nela 32 seleções disputam o título de campeã mundial de futebol.
Mesmo sendo uma competição, seus objetivos permeiam a celebração do esporte e do
futebol, bem como a união de todas as nações. Foi idealizada em 1928 por Jules Rimet, o
então presidente daquela época (BIBAS; TEIXEIRA, 1982).
No ano de 2018 ocorreu a 21a edição na Rússia contando com 11 cidades sede e
disputado em 12 estádios onde ao final da competição a seleção que obteve o título de melhor
seleção do mundo foi a francesa.
Ao mesmo tempo, as mídias sociais fazem parte da rotina das pessoas. A comunicação
que antes demorava para acontecer está cada vez mais rápida e instantânea. Na Copa do
Mundo FIFA 2018, as redes sociais também foram destaque, famosas tags tomavam
proporções mundiais e diariamente havia uma notícia.
Neste contexto, o Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber
mensagens de texto, fotos, gif e vídeos, onde aparecem em um perfil de cada usuário e seus
seguidores recebem as atualizações feitas. Criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams,
Biz Stone e Noah Glass, onde Jack Dorsey é o atual CEO. Toda publicação no twitter recebe
o nome de tweet.
A fim de analisar os tweets da Copa do Mundo de 2018 foi feita uma coleta de dados
direto da internet, conhecida com web scraping, para fazer as análises e a estruturação dos
dados foi utilizado técnicas de text mining – mineração de texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-09