A ASCENSÃO DAS PARCERIAS NO CENÁRIO MUSICAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE UTILIZANDO DADOS DO SPOTIFY

Autores

  • Fernanda Bruno dos Santos

Resumo

O crescimento das parcerias no cenário musical tem tornado cada vez mais comum ouvirmos músicas com mais de uma voz. Essas parcerias acontecem quando um artista, também chamado de principal, se integra com um ou mais artistas, chamados de convidados, de forma a colaborar para uma música. Esse contexto surgiu na década de 80 no contexto da cultura hip-hop norte americana e tem se fortalecido nos últimos anos através da combinação entre diversos gêneros musicais. A prática da parceria, também conhecida como colaboração ou featuring e, segundo Ordanini e Nunes e Nanni (2018), não são apenas cada vez mais abundantes, mas também cada vez mais bem-sucedidas. Uma importante variável neste quadro é o surgimento nos últimos anos dos serviços de streaming de áudio. De acordo com Wlömert (2016), serviços como Spotify têm crescido não só no seu público gratuito quanto público assinante, se tornando a principal forma de consumo de música atualmente. Isso faz com que os ouvintes estejam mais acessíveis e receptivos a novos lançamentos, sem depender diretamente das grandes mídias tradicionais como rádio e televisão para projetar um mercado. Quando falamos da perspectiva brasileira, temos um forte histórico de influência cultural norte-americana. Esse fato é potencializado pela globalização da economia e mundialização da cultura (ZAN, 2001). Uma forma de avaliar esse movimento é através dos reflexos observados através da música. Tendo o cenário musical brasileiro diversas particularidades em relação ao norte-americano, uma pergunta emerge: como o fenômeno das parcerias se estabelece no Brasil?

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Publicado

2019-07-09