A pesquisa-intervenção e o vídeo-conceito como resistência ao consumismo digital na formação de professores na modalidade EAD

José Ricardo Kreutz

Resumo


Este artigo tem por finalidade potencializar o aprendizado do acadêmico em EAD. Tal reflexão é resultante de pesquisa cujo tema foca a formação de professores em serviço assim como a atuação dos professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O texto inicialmente traz informações sobre o contexto consumista de tecnologias, buscando alguns elementos históricos que constituem nosso modo de subjetivação em relação às tecnologias. Uma vez tendo apresentado este contexto traz o seguinte problema: Que estratégias de resistência ao consumismo digital e quais possibilidades de intervenção são viáveis no contexto da Educação a Distância hoje? Responde a este problema discutindo um conceito ampliado de tecnologia, trazendo idéias de pesquisa-intervenção e vídeo-conceito, assim como apresentando, por fim, algumas experiências de resistência ao consumismo digital e informacional a partir das experiências de trabalho e pesquisa e inclusão tecnológica no âmbito da formação de professores das séries iniciais e educação infantil e as práticas de formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância.

Palavras-chave


Resistência; Consumismo Digital; Civitas; Formação de Professores; Tecnologias

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)