Sofrimento psíquico em bancários brasileiros: uma revisão sistemática da literatura

Cínthia Aline de Carvalho, Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez

Resumo


Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre o sofrimento psíquico de bancários brasileiros que foi realizada por meio da consulta as bases de dados: SciELOBrasil, LILACS e  PePSIC. Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: (a) artigos publicados no período de 2004 a 2014; (b) artigos publicados em língua portuguesa; (c) estudos empíricos; (d) artigos com o objetivo de avaliar o sofrimento psíquico de bancários brasileiros. A busca foi realizada no mês de Março de 2014 e incluiu artigos publicados no período de 2004 a 2014. Foram selecionados 7 estudos cujos  resultados apontam a necessidades de estudos de método quantitativo ou misto e delineamento longitudinal. Apontam também a carência de estudos que enfoquem características de personalidade e as defesas psíquicas utilizadas e de conhecimento do perfil sócio demográfico e laboral dos bancários.

 

 


Palavras-chave


Sofrimento Psíquico; Psicologia do Trabalho; Bancários

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)