A clínica nos consultórios na rua: territórios, coletivos e transversalidades

Tadeu de Paula Souza, Iacã Macerata

Resumo


Neste texto ensejamos pensar implicações que estão em jogo na clínica operada no âmbito das equipes de “Consultório na Rua”. Este novo dispositivo da Atenção Básica coloca novos desafios ao SUS no sentido da intensificação de suas diretrizes e da ampliação e qualificação de seus olhares. Para pensar o que está implicado no cuidado de uma modalidade de serviço muito nova vamos nos utilizar da experiência de implementação de um serviço muito similar ao modelo do Consultório na Rua, e que serviu como base para a idealização do mesmo: o ESF POP RUA, implementado em 2010, no município do Rio de Janeiro em dialogo com uma experiência do Consultório na Rua do município de Campinas-SP.


Palavras-chave


Saúde; População em situação de rua; Transversalidade; Atenção Básica; Território

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)