Acompanhamento terapêutico e internação no hospital psiquiátrico de Jurujuba

Autores

  • Sérgio Ricardo Bezz Universidade Federal do Rio de Janeiro Tempo Freudiano Associação Psicanalítica

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22179

Palavras-chave:

Saúde Mental, Psicose, Internação, Acompanhamento Terapêutico.

Resumo

 

Resumo

O presente artigo aborda o trabalho do acompanhamento terapêutico no contexto das internações do hospital psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói, nos últimos quinze anos. Identifica a função da prática do acompanhamento terapêutico no trabalho em equipe multiprofissional das enfermarias, e sua relevância a partir do reconhecimento de um funcionamento próprio psicótico, assim como de sua função no tratamento da crise psicótica, propondo uma concepção tanto da crise, do surto, quanto do que seria uma possibilidade de acolhimento de casos de difícil abordagem. A relevância da internação como tempo de tratamento particular e o trabalho nele proposto pelo acompanhamento terapêutico constituirão um campo favorável de formação profissional na atenção a pacientes graves, constituindo uma genuína contribuição no avanço do cuidado na assistência pública da internação psiquiátrica.

 

 

Palavras-chave: Saúde Mental; Psicose; Internação; Acompanhamento Terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Bezz, Universidade Federal do Rio de Janeiro Tempo Freudiano Associação Psicanalítica

Graduado em psicologia pela Universidade Gama Filho-RJ, em 1992, desde então dedicado à prática clínica e à formação psicanalítica lacaniana. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Trabalho desde 1992 em consultório privado e em instituições para tratamento a psicóticos. No hospital psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói-RJ, de 1998 até hoje, exerço responsabilidades na assistência e na formação profissional em saúde mental.

Título de especialização em psicanálise e saúde mental pela UFF, em 2013, e atualmente cursando o mestrado do Programa de Pós-Graduação em teoria psicanalítica da UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Edição

Seção

Dossiê Trabalho em Saúde