Gênese da Rede de Atenção Psicossocial no Município de Volta Redonda-RJ: um olhar pela narrativa dos trabalhadores

Tatiana Ramminger, Gilmara da Costa Silva, Flávia Helena Miranda de Araújo Freire

Resumo


O presente texto é decorrente da pesquisa História das Práticas de Cuidado em Saúde Mental no Município de Volta Redonda – RJ. Teve como objetivo investigar as continuidades e rupturas presentes nas práticas de cuidado que atravessam a história das instituições, a história das políticas públicas e a história social do trabalho em saúde mental. Seguindo a perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, construída no encontro de co-produção de conhecimento entre a universidade e os serviços de saúde mental, apostou-se no caminho metodológico de inspiração cartográfica, lançando mão da história oral, no recolhimento de narrativas dos gestores e trabalhadores de saúde mental, no mapeamento da história do desmonte do modelo manicomial e no surgimento dos serviços substitutivos integrantes da rede de saúde mental. O mote do processo de reforma psiquiátrica em Volta Redonda centrou-se no desmonte dos dois manicômios da cidade, em um longo processo com duração de 15 anos, seguido da construção da rede substitutiva de saúde mental.


Palavras-chave


Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica; Cuidado

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22186

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)