Ela tem peito, sou des-peitada, muito prazer: sou mastectomizada!

Jonileide Mangueira Silva, Ewerton Helder Bentes Castro

Resumo


A mastectomia traz a mutilação física; a quimioterapia e radioterapia, o abatimento pela perda dos cabelos e pelos. No grupo de mulheres mastectomizadas que colaboraram com a nossa pesquisa, separações, perdas, frustrações e mudanças foram instauradas, mas, ao mesmo tempo, foram amparadas e enfrentadas com a ajuda do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia – GAMMA. Compreender a vivência existencial de mulheres mastectomizadas participantes do GAMMA inspirou esta pesquisa de cunho qualitativo-fenomenológico. Colaboraram com a pesquisa dez mulheres mastectomizadas entre um ano e quatro anos e seis meses e que frequentam o GAMMA, em Manaus. Mediante entrevistas gravadas em áudio e partindo da descrição de vivências relativas a diagnóstico, cirurgia e GAMMA foram apreendidas Unidades de Significados e Categorias de Análise que ajudaram a compreender a existencialidade dessas mulheres. O estudo revelou que esta experiência tem grande impacto e gera mudanças na vida familiar, pessoal e social. A fé, a reflexão, a aprendizagem, o apoio familiar e do grupo surgem como recursos de enfrentamento. “Ser-no-mundo-com-câncer-de-mama” é uma experiência dolorosa, impactante, plena de mudanças radicais, mas com aprendizado, cura e superação.

 


Palavras-chave


Câncer de Mama; Diagnóstico; Mastectomia; Fenomenologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)